°C °C
Belém, PA

Orkut volta a ser assunto, mas retorno da rede social ainda é incerto

Criador da plataforma promete uma nova rede social focada em empatia e privacidade, mas ainda não há data para o relançamento.

Redação
Por: Redação Blog/Coluna: Tecnologia
19/07/2025 às 21:16 Atualizada em 20/07/2025 às 02:53
Orkut volta a ser assunto, mas retorno da rede social ainda é incerto
Reprodução

Uma onda de nostalgia tomou conta das redes sociais nos últimos dias com rumores de que o Orkut, rede social que marcou os anos 2000, estaria prestes a voltar em 2025. No entanto, apesar da empolgação dos antigos usuários, não há confirmação oficial de que a plataforma será relançada este ano.

A expectativa começou em abril de 2022, quando o domínio orkut.com foi reativado pelo criador da rede, o engenheiro turco Orkut Büyükkökten. Na ocasião, ele publicou uma mensagem dizendo estar “construindo algo novo”, convidando os interessados a se inscreverem para receber novidades. Em julho de 2025, essa mesma mensagem voltou a circular, reacendendo os rumores.

Segundo Büyükkökten, o novo projeto teria como foco conexões genuínas, empatia, privacidade e combate à toxicidade online, com a ajuda de inteligência artificial para moderação. Além disso, o Brasil, país onde a rede social mais fez sucesso, seria prioridade no relançamento.

No entanto, até agora não há data de lançamento, interface revelada ou versão beta em teste. Especialistas em tecnologia avaliam que as promessas ainda são vagas e que o retorno pode estar longe de acontecer. “As mensagens falam em valores humanos e em um novo modelo de rede social, mas não há cronograma nem informações técnicas”, destaca o colunista Thássius Veloso, da CBN.

Enquanto isso, a nostalgia segue forte entre os brasileiros, que lembram com carinho das comunidades, depoimentos e scraps que marcaram a era pré-Facebook. Mas, por enquanto, o futuro do Orkut permanece apenas como uma possibilidade – e não como uma certeza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!