Conecte-se conosco

Esportes

Re-Pa 770: o dia em que torcedores escolheram o lado das torcidas no Mangueirão

Publicado

Na próxima segunda-feira, o Mangueirão vai receber o Re-Pa de número 770, válido pela 13ª rodada da Série C. O clássico, que hoje é considerado o mais disputado do futebol mundial, tem incontáveis histórias, dentro e fora de campo, que mantêm viva a rivalidade entre os dois maiores clubes do estado. Pouca gente sabe, mas até as arquibancadas do “Colosso” já foram motivo de disputa e o resultado disso define até os dias de hoje a posição de cada torcida nas arquibancadas do estádio. 

Whatsapp: saiba tudo sobre o Remo. Recêêêba!

Whatsapp: saiba tudo sobre o Paysandu. Recêêêba!

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Em dias de clássico, a torcida do Clube do Remo ocupa o chamado “Lado A”, com entrada pela avenida Augusto Montenegro, enquanto a torcida do Paysandu acessa o Mangueirão pela avenida Transmangueirão, que fica do outro lado do estádio, no popular “Lado B”. Essa definição, para quem não sabe, aconteceu às vésperas do primeiro Re-Pa na recém construída praça esportiva, em fevereiro de 1978, pelo Campeonato Brasileiro, graças a um lance de oportunismo de três torcedores, que simplesmente dormiram no estádio na véspera da partida, para, assim, garantir um lugar mais confortável. 

Orlando Ruffeil dormiu no Mangueirão para garantir o Lado A aos azulinos.  (Marcelo Seabra, arquivo O Liberal)

Conforme relembra o jornalista Carlos Ferreira, a história teve contornos inesperados, que até hoje perduram. “O que houve foi uma iniciativa da rádio Marajoara, que tinha aos domingos o programa ‘Na marca do pênalti', juntamente com lideranças de torcidas de Remo e Paysandu, para que houvesse um acordo que definisse o lado de cada torcida. Por outro lado, a rádio Liberal, que era a maior concorrente da Marajoara, não comprou a ideia e deu uma orientação diferente. Ambas adotaram ideias opostas e nada foi definido naquele momento”, explica. 

Sem uma definição mútua, três torcedores do Clube do Remo resolveram acabar com o imbróglio de uma forma inusitada. “O Orlando Ruffeil pediu autorização para dormir no Mangueirão, na véspera do primeiro Re-Pa, e cedo, juntamente com o Manoel Ayan e Eduardo Souza, estenderam as faixas no lado que consideravam ser maior, ou seja, o lado A”. Na época, as arquibancadas do estádio eram menores, cujo apelido de “Bandolão” permaneceu até a conclusão do anel superior, no ano de 2002. 

SAIBA MAIS
[[(standard.Article) Atletas da dupla Remo e Paysandu podem disputar o Re-Pa pela primeira vez; veja]]
[[(standard.Article) Re-Pa da Série C: Site aponta Remo como favorito no clássico com o Paysandu; veja]]
[[(standard.Article) Remo leva vantagem no histórico contra o Paysandu nos Re-Pa pela Série C; vídeo]]
 

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

O próprio Orlando Ruffeil, hoje benemérito do Remo, relembra o fato. “A emissora chamou dois representantes de torcida de Remo e Paysandu para definir o lado de cada um. Sabendo disso, fui até o Mangueirão e o funcionário Hamilton Branco, o popular Socó, ex-jogador do Remo, permitiu a minha entrada no estádio para que eu pudesse medir os lados e ver qual era o maior para o Remo. Depois fui até o Superintendente da Fundação Desportiva Paraense, Alcyr Braga, que era grande benemérito do Remo, e fiz uma exposição com os motivos para que a torcida fosse para esse lado e ele concordou”, relembra, seguindo o desfecho totalmente improvável. 

“Eu, Manoel Ayan e Eduardo Souza fomos ao estádio na véspera do jogo e dormimos lá. Acordamos às 5 horas da manhã e estendemos as faixas na arquibancada maior, que caberia com conforto a torcida do Remo. Isso aconteceu porque outras emissoras estavam pleiteando o direito de escolher os lados das torcidas. E foi assim que aconteceu. Foi um jogo espetacular e naquele dia a torcida do Remo fez a diferença”, encerra. 

Fonte: Esporte – OLiberal.com 

Deixe seu comentário
Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Pará1 mês ago

Milhares de Fiéis Participam da Marcha Para Jesus em Ananindeua

Neste sábado (24), a cidade de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, foi palco da Marcha Para Jesus, considerada o...

Esportes2 meses ago

Motocross, Música e Emoção: O Julho Memorável de Portel no Marajó

Portel, no Marajó, viveu um julho inesquecível com uma programação cultural e esportiva intensa, atraindo milhares de pessoas. O ponto...

Notícias4 meses ago

Hospital Regional de Marabá Oferece Atendimento Especializado para Gestantes de Alto Risco

Deiglaine Gomes Vieira, de 28 anos, residente em Nova Ipixuna, está grávida de oito meses e, devido à hipertensão e...

Destaque4 meses ago

Governo do Pará Declara Utilidade Pública para Desapropriação em Belém

O Governo do Estado do Pará anunciou a declaração de utilidade pública para fins de desapropriação de imóveis localizados na...

Destaque4 meses ago

Governador do Pará e Líderes Judiciais Firmam Acordo para Combater Violência contra Mulheres no Marajó

Em uma sessão histórica realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o governador do Pará, Helder Barbalho, uniu forças com...

Destaque4 meses ago

Pará Registra Queda de 29% nos Alertas de Desmatamento em Maio e Obtém Maior Redução da Amazônia Legal

O estado do Pará continua a avançar de maneira significativa na luta contra o desmatamento. Em maio de 2024, o...

Destaque5 meses ago

Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago

Na noite da última terça-feira, 14, a polícia prendeu uma dupla de assaltantes no início da avenida Augusto Montenegro, próximo...

Destaque