Notícias
Projeto da Apae em Ananindeua levará leitura a 185 famílias
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionas (Apae), entidade situada no bairro Coqueiro, em Ananindeua, acaba de receber o Projeto Cantos de Leitura, que vai proporcionar a ampliação do acesso à leitura para as 185 famílias atendidas pela instituição, cuja missão é educar, prestar atendimento na área de saúde e lutar por direitos e inclusão social das pessoas com deficiência. A chegada do projeto tem realização da Rede Educare e conta com patrocínio da Novelis, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal.
APAE (#1)
Título: APAE
Descrição:
|
Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:
Com acervo de 1.200 novos livros, materiais pedagógicos, brinquedos educativos, jornais, revistas e periódicos, dispostos num espaço de ambientação lúdica, o Projeto vai beneficiar 185 crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, múltipla e TEA, além de seus familiares, que são atendidos pela Apae. Formação de leitores
Para um melhor aproveitamento do espaço, os profissionais da Apae participam de uma sensibilização que aborda os caminhos para a formação de leitores e orientações sobre melhor utilização do Cantos de Leitura, incluindo o acesso a uma plataforma online e gratuita da Rede Educare com cursos certificados de técnicas para alfabetização e contação de histórias.
“A implantação do Projeto Sala de Leitura na APAE Ananindeua é de extrema importância, uma vez que a leitura abre os horizontes para o conhecimento, não apenas uma ferramenta pedagógica como também proporciona cidadania, e, portanto, inclusão às pessoas com deficiência intelectual, múltipla e TEA atendidos pela instituição, estendendo-se aos seus familiares. A leitura estimula o raciocínio, a criatividade, amplia o vocabulário, estimula a fala e outras formas de comunicação, melhora a capacidade de interpretação, além de fomentar a aquisição da escrita. Ter um espaço como este na APAE Ananindeua certamente proporcionará que estas e outras habilidades sejam trabalhadas com crianças, jovens, adultos e idosos” afirma Sâmia do Rosário, coordenadora pedagógica da Apae Ananindeua.Conteúdo relacionado Feapaes realiza 3º Congresso Estadual das Apaes do ParáVídeo: Apae Marabá promove inclusão com corrida e caminhadaParaense fã de Glória Groove participa do Domingão com HuckSétima edição
O Cantos de Leitura está na sua sétima edição e soma mais de 76 mil livros de diferentes editoras e gêneros literários, colocados à disposição de crianças, jovens e adultos. São mais de 53 mil beneficiados pelo Brasil, de diversas faixas etárias, que frequentam gratuitamente, os espaços. Esta é a 26ª unidade do Cantos de Leitura.
“Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização. Queremos estimular o contato de crianças, jovens e até adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento”, explica Kátia Rocha, CEO da Rede Educare.
“A inauguração de uma unidade do Cantos de Leitura na Apae de Ananindeua é um exemplo prático de como contribuímos com a construção de um legado próspero nas comunidades em que estamos inseridos. Fomentar o acesso à leitura e à informação em uma instituição que atua em prol da diversidade e inclusão de pessoas com deficiência, além da luta pelos seus direitos, reitera nosso Propósito e pilares de atuação social”, reforça Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.
Cantos de Leitura É um projeto realizado pela Rede Educare que cria espaços agradáveis e lúdicos de educação e socialização em escolas, cooperativas de reciclagem e comunidades, utilizando a leitura como ponto de encontro. São mais de mil histórias em um espaço voltado para a leitura, geração de conhecimentos e imaginação para crianças, jovens e adultos. A partir de uma metodologia social de desenvolvimento de atividades em torno do acesso aos livros, o projeto busca criar espaços de valorização e socialização desses indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade. O acervo do Cantos de Leitura é formado por jornais, revistas, periódicos além de um vasto catálogo de livros. O projeto soma 65 unidades implantadas e 76 mil livros de diferentes editoras e gêneros literários, colocados à disposição de milhares de pessoas, entre crianças, jovens e adultos, que frequentam gratuitamente os espaços.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias
-
Destaque9 meses atrás
Prefeitura de Belém instala Sala de Situação do Controle e Combate à Dengue
-
Destaque8 meses atrás
Hospital Regional em Marabá promove ações de conscientização sobre câncer de intestino
-
Destaque8 meses atrás
Após 6 meses de guerra, Hamas pede desculpas aos palestinos
-
Destaque6 meses atrás
Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago
-
Destaque8 meses atrás
Ação sustentável no Hospital Regional em Marabá estimula o consumo consciente de papel
-
Saúde3 semanas atrás
Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde
-
Cultura7 meses atrás
Barcarena promove Escuta Cultural para implementação da Política Nacional Aldir Blanc
-
Notícias7 meses atrás
Confissão de Suspeito Impulsiona Investigação e Pode Desmantelar Grupo Criminoso em Ananindeua