Notícias
Venezuela: referendo aprova anexação de parte da Guiana
A Venezuela está em uma longa disputa por parte do territorial da Guiana. Em mais um capítulo da caso, neste domingo, o presidente Nicolás Maduro informou que a maior parte da população aprovou medidas que podem resultar na anexação e criação de um novo estada na região Essequibo, que já faz parte do país vizinho. Mais de 95 % dos venezuelanos aprovaram as cinco questões feitas pelo governo de Maduro para a criação do novo estado. O presidente do CNE (Conselho Nacional Eleitoral) da Venezuela, Elvis Amoroso, anunciou que a participação popular foi “esmagadora” e ultrapassou os 10,5 milhões de votos para “Sim”. Existem mais de 20 milhões de eleitores elegíveis no país.CONTEÚDO RELACIONADO Cidade colombiana “homenageia” tragédia com a ChapecoenseMilei manda carta para Lula e fala em construir laçosCom isso, os venezuelanos rejeitaram, a jurisdição da Corte Internacional de Justiça do país, que havia determinado que a Venezuela se abstivesse “de fazer qualquer ação que pudesse mudar o status quo no território disputado”, contrariando os desejos de Nicolás Maduro. O presidente da Guiana, Irfaan Ali, disse que a decisão da CIJ, que ocorreu na última sexta-feira (1°) proíbe a Venezuela de “anexar ou invadir o território da Guiana”.”Estamos votando para garantir o respeito à Venezuela”, disse Nicolás Maduro, que votou em um quartel militar.
Após o resultado, o presidente da Venezuela, declarou que foi um dia “histórico” para o país, com um resultado “esmagador”. “O povo da Venezuela falou alto e bom som para lutar”, destacou. “Conseguimos, o referendo foi realizado e foi um sucesso total para o nosso país e para a nossa democracia. Uma vitória esmagadora do voto sim em toda a Venezuela, com um nível de participação significativo”, completou Maduro.Além disso, na Praça Bolívar, que fica na capital do país, Caracas, Nicolás afirmou que a votação era “uma etapa histórica para lutar para recuperar o que os Libertadores nos deixaram: La Guayana Esequiba”.
Entenda o caso A região de Essequibo é disputada pela Venezuela e Guina há cerca de um século. O território é anexado a Guiana deste o século 19 e representa cerca de 70% do território do país, tendo 125 mil moradores. Do lado venuzuelando, a região é chamada de Guiana Essequiba. Em 2015 foi descoberto petróleo na área. As estimativas são de que na Guiana tenham cerca de 11 bilhões de barris. É justamente essa atividade que tem feito o país sul-americano ser o que mais cresce no últimos anos.
Brasil
Durante a COP 28, que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes, o presidente Lula declarou que espera que “o bom senso prevaleça, do lado da Venezuela e da Guiana”.
“Há um referendo, que provavelmente levará ao resultado desejado pelo Maduro. Mas se há uma coisa que o mundo não precisa, que a América do Sul não precisa, é de agitação”, apontou Lula.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias
-
Saúde6 meses atrás
Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde
-
Destaque11 meses atrás
Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago
-
Notícias6 meses atrás
Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado
-
Notícias10 meses atrás
Hospital Regional de Marabá Oferece Atendimento Especializado para Gestantes de Alto Risco
-
Segurança Pública5 meses atrás
Pará Avança em Segurança Pública: Conheça as Cidades Mais Seguras do Estado em 2024
-
Mundo6 meses atrás
Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa
-
Esportes9 meses atrás
Motocross, Música e Emoção: O Julho Memorável de Portel no Marajó
-
Notícias5 meses atrás
Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena