Conecte-se conosco

Notícias

Novo RG: onde está sendo emitido e o que mudou?

Publicado

Em 11 estados do Brasil, já está sendo emitida a nova identidade, oficialmente denominada CIN (Carteira de Identidade Nacional). O documento continua sendo gratuito para a primeira via e para a renovação.
Os estados que já adotaram o novo documento são: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Piauí e Pernambuco emitem os dois modelos.
O novo modelo de RG foi criado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), com a inclusão do campo “sexo” e a distinção do nome social, foi criticado pelo Ministério Público Federal (MPF).
A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão argumentou que o novo modelo pode ser inconstitucional, pois ao exigir o nome de registro antes do nome social, viola o direito à autoidentificação das pessoas trans e abre espaço para a exposição vexatória de um nome que não representa sua identidade desejada.
Quer mais notícias de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Em relação ao campo “sexo”, o MPF considerou que não há necessidade administrativa ou burocrática que justifique a inclusão dessa informação. O órgão também levou em consideração as pessoas intersexo, que possuem variações naturais nas características corporais em relação ao sexo biológico.
O que mudou?
O RG agora tem modelos em papel e digital, como já ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação. A versão antiga é válida até 28 de fevereiro de 2032, ou seja, não é preciso realizar a troca do documento agora.
Além disso, o campo “nome” é unificado, ou seja, não tem a antiga distinção entre o nome social e o nome de registro civil e, além disso, o campo “sexo” foi eliminado.
Atualmente, cada cidadão pode ter até 27 RGs diferentes, um para cada unidade da Federação. Com a implementação da nova identidade, o CPF se torna o único número identificador.
O novo RG ainda tem um QR Code que permite comprovar a autenticidade do documento e identificar se foi furtado ou extraviado. A carteira de identidade também possui um código de padrão internacional chamado MRZ, para viagens.
Validade
A validade do novo CNI altera de acordo com a idade do titular. Para aqueles com até 11 anos e 364 dias, o documento tem validade de cinco anos. Para pessoas de 12 a 59 anos e 364 dias, o RG é válido durante dez anos. Para maiores de 60 anos, a validade é indeterminada.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Pará4 semanas ago

Milhares de Fiéis Participam da Marcha Para Jesus em Ananindeua

Neste sábado (24), a cidade de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, foi palco da Marcha Para Jesus, considerada o...

Esportes2 meses ago

Motocross, Música e Emoção: O Julho Memorável de Portel no Marajó

Portel, no Marajó, viveu um julho inesquecível com uma programação cultural e esportiva intensa, atraindo milhares de pessoas. O ponto...

Notícias3 meses ago

Hospital Regional de Marabá Oferece Atendimento Especializado para Gestantes de Alto Risco

Deiglaine Gomes Vieira, de 28 anos, residente em Nova Ipixuna, está grávida de oito meses e, devido à hipertensão e...

Destaque3 meses ago

Governo do Pará Declara Utilidade Pública para Desapropriação em Belém

O Governo do Estado do Pará anunciou a declaração de utilidade pública para fins de desapropriação de imóveis localizados na...

Destaque3 meses ago

Governador do Pará e Líderes Judiciais Firmam Acordo para Combater Violência contra Mulheres no Marajó

Em uma sessão histórica realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o governador do Pará, Helder Barbalho, uniu forças com...

Destaque3 meses ago

Pará Registra Queda de 29% nos Alertas de Desmatamento em Maio e Obtém Maior Redução da Amazônia Legal

O estado do Pará continua a avançar de maneira significativa na luta contra o desmatamento. Em maio de 2024, o...

Destaque4 meses ago

Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago

Na noite da última terça-feira, 14, a polícia prendeu uma dupla de assaltantes no início da avenida Augusto Montenegro, próximo...

Destaque