Notícias
Paraense está entre os presos em megaoperação de combate às facções criminosas nesta quarta (10)
Um paraense suspeito de liderar uma facção criminosa que atua no Estado está entre os presos no âmbito de uma megaoperação deflagrada, nesta quarta-feira (10), pelo Ministério Público de São Paulo, por meio do Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC). Também foram registradas uma prisão em São Paulo e outra no Rio Grande do Sul. Os nomes dos presos não foram divulgados pelas autoridades.
A ação apreendeu entorpecentes, celulares, computadores, documentos, dinheiro e armas. Ao todo, são 228 mandados de prisão e 223 de busca e apreensão.
A megaoperação ocorre em 13 estados brasileiros e tem como objetivo desarticular organizações criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho, além de combater o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e crimes correlatos.
As buscam partem de dados coletados pelo Ministério Público e compartilhados com Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos) de diversas unidades da federação.
“Uma grande operação nacional se fazia necessária usando dados de inteligência para levantar os nomes de líderes desses grupos criminosos”, disse em coletiva de imprensa o procurador-geral de Justiça paulista, Mário Sarrubbo, atual presidente do Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado.
Sarrubbo explicou que o cumprimento dos mandados pode levar à elucidação de crimes de tráfico de drogas e até de homicídios, em virtude da apreensão de armamentos, incluindo pistolas semiautomáticas. “E temos acordos para troca de informações para que nomes de criminosos brasileiros sejam incluídos em listas internacionais do Cone Sul e dos Estados Unidos”, completou.
Ele acrescentou que os dados compartilhados pelo grupo têm o potencial de levar à deflagração de outras operações no país.
O GNCOC conta com o apoio de mais de mil agentes de segurança das polícias Civil, Militar, Penal e Rodoviária Federal. Também atuam 43 promotores de Justiça e 40 servidores ligados ao Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado de Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Pará, Paraná, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Fonte: Polícia – OLiberal.com
-
Destaque9 meses atrás
Prefeitura de Belém instala Sala de Situação do Controle e Combate à Dengue
-
Destaque9 meses atrás
Hospital Regional em Marabá promove ações de conscientização sobre câncer de intestino
-
Saúde4 semanas atrás
Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde
-
Destaque8 meses atrás
Após 6 meses de guerra, Hamas pede desculpas aos palestinos
-
Destaque6 meses atrás
Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago
-
Destaque8 meses atrás
Ação sustentável no Hospital Regional em Marabá estimula o consumo consciente de papel
-
Cultura7 meses atrás
Barcarena promove Escuta Cultural para implementação da Política Nacional Aldir Blanc
-
Notícias7 meses atrás
Confissão de Suspeito Impulsiona Investigação e Pode Desmantelar Grupo Criminoso em Ananindeua