Conecte-se conosco

Destaque

Prefeitura de Belém instala Sala de Situação do Controle e Combate à Dengue

Publicado

A Prefeitura de Belém criou a Sala de Situação do Controle e Combate à Dengue, que foi instalada nesta quarta-feira, 21, durante um evento no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). O espaço começará a funcionar tão logo seja publicada a portaria de criação da sala, o que deve ocorrer nos próximos dias.

A Sala de Situação do Controle e Combate à Dengue vai funcionar no auditório da Sesma, com reuniões mensais entre as instituições parceiras, que farão avaliação periódica dos Boletins e Relatórios Epidemiológicos, Análise de Dados sobre Controle Vetorial  e Relatório Entomológico.

Reprodução

Estratégias

“Nosso objetivo é elaborar estratégias integradas para conter o avanço dos casos de dengue e evitar o que vem ocorrendo em outras cidades brasileiras, neste ano. Temos que estar preparados, com outras secretarias e entidades, para não perder o controle e evitar o aumento de casos da doença em Belém”, destacou o chefe da Divisão de Controle de Endemias da Sesma, Alberto Rodrigues.

“São informações valiosas para traçar estratégias nas políticas públicas de prevenção e combate à dengue e outras doenças, como a zika e chikungunya. É o conhecimento e a força de trabalho, de forma integrada, para prevenção e redução de casos de doenças”, enfatiza o diretor operacional da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Jair Bezerra.

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

De acordo com o diretor, desde dezembro de 2021, a Sesan realiza oficinas sobre boas práticas de manejo de resíduos sólidos nas escolas municipais e comunidades de Belém. Cerca de 20 mil alunos já participaram das oficinas. A iniciativa é uma forma de mostrar à população que os cuidados com o meio ambiente ajudam a evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

A instalação da sala, nesta quarta, 21, além da Sesma, teve a participação de representantes das entidades institucionais parceiras, como as Secretarias Municipais de Economia (Secon), de Meio Ambiente (Semma) e de Saneamento (Sesan), Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), Corpo de Bombeiros Militar do Pará, coordenadores distritais do município de Belém, técnicos e agentes de combate às endemias da Sesma.

Mutirão

Desde o início do ano, a Prefeitura de Belém, por meio da Sesma, vem realizando a campanha 2024 do Mutirão de Combate à Dengue. O primeiro ocorreu no dia 11 de janeiro, no bairro do Jurunas, e o segundo foi em 19 de janeiro, no bairro do Barreiro. Também foram realizados mutirões na Marambaia, Guamá, Cremação e nos distritos de Mosqueiro e Icoaraci. A próxima ação será realizada na manhã desta sexta-feira, 23, a partir das 8h, na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica Davi Miguel, na Avenida Pedro Miranda, na Pedreira.

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

O mutirão antecipa a programação do desfile oficial de 25 agremiações carnavalescas, incluindo as escolas de samba dos 2º e 3º grupos, neste fim de semana, na capital paraense.

No entorno da Aldeia Cabana, 65 agentes de combate às endemias e o Corpo de Bombeiros estarão a postos para abordagem em residências, prédios públicos e privados, para orientações, identificação de sintomas e eliminação de focos da dengue. Tudo isso para que não deixar o mosquito transmissor se proliferar.

Fonte: Agência Belém

Deixe seu comentário
Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias4 semanas ago

Hospital Regional de Marabá Oferece Atendimento Especializado para Gestantes de Alto Risco

Deiglaine Gomes Vieira, de 28 anos, residente em Nova Ipixuna, está grávida de oito meses e, devido à hipertensão e...

Destaque4 semanas ago

Governo do Pará Declara Utilidade Pública para Desapropriação em Belém

O Governo do Estado do Pará anunciou a declaração de utilidade pública para fins de desapropriação de imóveis localizados na...

Destaque4 semanas ago

Governador do Pará e Líderes Judiciais Firmam Acordo para Combater Violência contra Mulheres no Marajó

Em uma sessão histórica realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o governador do Pará, Helder Barbalho, uniu forças com...

Destaque1 mês ago

Pará Registra Queda de 29% nos Alertas de Desmatamento em Maio e Obtém Maior Redução da Amazônia Legal

O estado do Pará continua a avançar de maneira significativa na luta contra o desmatamento. Em maio de 2024, o...

Destaque2 meses ago

Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago

Na noite da última terça-feira, 14, a polícia prendeu uma dupla de assaltantes no início da avenida Augusto Montenegro, próximo...

Cultura3 meses ago

Barcarena promove Escuta Cultural para implementação da Política Nacional Aldir Blanc

A Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou na manhã desta quinta-feira (18) a...

Notícias3 meses ago

Confissão de Suspeito Impulsiona Investigação e Pode Desmantelar Grupo Criminoso em Ananindeua

Uma recente operação policial em Ananindeua, Pará, desencadeou uma série de desenvolvimentos cruciais na investigação de uma organização criminosa atuante...

Destaque