Conecte-se conosco

Destaque

Hospital Regional em Marabá promove ações de conscientização sobre câncer de intestino

Publicado

Atividades são alusivas ao Março Azul, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença e intensificou orientações na unidade

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, promoveu na quinta-feira (7), ações de conscientização e combate ao câncer de intestino ou colorretal. As atividades, realizadas em alusão ao Março Azul, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença, beneficiaram pacientes da instituição.

“Estamos empenhados em promover a conscientização e o cuidado com a saúde de nossa comunidade. O câncer de intestino é uma doença que, quando detectada precocemente, possui altas chances de cura. É fundamental que as pessoas estejam informadas e realizem os exames preventivos regularmente”, enfatizou Flávio Marconsini, diretor executivo do hospital.

Reprodução

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que para cada ano do triênio 2023/2025, ocorram mais de 45 mil novos casos de câncer colorretal no Brasil, afetando mais de 136 mil brasileiros. O câncer de intestino é o terceiro tipo mais comum da doença, só atrás dos de mama e de próstata.

Roberto Souza, morador de Jacundá, encaminhado para consulta ortopédica no hospital, parabenizou a unidade pelas ações de prevenção. “Antes dessa ação eu não tinha muito conhecimento sobre o câncer de intestino e sua gravidade. Após ouvir os profissionais de saúde aqui do Regional, e aprender sobre os sintomas e formas de prevenção, vejo o quanto as atividades de conscientização são importantes para a população”.

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

O diretor assistencial do hospital, Alan Ferreira, destacou que a unidade do Governo do Pará é uma instituição de saúde de referência na promoção da prevenção, realizando semanalmente ações educativas de saúde para seus usuários na região de integração de Carajás.

Reprodução

“Estamos comprometidos em continuar promovendo ações de conscientização não apenas durante o Março Azul, mas ao longo de todo o ano. Acreditamos que a informação é a chave para a prevenção, e por isso nos dedicamos a levar conhecimento à comunidade. Através de ações contínuas educativas, buscamos contribuir para o bem-estar da sociedade e construir um futuro mais saudável para todos”, destacou.

Sensibilização

A enfermeira Ediane Lima, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da instituição, palestrante da ação, enfatizou a importância da detecção precoce da doença e alertou para os sinais que podem indicar a presença do câncer de intestino, como sangramento retal, mudanças no hábito intestinal, dor abdominal persistente e perda de peso inexplicada.

“Esses sintomas podem sugerir a presença do câncer, embora também possam estar relacionados a outras condições médicas. É essencial estar atento a esses sinais e procurar um médico para avaliação adequada se persistirem por mais de algumas semanas,” esclareceu.

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Para prevenir a doença, Ediane recomendou a adoção de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, prática regular de atividade física, moderação no consumo de álcool, evitar fumar e tratar condições pré-existentes como diabetes e obesidade.

“O tratamento do câncer de intestino varia de acordo com o estágio da doença e pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou uma combinação dessas modalidades. É fundamental que o paciente seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar, que irá direcioná-lo para o melhor caminho a seguir, proporcionando suporte físico, emocional e social ao longo do processo de tratamento”, enfatizou.

As ações educativas no Regional em Marabá integram o projeto “Saúde em Foco”, do Serviço de Humanização do hospital, que fornece informações sobre saúde à comunidade. A iniciativa percorreu, com equipe multiprofissional, corredores e unidades de internação, distribuindo informativos e levando esclarecimentos sobre câncer de intestino ou colorretal aos pacientes.

Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de um milhão de pessoas, em 22 municípios da região.

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Fonte: Ascom/HRSP

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias2 semanas atrás

Belém celebra 409 anos com programação especial

A cidade de Belém completa 409 anos neste domingo (12), com uma programação repleta de atividades que vão desde celebrações...

Notícias1 mês atrás

Adolescente morre em Moju após ser atingido por disparo acidental de arma caseira

Um trágico incidente resultou na morte do adolescente Arthur Maia de Souza, de 14 anos, na zona rural de Moju,...

Entretenimento1 mês atrás

Justiça Mantém Suspensão de Show de Joelma em Santa Bárbara do Tugúrio

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou, nesta semana, o pedido da Prefeitura de Santa Bárbara do Tugúrio...

Segurança Pública2 meses atrás

Pará Avança em Segurança Pública: Conheça as Cidades Mais Seguras do Estado em 2024

O estado do Pará tem registrado avanços significativos em segurança pública, refletidos em recentes rankings nacionais. De acordo com o...

Educação2 meses atrás

Metade dos alunos brasileiros do 4º ano não domina habilidades matemáticas básicas, revela estudo internacional

O Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS), divulgado em 4 de dezembro de 2024, revelou que 51%...

Notícias3 meses atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação3 meses atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Destaque