Conecte-se conosco

Notícias

Multimídia do DOL está na final do Prêmio Vladimir Herzog

Publicado

“Todo ser humano tem direito à vida, liberdade e a dignidade”, destaca Iereti, personagem da HQ Direitos humanos na história “Elas que lutem!”, trabalho finalista do Prêmio Vladimir Herzog. 
As discussões sobre os direitos humanos são pertinentes e necessárias na sociedade. Entender a história e conhecer os nossos direitos são importantes para que eles sejam garantidos a todos. 
Laniiyan, Igbesi Aye e Iereti se propõem a contar, de uma forma didática e acessível, a contar o percurso dos direitos humanos e as lutas das mulheres, especialmente negras, por liberdade e direitos.CONTEÚDO RELACIONADO Direitos humanos: a luta interseccional da mulher negraPaula Giordano vence prêmio Portfólio FotoDoc
As três jovens negras são as protagonistas da HQ Direitos humanos na história: Elas que lutem!. O projeto é de autoria da professora e pesquisadora Marilin Genezareth, com ilustrações do editor multimídia Emerson Coe, que compõe a equipe do DOL, e arte-final de Márcio Loezer, e está na final do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria Livro-Reportagem. 
“O projeto surgiu de uma pesquisa para fazer um guia sobre os direitos humanos na história da professora Marilin, junto com os alunos criaram o roteiro para essa história em quadrinhos,  com foco nos direitos das mulheres. Três personagens viajam através do tempo e espaço narrando acontecimentos na história”, detalha Emerson Coe. Quer saber mais notícias de entretenimento? Acesse o nosso canal no Whatsapp. 

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 
Emerson já se inscreveu no prêmio em outras edições, mas esta é a primeira vez que ele tem um de seus trabalhos finalistas na premiação. 
“É a primeira vez que fico entre os finalistas e  fico muito feliz com esse reconhecimento que, para mim, é muito importante por ser um defensor dos direitos humanos”, declarou o jornalista.    

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 
Nas páginas da HQ, as três amigas têm a missão de explicar a história dos direitos humanos por meio da luta das mulheres negras. Assim, elas passam por momentos históricos, abordando o protagonismo feminino, a Carta dos Direitos Humanos, entre outros marcos históricos. 
O livro é uma extensão da pesquisa de mestrado da professora. O trabalho destaca a importância de trabalhar a questão dos direitos humanos e da igualdade de gênero no ensino de história, já que a educação é um instrumento de transformação social. Assim, juntos com alunos da rede pública, Marilin desenvolveram o projeto.Você pode conferir o trabalho “Elas que lutem!” clicando aqui.O Prêmio  
O Prêmio Vladimir Herzog é uma premiação que reconhece o trabalho de jornalistas, com o foco nas questões de direitos humanos, defesa da democracia e cidadania. 
A iniciativa é uma homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, que foi preso durante a ditadura civil-militar, torturado e morto no dia 25 de outubro de 1995, em São Paulo. 
O resultado final da premiação está marcado para o próximo dia 13 de outubro, das 14h às 17h, no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Ao todo, foram  528 produções avaliadas, distribuídas em sete categorias: Arte, Fotografia, Texto, Vídeo, Áudio, Multimídía e Livro-reportagem.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias2 semanas atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação3 semanas atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias3 semanas atrás

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo4 semanas atrás

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios1 mês atrás

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios1 mês atrás

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde1 mês atrás

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque