Conecte-se conosco

Notícias

Serviços geram 20 mil postos de trabalho

Publicado

Dados do novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho, apontam que, no Pará, em outubro deste ano, foram gerados 4.863 novos postos de trabalho, saldo positivo verificado após 37.201 contratações e 32.338 demissões no mês. O setor de serviços é o grande responsável pela geração de empregos formais, com 2.159 vagas criadas.CONTEÚDOS RELACIONADOS:Feirão abre vagas específicas para pessoas com deficiênciaPará terá mais 66.491 vagas para escolas em tempo integralO setor de comércio também se destaca, com saldo positivo de 1.076 vagas. No panorama de janeiro a outubro deste ano, esses números aumentam: em dez meses, o Estado gerou pouco mais de 55,6 mil novos empregos em todas as áreas. Destes, 20.029 vieram do setor de serviços.
O Estado segue o ritmo do país que, em outubro de 2023, também teve um saldo positivo na geração de empregos formais: 190.366 postos de trabalho com carteira assinada, a maioria também impulsionada pelo setor de serviços, com 109.939; e no comércio, com 49.647.
Com a chegada do fim do ano e o aumento da demanda no setor de serviços de estética, por exemplo, o proprietário de um salão de beleza localizado no bairro de Canudos, em Belém, Adaias Lima, de 46 anos, já se prepara para contratar trabalhadores temporários para dar conta do fluxo intenso de clientes que procuram pelos serviços de estética e cabeleireiro.
Apesar de ser um negócio familiar, Adaias conta que o quadro funcional conta com cinco colaboradores temporários. Agora ele pretende contratar mais três pessoas para serviços de beleza e auxiliar de serviços gerais. “Neste mês já quero colocar mais essas pessoas para ajudar nas demandas. Chega essa época do ano a gente atende 15 clientes em um só dia, então precisamos desse reforço para dar conta do trabalho”, explica. 
  
No bairro da Pedreira, em uma tapiocaria na avenida Pedro Miranda, o proprietário José Cardoso, 67, afirma que atualmente possui sete funcionários fixos, mas que neste período do ano costuma contratar cerca de 7 a 8 funcionários temporários para intercalar a escala de trabalho com os demais efetivos. “Agora uma moça vai sair de férias, já tenho que colocar alguém no lugar dela, por exemplo”, disse.
“Tem alguns meses que esperamos para fazer essas contratações, a exemplo do Círio de Nazaré. Mas agora o movimento também aumenta, décimo terceiro salário saiu, então tende a circular mais dinheiro, a demanda é boa. Aí nesse mês costumo contratar temporariamente mais sete colaboradores, para tirar a folga dos funcionários e manter o fluxo de atendimento que tende a ser bem melhor se compararmos a outras épocas do ano”, ressalta.Quer saber mais sobre as notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsappDe acordo com o supervisor técnico do Dieese Pará, Everson Costa, o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos trabalhadores tem uma participação gigantesca, principalmente, no cenário do setor de comércio.
“São 5,8 bilhões de reais, quase 6 bilhões de reais na economia paraense. Mais de 2 milhões e 40 mil pessoas vão partir para o consumo, para as compras, pagar os seus débitos. Ou seja, movimentar a economia”, explica.
O técnico complementa dizendo que na própria Black Friday deste ano, também foram incorporadas prestações de serviços de beleza, academia e, inclusive, de renovação energética. “Então, a venda de serviços foi elevada com a entrada do 13º salário e porque não dizer que gera também outra ponta, a oportunidade de postos de trabalhos, ainda que temporários, porque você precisa de pessoas para prestar o bom serviço, o melhor serviço e atender a demanda. Então, é muito importante enfatizar essa participação econômica”, disse.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias2 semanas atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação2 semanas atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias3 semanas atrás

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo3 semanas atrás

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios4 semanas atrás

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios4 semanas atrás

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde4 semanas atrás

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque