Notícias
Economize! Veja como reduzir o consumo de energia elétrica
Mesmo com o período mais chuvoso, o paraense continua enfrentando o calor e, com isso, o consumo de energia elétrica fica maior, já que a população tende a utilizar, por exemplo, ventiladores e centrais de ar por mais tempo. Mas existem algumas medidas que os consumidores podem adotar dentro de casa para evitar um aumento significativo no consumo de energia, o que consequentemente, pode incidir no aumento do valor da conta no final do mês.
Dentro das residências, um dos principais “vilões” da elevação do consumo é o aparelho de ar- condicionado. Por isso, o analista de relacionamento com o cliente da Equatorial Energia, Cleiton Soares, recomenda aos consumidores que utilizem este equipamento regulando a temperatura na casa dos 23°C para que o compressor utilize menos energia.Conteúdos relacionados Tome os devidos cuidados para fazer a decoração de NatalFestas de final de ano terão operação especial; confira!
“O ideal é ligar na casa dos 23°C e programar o uso, e isso depende muito do conforto que a pessoa deseja ter. Quando for adquirir, a orientação é sempre dar preferência para centrais que tenham a função inverter, uma tecnologia mais econômica, que consome menos energia”, pontua.
Para os dias menos quentes, Cleiton aconselha que o cliente alterne o uso da central com o ventilador para ajudar a reduzir o consumo. Além disso, o analista alerta para alguns hábitos que os consumidores mantêm em casa.
“Uma das principais dicas é aproveitar a luz natural. Evite deixar lâmpadas acesas durante o dia. Durante a madrugada, evite deixar lâmpada acesa na área externa. É importante desligar lâmpadas não utilizadas. A Equatorial realiza semanalmente ações em comunidades de troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes de bocal por lâmpadas de led”.Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Segundo Cleiton, em comparação com as incandescentes e fluorescentes, as lâmpadas de led reduzem em 80% o consumo de energia. Outra dica importante é retirar os eletrodomésticos das tomadas quando não estiverem em uso, exceto a geladeira. Isso vale sobretudo para os cabos de televisão e carregadores de celular, que costumam ser esquecidos na tomada.
“Outros dois vilões (elevam o consumo) são o ferro elétrico e a máquina de lavar. A orientação é utilizá-los quando juntar uma quantidade significativa de roupas, tanto para lavar quanto para passar. O ideal é fazer isso de uma única vez para não sobrecarregar consumo”.
Cleiton ressalta que os clientes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e quem tiver renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa podem efetuar o cadastro na tarifa social, o que garante até 65% de desconto na conta de energia.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias