Conecte-se conosco

Notícias

Homenagens a São Benedito devem reunir 120 mil pessoas

Publicado

As ruas do município de Bragança, no nordeste paraense, estão sendo preparadas para receber, mais uma vez, o vermelho e o azul dos marujos e marujas que homenageiam São Benedito, co-padroeiro da cidade. O evento, que ocorre entre os próximos dias 18 e 26, é uma tradição mantida há 225 anos. A estimativa dos organizadores é que esse ano atraia cerca de 120 mil pessoas.
Nesta edição, o tema escolhido para a programação da festividade e da Marujada foi: “A exemplo de São Benedito, sejamos fiéis a nossa vocação”. “A escolha desse enfoque é também uma conjunção de outros temas de festividades anteriores ao Santo, incentivando e alimentando o fervor e a devoção ao padroeiro do povo bragantino”, explicou o historiador Dário Benedito Rodrigues.Conteúdo Relacionado:Moeda que retrata crucificação de Jesus é achada em IsraelImagem de São Benedito sai de Bragança e vai para SPDurante os nove dias serão realizadas atividades que incluem desde almoço, café da manhã, até danças, disputa de cavaleiros na cavalhada, leilão, procissões, entre outras manifestações. A Marujada de São Benedito e a festividade em si são duas expressões que, juntas, simbolizam a devoção religiosa e um grito de resistência à escravidão.
“Se eu pudesse resumir em uma frase o significado de tudo isso, diria que São Benedito é a essência do povo bragantino. As pessoas se veem representadas por esse momento, que não apenas traz celebrações, mas também testemunhos de fé. Aqueles que devotam encontram na festa um momento de gratidão pela vida. É a nossa identidade”, detalha Dário, que também é um dos organizadores da festividade.
O ápice da programação ocorre em dois momentos: dia 25, quando marujos e marujas se vestem de azul e branco, traje que faz uma alusão ao nascimento de Jesus Cristo, cuja imagem em criança é carregada no colo pelo co-padroeiro. No dia 26, ocorre diversas atividades, além da procissão com os participantes trajando vermelho e branco, por cerca de 4,73 quilômetros.Quer mais notícias de Pará? Entre no canal do DOL no WhatsAppDário lembra que a festividade em homenagem ao santo negro é organizada desde que, em 3 de setembro de 1798, os negros escravizados, libertos e livres da Vila de Bragança criaram a Irmandade do Glorioso São Benedito de Bragança. Na época começou a organizar a festa para reunir os seus pares ao redor da devoção e construir uma igreja, uma aliança de resistência cultural através da Marujada.
“Eles também tinham o objetivo de fazer as esmolações, ir de casa em casa, levando São Benedito nas regiões rurais da cidade anunciando a festa e também preparando os donativos para receber o Santo e, por último, de fazer com que a irmandade tivesse essa aliança de resistência cultural que é a Marujada, algo indissociável da festividade”, lembra o professor.
A herança deixada por essa irmandade católica no final do século XVIII não apenas se converte em um símbolo cultural, mas também se estabelece como parte da identidade da cidade de Bragança. “Mas esse momento só passa a ser massificado no final dos anos 80 com os projetos do Preamar. Já no final da década seguinte, a festa se massificou e chegou a receber cerca de 100 mil pessoas”, detalha Dário.
A Marujada de São Benedito é reconhecida como Patrimônio Histórico do Estado do Pará. Neste ano a festividade avançou mais um passo para se tornar Patrimônio Cultural do Brasil. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional realizou no município onde a festa é realizada uma reunião de consulta pública, que faz parte do processo de inventário de referências culturais exigido pelo órgão.
O trabalho de inventário só foi possível graças ao senador Jader Barbalho (MDB), que indicou duas emendas parlamentares para que a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizasse o levantamento documental necessário para a preservação de uma das mais importantes e tradicionais festas populares do Estado. A coleta de material e pesquisa foi feita por alunos e professores da UFPA.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias2 semanas atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação3 semanas atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias3 semanas atrás

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo3 semanas atrás

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios1 mês atrás

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios1 mês atrás

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde1 mês atrás

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque