Conecte-se conosco

Notícias

Cerveja “choca” ou reaproveitada faz mal à saúde? Veja aqui

Publicado

Muito se falou do vídeo em que uma vendedora de cerveja do estádio do Paysandu, a Curuzu, em Belém, reaproveita os restos da bebida para vender a outros clientes.  Mas afinal, isso pode ser prejudicial à saúde do consumidor?A Salmonella é uma bactéria que normalmente é associada a alimentos crus ou mal cozidos, como carne de frango, ovos e produtos lácteos não pasteurizados. Ela pode causar intoxicação alimentar em seres humanos. A cerveja é um ambiente ácido e alcoólico que geralmente não favorece o crescimento de bactérias patogênicas, como a Salmonella. No entanto, é sempre importante manter boas práticas de higiene durante o processo de consumo da cerveja para evitar uma contaminação bacteriana. Assim como em alimentos.
Cervejas com validade vencida devem ser jogadas fora? Quem já não teve essa dúvida ao perceber que levou pra casa várias garrafas ou latas de um determinado rótulo e só descobriu que a validade estava vencendo, estava com lacre aberto ou até já havia vencido, quando não dava mais para trocar o produto?
Muitas vezes há a pergunta sobre os riscos de ingestão de uma cerveja que já venceu. E a resposta é: não tem risco algum à saúde, porque cerveja não estraga como outros alimentos afetados por agentes patogênicos.
Isso não quer dizer que a bebida esteja gostosa para o consumo.
Ainda que não afete a saúde do consumidor, as cervejas com validade vencida sofrem alterações consideráveis na sua qualidade sensorial. O sabor, a cor, o cheiro, a carbonatação são afetados pela ação do tempo, tanto quanto nós seres humanos. Não há como evitar o processo de oxidação na bebida, ainda que ele se revele positivo em alguns casos.
Mas e a cerveja “choca”
Para quem gosta de uma boa cervejinha, nada é mais frustrante do que abrir uma garrafa ou latinha e, ao dar o primeiro gole, sentir aquele gosto amargo, que “amarra a boca”. É a tal cerveja choca.
Tecnicamente, a cerveja choca é aquela que perdeu seu gás. Segundo o professor de química, Adalberto Farias, o principal motivo que deixa a cerveja assim é o contato com o oxigênio, por má vedação.
Quando a garrafa está bicada, ou seja, com uma pequena quebra, a pressão interna aumenta e o gás, inevitavelmente, escapa.
O mesmo pode ocorrer em latinhas com microfuros, imperceptíveis a olho nu. Já notou aquele pacote de cervejas com o fundo meio babado, grudento? Pois ali, provavelmente, existe uma latinha com microfuros.
“Sempre que a cerveja perde gás, significa que o gás carbônico (CO²) saiu e o oxigênio entrou. Isso porque o ar, obviamente, é rico em oxigênio, que é um oxidante poderoso e promove alterações significativas no sabor da cerveja”, afirmou Adalberto. 

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Pará1 mês ago

Milhares de Fiéis Participam da Marcha Para Jesus em Ananindeua

Neste sábado (24), a cidade de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, foi palco da Marcha Para Jesus, considerada o...

Esportes2 meses ago

Motocross, Música e Emoção: O Julho Memorável de Portel no Marajó

Portel, no Marajó, viveu um julho inesquecível com uma programação cultural e esportiva intensa, atraindo milhares de pessoas. O ponto...

Notícias4 meses ago

Hospital Regional de Marabá Oferece Atendimento Especializado para Gestantes de Alto Risco

Deiglaine Gomes Vieira, de 28 anos, residente em Nova Ipixuna, está grávida de oito meses e, devido à hipertensão e...

Destaque4 meses ago

Governo do Pará Declara Utilidade Pública para Desapropriação em Belém

O Governo do Estado do Pará anunciou a declaração de utilidade pública para fins de desapropriação de imóveis localizados na...

Destaque4 meses ago

Governador do Pará e Líderes Judiciais Firmam Acordo para Combater Violência contra Mulheres no Marajó

Em uma sessão histórica realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o governador do Pará, Helder Barbalho, uniu forças com...

Destaque4 meses ago

Pará Registra Queda de 29% nos Alertas de Desmatamento em Maio e Obtém Maior Redução da Amazônia Legal

O estado do Pará continua a avançar de maneira significativa na luta contra o desmatamento. Em maio de 2024, o...

Destaque5 meses ago

Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago

Na noite da última terça-feira, 14, a polícia prendeu uma dupla de assaltantes no início da avenida Augusto Montenegro, próximo...

Destaque