Esportes
Campeonato Italiano declara adotar medida de tolerância zero contra racismo
O futebol italiano confirmou a adoção de política de “tolerância zero” contra torcedores que manifestem insultos ou ataques racistas. Para o combate ao racismo, a tecnologia será usada para a identificação e banição de infratores em estádios. A nova abordagem foi anunciada por Luigi De Siervo, CEO da Série A que administra o Campeonato Italiano.
VEJA MAIS
O abuso de torcedores racistas em estádios têm sido uma importante questão para o futebol europeu, que neste domingo (21), protagonizou o episódio de ataque racista contra o jogador brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, durante a partida contra o Valencia na Espanha.
“Há nos estádios, como na sociedade, uma porcentagem de pessoas racistas. Hoje, com tecnologia e microfones de estádio, eles podem ser ouvidos e podemos puni-los. É uma batalha, como um tumor, você deve removê-lo sistematicamente, mesmo que tenha recorrências”, declarou Di Siervo para repórteres.
De Siervo destacou que a Itália baniu aproximadamente 170 torcedores da Juventus após os mesmos terem insultado Romelu Lukaku, da Inter de Milão, durante a semifinal da Copa da Itália em abril deste ano. Segundo o dirigente, esse foi um exemplo do “caminho para tolerância zero” com racistas.
(Beatriz Moura, estagiária sob supervisão do editor de OLiberal.com, Felipe Saraiva)
Fonte: Esporte – OLiberal.com