Conecte-se conosco

Notícias

Trio lança projeto musical em fita cassete em Belém

Publicado

No próximo sábado, 25, os músicos Erik Lopes, Mainumy e Jimmy Góes estarão no palco do Discosaoleo apresentando pela primeira ao vivo as músicas que integram o projeto 30por3. O show começa às 16h30 e as fitas cassete poderão ser adquiridas no local. 
Produzidas inicialmente em 50 unidades, as fitas são numeradas e os 10 primeiros compradores também recebem um pôster. Além da fitas que serão vendidas, outras 30 unidades serão distribuídas gratuitamente para artistas, instituições e acervos.
O projeto – Criado em parceria pelos produtores Leo Bitar e Ana Clara, o 30por3 buscou artistas paraenses de diferentes abordagens musicais, mas que se conectam pela maturidade e vanguardismo de seus trabalhos. Leo explica que a ideia surgiu a partir do formato da mídia cassete, onde cada lado da fita comporta 30 minutos. “A gente (ele e Ana Clara) pensou na fita cassete e então pensou em convidar três artistas, cada um fazendo 10 minutos de música, então são três artistas em 30 minutos, por isso é 30por3”, conta o produtor.    Ana Clara conta também que a escolha dos músicos se deu tanto pela obra de cada um quanto pela afinidade da Discos com os trabalhos deles. “Os artistas do projeto foram escolhidos pela consistência dos trabalhos e afinidade do selo com a sonoridade de cada um. É uma pequena amostra da produção do contexto urbano atual em Belém, com referências de música regional, brasileira, pop e rock.”, disse ela que também é cantora e teve seu disco em vinil lançado pelo Discosaoleo há cerca de seis anos. 
Com distribuição prevista para o dia Primeiro de Novembro em todas as plataformas digitais – o selo também vai produzir, posteriormente, 50 cópias limitadas da coletânia em fitas cassete numeradas, sendo 30 das quais – distribuídas para artistas, instituições, acervos e ações de divulgação. As demais cópias serão comercializadas em valor abaixo do praticado no mercado.
Fita cassete e o mercado analógico da música 
Com nove anos de atuação no mercado da música produzida em Belém, o selo fonográfico Discosaoleo nasceu com a loja de mesmo nome, ambos saídos de um sonho do produtor Leo Bitar. Trabalhando com desenho de som para artes sonoras, teatro, videoarte, e cinema desde o final dos anos 80, Leo resolveu abrir o selo num momento em que a cena independente estava sendo retomada no país. “Eu tô nessa cena de música há muito tempo, sempre estudando, comprando, colecionando discos, estudando sobre o som analógico, o som digital, engenharia de som, essas coisas todas, fabricação de discos… então uni o útil ao agradável, um gosto, uma paixão que acabou virando um trabalho. E foi esse o start de um sonho mesmo e de ter um selo fonográfico e produzir discos”, informa.    
Com um hiato de seis anos sem lançar discos, Leo se juntou a Ana Clara para pensar formatos possíveis de difusão musical, nascendo assim o 30por3. Segundo a dupla, a opção pelo formato cassete se deu por esse direcionamento de mercado e público, que prioriza o analógico. “Além de suporte para ouvir as músicas, a fita simboliza uma concretização do lançamento para os artistas, uma recordação do projeto, algo palpável além da circulação no universo virtual, efêmera e muitas vezes com a visibilidade limitada pelo grande volume de lançamentos”, elucida Ana Clara 
A cantora e produtora explica ainda que “em termos de democratização do acesso à música, sabe-se que é indispensável a disponibilização nas plataformas digitais, portanto este modelo também está contemplado na proposta”.
O projeto está sendo concretização a partir do Prêmio da Fundação Cultural do Pará e movimentando artistas e profissionais da cadeia produtiva das artes. Leo e Ana Clara ressaltam que “tendo-se em vista os muitos obstáculos existentes na produção musical independente para os diversos atores envolvidos, a possibilidade de realizar esta coletânea com incentivo do Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura é um estímulo fundamental para a continuidade das atividades do selo e também proporciona aos artistas a oportunidade de exercer sua atividade com maior suporte profissional, com cachê pela participação, acompanhamento de produção executiva, assessoria fonográfica e divulgação. Com um lançamento, três trabalhos diferentes, além do próprio selo, podem ter seu alcance de público impulsionado”, acreditam os produtores.
Os artistas e suas musicalidades
Surpresos com o convite, mas ao mesmo tempo conscientes da qualidade musical de seus trabalhos, Mainumy, Jimmy Góes e Erik Lopes são artistas independentes com mais de 10 anos de produção. 
“Eu vejo que esse convite é também uma super-celebração do quanto a minha carreira está conectada com a Discosaoleo”, diz o músico Erik Lopes. Tanto ele quanto Jimmy e Mainumy acreditam que o convite para integrar o 30por3 é um reconhecimento para seus trabalhos. “A gente vai fazendo as coisas e vai colhendo os frutos”, acredita Jimmy.    Para a cantora e compositora Mainumy o reconhecimento é também honra. “Eu recebo esse reconhecimento por ser lembrada por pessoas tão queridas como a Ana Clara e o Leo Bitar. E também é uma surpresa, pois temos diversos artistas potentes na nossa cena autoral que eu me sinto muito honrada de ser chamada para participar desse projeto que só tende a crescer”, finaliza.
Sobre os artistas
Erik Lopes
Erik Lopes é multi-instrumentista com 17 anos de atuação. Tem carreira solo em música experimental e já atuou nas bandas Stigma (baixo), Naticongo (baixo e composição) e Aeroplano (guitarra, composição e produção), com a qual gravou os álbuns “Ditadura da Felicidade” (2014) e “Animal Sensacional” (2017). Ele também fundou a one man band instrumental A Trip To Forget Someone, que lançou um álbum homônimo (2012) e o EP “Sobre o Lugar de Alguém” (2017), trilha sonora para vídeo do artista Alberto Bitar, exposto na X Bienal do Mercosul (2015). Erik trabalha ainda como produtor cultural e diretor audiovisual desde 2011, com destaque para a direção do documentário Rádio 2000 (2012) e do curta-metragem de ficção Toura (2016), além da produção executiva dos festivais independentes Festiverde (2021) e Festiva (2021).     Jimmy Góes
Desde pequeno, Jimmy Góes cultivou o interesse pela música. Filho do compositor e produtor musical Tonny Brasil, Jimmy é multi-instrumentista e tem referências plurais, que já passaram pelo hardcore da banda Rockslide, o indie rock da Barão Geraldo, o reggae de Juca Culatra e a música caribenha de A República Imperial. O artista tem experiência em direção musical e na criação de trilhas sonoras para espetáculos, em trabalhos com a Trupe Periféricos (entre 2014 e 2016) e o grupo Imundas de teatro (2017 e 2018). Jimmy é também um compositor prolífico, com músicas no álbum da banda autoral Enfim Nós, lançado em 2018, e no projeto Urubu Pavão, além de apresentações solo que começou a fazer nos últimos anos.     
Mainumy
Mainumy é beija flô de Mãe Preta, filha de Mãe Preta e Pai Seu Sete, mensageira xamã da espiritualidade cantada. Amazônida, belenense, 26 anos. É cantora, compositora, instrumentista e também preparadora vocal e professora de canto, com formação Técnica em Canto Popular (2018) e Especialização Técnica em Canto Popular (2019) na EMUFPA (UFPA). Começou a carreira em 2012 com a banda Feira Equatorial, que lançou o EP “Paná” (2017) e o álbum “O Caminho da Anta” (2018). Também lançou junto com Leonardo Venturieri o EP Solmestre (2020), além de já ter participado em projetos de diferentes artistas, e vem parindo no seu processo criativo, o lançamento de seu primeiro trabalho solo autoral.     
Ficha técnica das faixas:

Erik LopesCampina (Erik Lopes, Tita Padilha e Lucas Padilha)Cabrêro (Erik Lopes)Produção musical, bateria, baixo, guitarras e barulhos: Erik LopesBaterias gravadas no Studio Torto, por Yuri Reiner, Erik Lopes e Henrique LopesDemais gravações: Erik LopesMixagem: Diego FadulMainumyOkan da beija flô de Mãe Preta (Mainumy)Vozes, kora: MainumyMulheres Abya Yala (Mainumy)Vozes, djembê africano, surdo, maracás: MainumyBanjo-bandurra e viola toeira: Leonardo Venturieri7 Encruzilhadas (Orin) (Mainumy)Voz, djembê africano, facas, copo de alumínio: MainumyDjembê de barro, banjo baixo: Leonardo VenturieriGravação e edição: Leonardo VenturieriProdução musical: Leonardo Venturieri e MainumyMixagem: Assis FigueiredoJimmy GóesTempestade (Jimmy Góes)Guitarras, violão de aço, baixo e voz: Jimmy GóesGravação, mixagem e produção musical: Renato TorresTodas as faixas masterizadas por Assis Figueiredo.Ficha técnica do projeto:Erik Lopes – artista convidadoJimmy Góes – artista convidadoMainumy – artista convidadaLeo Bitar – direção artística e produção executivaAna Clara – direção artística e produção executivaTita Padilha – identidade visualAlberto Bitar – fotografiaAssis Figueiredo – masterização e assessoria fonográficaDani Franco – assessoria de imprensaLucas Padilha – apoio técnico
Serviço:
Show de Lançamento das fitas cassete do Projeto 30por3

Com Erik Lopes, Mainumy e Jimmy GóesSábado, 25 de novembro, às 16h30 Local: Discosaoleo, na Travessa Campos Sales, bairro da CampinaInformações para imprensa: Dani Franco (91) 98425 6171

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Pará4 semanas ago

Milhares de Fiéis Participam da Marcha Para Jesus em Ananindeua

Neste sábado (24), a cidade de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, foi palco da Marcha Para Jesus, considerada o...

Esportes2 meses ago

Motocross, Música e Emoção: O Julho Memorável de Portel no Marajó

Portel, no Marajó, viveu um julho inesquecível com uma programação cultural e esportiva intensa, atraindo milhares de pessoas. O ponto...

Notícias3 meses ago

Hospital Regional de Marabá Oferece Atendimento Especializado para Gestantes de Alto Risco

Deiglaine Gomes Vieira, de 28 anos, residente em Nova Ipixuna, está grávida de oito meses e, devido à hipertensão e...

Destaque3 meses ago

Governo do Pará Declara Utilidade Pública para Desapropriação em Belém

O Governo do Estado do Pará anunciou a declaração de utilidade pública para fins de desapropriação de imóveis localizados na...

Destaque3 meses ago

Governador do Pará e Líderes Judiciais Firmam Acordo para Combater Violência contra Mulheres no Marajó

Em uma sessão histórica realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o governador do Pará, Helder Barbalho, uniu forças com...

Destaque3 meses ago

Pará Registra Queda de 29% nos Alertas de Desmatamento em Maio e Obtém Maior Redução da Amazônia Legal

O estado do Pará continua a avançar de maneira significativa na luta contra o desmatamento. Em maio de 2024, o...

Destaque4 meses ago

Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago

Na noite da última terça-feira, 14, a polícia prendeu uma dupla de assaltantes no início da avenida Augusto Montenegro, próximo...

Destaque