Conecte-se conosco

Notícias

Multimídia do DOL está na final do Prêmio Vladimir Herzog

Publicado

“Todo ser humano tem direito à vida, liberdade e a dignidade”, destaca Iereti, personagem da HQ Direitos humanos na história “Elas que lutem!”, trabalho finalista do Prêmio Vladimir Herzog. 
As discussões sobre os direitos humanos são pertinentes e necessárias na sociedade. Entender a história e conhecer os nossos direitos são importantes para que eles sejam garantidos a todos. 
Laniiyan, Igbesi Aye e Iereti se propõem a contar, de uma forma didática e acessível, a contar o percurso dos direitos humanos e as lutas das mulheres, especialmente negras, por liberdade e direitos.CONTEÚDO RELACIONADO Direitos humanos: a luta interseccional da mulher negraPaula Giordano vence prêmio Portfólio FotoDoc
As três jovens negras são as protagonistas da HQ Direitos humanos na história: Elas que lutem!. O projeto é de autoria da professora e pesquisadora Marilin Genezareth, com ilustrações do editor multimídia Emerson Coe, que compõe a equipe do DOL, e arte-final de Márcio Loezer, e está na final do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria Livro-Reportagem. 
“O projeto surgiu de uma pesquisa para fazer um guia sobre os direitos humanos na história da professora Marilin, junto com os alunos criaram o roteiro para essa história em quadrinhos,  com foco nos direitos das mulheres. Três personagens viajam através do tempo e espaço narrando acontecimentos na história”, detalha Emerson Coe. Quer saber mais notícias de entretenimento? Acesse o nosso canal no Whatsapp. 

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 
Emerson já se inscreveu no prêmio em outras edições, mas esta é a primeira vez que ele tem um de seus trabalhos finalistas na premiação. 
“É a primeira vez que fico entre os finalistas e  fico muito feliz com esse reconhecimento que, para mim, é muito importante por ser um defensor dos direitos humanos”, declarou o jornalista.    

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 
Nas páginas da HQ, as três amigas têm a missão de explicar a história dos direitos humanos por meio da luta das mulheres negras. Assim, elas passam por momentos históricos, abordando o protagonismo feminino, a Carta dos Direitos Humanos, entre outros marcos históricos. 
O livro é uma extensão da pesquisa de mestrado da professora. O trabalho destaca a importância de trabalhar a questão dos direitos humanos e da igualdade de gênero no ensino de história, já que a educação é um instrumento de transformação social. Assim, juntos com alunos da rede pública, Marilin desenvolveram o projeto.Você pode conferir o trabalho “Elas que lutem!” clicando aqui.O Prêmio  
O Prêmio Vladimir Herzog é uma premiação que reconhece o trabalho de jornalistas, com o foco nas questões de direitos humanos, defesa da democracia e cidadania. 
A iniciativa é uma homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, que foi preso durante a ditadura civil-militar, torturado e morto no dia 25 de outubro de 1995, em São Paulo. 
O resultado final da premiação está marcado para o próximo dia 13 de outubro, das 14h às 17h, no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Ao todo, foram  528 produções avaliadas, distribuídas em sete categorias: Arte, Fotografia, Texto, Vídeo, Áudio, Multimídía e Livro-reportagem.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Pará1 mês ago

Milhares de Fiéis Participam da Marcha Para Jesus em Ananindeua

Neste sábado (24), a cidade de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, foi palco da Marcha Para Jesus, considerada o...

Esportes2 meses ago

Motocross, Música e Emoção: O Julho Memorável de Portel no Marajó

Portel, no Marajó, viveu um julho inesquecível com uma programação cultural e esportiva intensa, atraindo milhares de pessoas. O ponto...

Notícias4 meses ago

Hospital Regional de Marabá Oferece Atendimento Especializado para Gestantes de Alto Risco

Deiglaine Gomes Vieira, de 28 anos, residente em Nova Ipixuna, está grávida de oito meses e, devido à hipertensão e...

Destaque4 meses ago

Governo do Pará Declara Utilidade Pública para Desapropriação em Belém

O Governo do Estado do Pará anunciou a declaração de utilidade pública para fins de desapropriação de imóveis localizados na...

Destaque4 meses ago

Governador do Pará e Líderes Judiciais Firmam Acordo para Combater Violência contra Mulheres no Marajó

Em uma sessão histórica realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o governador do Pará, Helder Barbalho, uniu forças com...

Destaque4 meses ago

Pará Registra Queda de 29% nos Alertas de Desmatamento em Maio e Obtém Maior Redução da Amazônia Legal

O estado do Pará continua a avançar de maneira significativa na luta contra o desmatamento. Em maio de 2024, o...

Destaque5 meses ago

Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago

Na noite da última terça-feira, 14, a polícia prendeu uma dupla de assaltantes no início da avenida Augusto Montenegro, próximo...

Destaque