Conecte-se conosco

Notícias

Saiba quais itens terão alíquota reduzidas em até 60% 

Publicado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal deu um passo decisivo na reforma tributária do país ao aprovar, nesta terça-feira (07), o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº45/2019, que aborda reforma tributária. A decisão, tomada com um quórum de 27 senadores, contou com 20 votos favoráveis e seis contrários.
O próximo estágio do processo será a votação da PEC no plenário do Senado, agendada para quarta-feira (08) ou quinta-feira (09). No entanto, vale ressaltar que, devido à aceitação de emendas apresentadas por senadores, o texto precisará retornar à Câmara dos Deputados após a aprovação no Senado.CONTEÚDOS RELACIONADOS: Produtos devem ficar mais baratos com a Reforma TributáriaO que aumenta e o que baixa com a nova reforma tributária?

Uma das mudanças mais significativas acolhidas pelo relator da PEC, Eduardo Braga (MDB-AM), durante a sessão desta terça-feira, foi a inclusão do “cashback” obrigatório na compra de gás de cozinha para famílias de baixa renda. Com essa medida, os consumidores poderão recuperar parte do valor do tributo pago ao adquirir o produto. O mesmo mecanismo já estava previsto no relatório anterior para contas de luz e itens da cesta básica.Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
Outra mudança relevante introduzida no texto da reforma tributária envolve a previsão de alíquotas diferenciadas para diversas categorias de produtos, resultando em impostos mais baixos para esses itens. Algumas das categorias contempladas incluem:
Alíquota reduzida em 60%:
Serviços de educação e saúde;Dispositivos médicos e de acessibilidade para pessoas com deficiência;Medicamentos;Produtos de cuidados básicos à saúde menstrual;Serviços de transporte coletivo de passageiros rodoviários e metroviários de caráter urbano, semiurbano e metropolitano;Alimentos para consumo humano e sucos naturais sem adição de açúcares e conservantes;Produtos de higiene pessoal e limpeza amplamente consumidos por famílias de baixa renda;Produtos agropecuários, aquícolas, pesqueiros, florestais e extrativistas vegetais in natura;Insumos agropecuários e aquícolas;Produções artísticas, culturais, jornalísticas e audiovisuais nacionais, atividades desportivas e comunicação institucional; e Bens e serviços relacionados à soberania e segurança nacional, segurança da informação e segurança cibernética.
Alíquota reduzida em 30%:
Prestação de serviços de profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, desde que submetidos a fiscalização por conselho profissional.
Possibilidade de alíquota a 0%:
Dispositivos médicos e de acessibilidade para pessoas com deficiência;Medicamentos;Produtos de cuidados básicos à saúde menstrual;Produtos hortícolas, frutas e ovos;Serviços de educação de ensino superior no âmbito do Programa Universidade para Todos (Prouni);Entidades de inovação, ciência e tecnologia (ICT) sem fins lucrativos; e Aquisição de medicamentos e dispositivos médicos adquiridos pela Administração Pública e por entidades de assistência social sem fins lucrativos.
O ponto central da reforma tributária é a unificação de cinco tributos que incidem sobre produtos, incluindo o PIS, Cofins, e IPIs federais, o ICMS estadual e o ISS municipal, em um único imposto denominado Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que será subdividido em federal e estadual/municipal. Além disso, a reforma introduz um imposto seletivo para produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
O Imposto de Gestão Federal será a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que unificará o IPI, PIS e Cofins, enquanto o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) terá uma gestão compartilhada entre estados e municípios, consolidando o ICMS (estadual) e o ISS (municipal).

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias2 semanas atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação3 semanas atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias3 semanas atrás

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo4 semanas atrás

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios1 mês atrás

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios1 mês atrás

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde1 mês atrás

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque