Notícias
Como curtir as férias com tranquilidade
Escolher um roteiro para viajar com o automóvel e não ter problema nenhum nesse trajeto é a esperança de todo motorista – nada pior do que começar o período que deveria ser de descanso e lazer com a dor de cabeça de um defeito no carro bem no meio da estrada. Para que as férias de julho deixem apenas boas lembranças, é fundamental estar com a manutenção do carro em dia antes de pegar a estrada. Confira essas dicas e boa viagem!
Faça uma verificação nos pneus, observando o desgaste e a pressão de cada um. E não se esqueça de avaliar o estepe. Aproveite ainda para inspecionar macaco, chave de rodas e triângulo de sinalização.
Inspecione faróis, lanternas, luzes de freio (inclusive brake-light), luzes de sinalização e de placa. Eles auxiliam na visibilidade e facilitam a visualização do seu veículo pelos outros motoristas.
Faça uma checagem nos freios, na suspensão e na direção e aproveite para verificar o óleo e o sistema de arrefecimento do motor.
Respeite as sinalizações de trânsito! Use cinto de segurança mesmo no banco traseiro! Não exceda os limites de velocidade e ultrapasse somente pela esquerda, em local permitido, adotando uma boa margem de segurança e distância do veículo à frente.
Mas não é só veículo que tem que estar em ordem para começar a viagem. O principal condutor do automóvel também precisa estar nas melhores condições possíveis.
Por isso, na noite antes da viagem, durma por pelo menos 8 horas. Antes e durante a viagem, procure se alimentar com comidas leves e de baixa caloria. Planejamento é tudo: faça um roteiro com lugares para realizar paradas e abastecer o veículo.
Ao entrar no carro para iniciar a viagem, veja se todos os ocupantes estão com o cinto de segurança afivelado. Confira se não há objetos soltos no interior do veículo. Se tiver, coloque-os em porta-objetos adequados ou no porta-luvas ou no porta-malas.
Verifique se a rodovia que você vai pegar tem serviços de apoio ao usuário e tome nota dos telefones de emergência das concessionárias. Isso pode fazer uma diferença enorme, se você tiver algum problema no caminho. Por fim, certifique-se de estar de posse de todos os documentos necessários para dirigir, como CNH e CRV – e que eles estejam na validade. VEJA MAIS NO SITE DO AUTO DESTAQUE.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias