Conecte-se conosco

Esportes

Convocação da Seleção Feminina tem o dobro de atletas que atuam no Brasil em relação à Masculina

Publicado

A técnica Pia Sundhage anunciou, na última terça-feira (27), quem serão as 23 jogadoras que vão defender o Brasil na Copa do Mundo Feminina de 2023. Na lista, uma coisa chamou a atenção: um bom número de atletas que atuam no futebol brasileiro. Ao todo, sete convocadas são de times da Série A1 do Brasileirão.

Jogam no futebol do país as goleiras Bárbara (Flamengo), Camila Rodrigues (Santos) e Lelê (Corinthians). Além delas, completam a lista de “nacionais” as meias Luana e Duda Sampaio, ambas do Corinthians, e Bia Zaneratto, do Palmeiras.

As sete convocadas que jogam no Brasil representam pouco mais de 30% da lista de Pia. Outras sete atletas convocadas para o Mundial atuam no futebol dos Estados Unidos e nove pertencem a times da Europa.

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Os números, inclusive, são bem diferentes às listas de convocação para a Copa do Mundo masculina. Para o Mundial do Catar, por exemplo, apenas três jogadores “nacionais” foram incluídos na relação final do técnico Tite.

Números crescem, mas ainda são baixos

Em comparação com a lista de convocadas para a última Copa do Mundo, que ocorreu em 2019, o futebol brasileiro cedeu mais jogadores neste ano. Em 2019, eram seis o número que jogadoras “nacionais”.

Apesar disso, a quantidade de jogadoras que atuam no futebol brasileiro vem caindo nas últimas convocações. Nos Mundiais de 2015 (Canadá) e 2011 (Alemanha), por exemplo, mais de 75% da lista era composta por atletas que pertenciam a clubes do Brasil.

Essa mudança de característica das duas últimas listas ocorreu devido à globalização vivida pelo mundo do futebol feminino. Ligas ao redor do mundo, principalmente as da Europa, passaram a não contar apenas com jogadoras locais e protagonizarem grandes transferências com atletas de países distantes.

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Além disso, a criação de equipes femininas em clubes tradicionais do futebol masculino ajudaram a modalidade a ganhar mais fãs e praticantes pelo mundo. A própria lista da Seleção é um reflexo disso, já que possui jogadoras do Arsenal, Real Madrid, Benfica e Barcelona.

O Mundial

O Brasil está no Grupo F da Copa do Mundo Feminina e estreia no dia 24 de julho, contra o Panamá, em Adelaide. Depois, joga contra a França, dia 29, em Brisbane, e Jamaica, dia 2 de agosto, em Melbourne. Antes de viajar para a Austrália, a seleção fará um amistoso de despedida da torcida, no próximo domingo, contra o Chile, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Fonte: Esporte – OLiberal.com 

Deixe seu comentário
Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias2 semanas atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação3 semanas atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias3 semanas atrás

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo3 semanas atrás

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios4 semanas atrás

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios4 semanas atrás

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde4 semanas atrás

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque