Conecte-se conosco

Notícias

Nasa detecta sonda perdida a 19 bilhões de km da Terra

Publicado

Cientistas da Nasa alcançaram êxito em restabelecer a comunicação plena com a sonda espacial Voyager 2, situada a uma grande distância, através de um evento que eles chamaram de “grito interestelar”. Este acontecimento endireitou a orientação da antena e foi informada pela agência espacial dos Estados Unidos na sexta-feira (4).VEJA TAMBÉM:Sonda espacial da Nasa coleta partículas na coroa do solA agência espacial havia perdido o contato da sonda há cerca de duas semanas, devido um comando errado que causou leve inclinação no eixo da antena (cerca de 2 graus para longe da Terra) e comprometeu a capacidade de enviar e receber sinais.
Lançada em 1977 com o objetivo de explorar planetas externos, a Voyager 2 agora se encontra a mais de 19,9 bilhões de quilômetros da Terra, além dos limites do Sistema Solar.
Originalmente, não se esperava restabelecer a comunicação plena com a sonda antes de 15 de outubro, quando estava programada uma manobra automatizada de realinhamento. No entanto, na terça-feira (1º), engenheiros conseguiram auxílio de diversos observatórios terrestres, integrantes da Rede de Espaço Profundo (DSN, em inglês), para detectar um sinal fraco, porém crucial, da Voyager 2, como se fosse um “batimento cardíaco”.
O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL), responsável pela construção e operação da sonda, informou que alcançou sucesso em suas extensas tentativas para enviar instruções que corrigiram o posicionamento da nave.
O laboratório informou que as instalações da Rede de Espaço Profundo, localizadas em Camberra, Austrália, emitiram o que eles chamaram de um “grito interestelar”. A diretora do projeto Voyager, Suzanne Dodd, explicou que a Rede de Espaço Profundo usou o transmissor mais potente disponível para enviar a ordem e programou o envio durante as condições ideais de rastreamento da antena, visando maximizar a possível recepção da ordem pela sonda espacial.
A sonda iniciou a transmissão dos dados científicos e de telemetria às 12h29 no horário da costa leste dos Estados Unidos em 4 de agosto (ou às 11h29 no horário de Brasília). O Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa garantiu que ela está operando normalmente e que permanece em sua trajetória esperada.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Esportes1 mês atrás

“Muito mídia, pouco jogo”: Neymar retorna ao Santos, mas enfrenta desconfiança

O retorno de Neymar ao Santos, oficializado em janeiro de 2025, foi cercado de grande expectativa por parte da torcida...

Notícias1 mês atrás

Dia Internacional da Mulher: Celebrando Conquistas e Reafirmando Compromissos

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, prestamos homenagem a todas as mulheres que, com sua força,...

Notícias2 meses atrás

Erro de digitação da Liesa nas notas da Grande Rio gera polêmica no Carnaval 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou nesta quinta-feira (6) o mapa oficial das notas do Carnaval 2025,...

Notícias3 meses atrás

Belém celebra 409 anos com programação especial

A cidade de Belém completa 409 anos neste domingo (12), com uma programação repleta de atividades que vão desde celebrações...

Notícias4 meses atrás

Adolescente morre em Moju após ser atingido por disparo acidental de arma caseira

Um trágico incidente resultou na morte do adolescente Arthur Maia de Souza, de 14 anos, na zona rural de Moju,...

Entretenimento4 meses atrás

Justiça Mantém Suspensão de Show de Joelma em Santa Bárbara do Tugúrio

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou, nesta semana, o pedido da Prefeitura de Santa Bárbara do Tugúrio...

Segurança Pública4 meses atrás

Pará Avança em Segurança Pública: Conheça as Cidades Mais Seguras do Estado em 2024

O estado do Pará tem registrado avanços significativos em segurança pública, refletidos em recentes rankings nacionais. De acordo com o...

Destaque