Conecte-se conosco

Notícias

Quer abrir uma empresa? Veja dicas para o negócio dar certo!

Publicado

Dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) apontam que existem hoje no Estado do Pará 478.690 pequenos negócios optantes do simples nacional, sendo 338.499 (71%) Microempreendedores Individuais e 140.191 (29%) Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (ME + EPP). Abrir a própria empresa exige planejamento, estratégia e, sobretudo, conhecimento de mercado e do negócio.
Maria Aurineide Alexandre da Silva, 55, é confeiteira. Começou cedo a ter contato com a cozinha trabalhando em casas de famílias. Costumava fazer encomendas para amigos e conhecidos, mas em 2020, com a pandemia da Covid-19, precisou parar com o trabalho para buscar uma nova opção para sobreviver. “Foi quando minha filha me pediu para fazer um bolo de cenoura e passei um ano aprimorando a receita, que foi o pontapé inicial para a minha empresa ‘Madeleines’, que nasceu como uma união de mãe e filha no universo da confeitaria, com bolos caseiros que fazemos artesanalmente”.CONTEÚDO RELACIONADO:Veja como montar seu negócio a partir de R$ 7Empreendedorismo: como alavancar seu negócio virtual
A microempresária sempre procura desenvolver novas receitas e os bolos caseiros fazem sucesso, especialmente o bolo de cenoura com chocolate belga, além de várias outras receitas como bolos confeitados e pudins de cupuaçu e bacuri. “Atualmente, nossos produtos são vendidos apenas em Belém, mas estamos desenvolvendo um projeto para começar a exportar para outros estados em 2024”, antecipa.
Embora o empreendedorismo feminino apresente desafios maiores e constantes, Maria diz que está determinada a superá-los, junto com sua filha, sócia e braço direito, Yasmin Gouvêa. As duas formalizaram a empresa este ano.“Ter um negócio próprio não é fácil no Brasil, mas acreditamos que com dedicação e as orientações corretas, é possível ter sucesso. A Semana do MEI do Sebrae foi essencial para nos ajudar a entender o verdadeiro empreendedorismo, mostrando que os desafios devem ser encarados como fontes de motivação para a realização de nosso sonho”, pondera.Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp!
A empreendedora ressalta que gerir uma empresa de pequeno porte é tão complexo quanto comandar uma grande corporação, principalmente quando se trata de apoio financeiro, cargas tributárias e conquistar um público alvo.
“Por isso, é fundamental ter um planejamento eficiente, controlar o fluxo de caixa, criar um fundo de reserva, registrar as entradas e saídas de mercadoria e, principalmente, ter um diferencial que chame a atenção do cliente para que o negócio dure e prospere. Buscamos trazer soluções e inovações para nossos clientes desde que ele faz a encomenda até a pós-venda do produto ou serviço”.
MODA
A designer de moda Jacke Carvalho, 50, trabalha no mercado de moda desde 2006, desenvolvendo coleções com marca autoral, atuando em diversas frentes, como produtora de moda e figurinista. Já ganhou 6 prêmios em design e moda, além de ministrar oficinas de moda sustentável desde 2011 em várias instituições, mas só conseguiu formalizar sua empresa este ano.
“Sou Microempreendedora Individual (MEI), uma empresa de vestuário e assessórios de moda sustentável. Faço figurinos para artistas e vendo minha produção em eventos e feiras de moda. Não vendo e nem exporto ainda meus produtos, que são peças únicas e autorais, com processo de produção manual, exigindo tempo, mão de obra especializada. Terceirizo parte da produção e muitas vezes em colaboração com artesãs”, detalha.
Segundo ela, viver unicamente da sua empresa ainda não é uma realidade. “Ser independente exige tempo e muito aprendizado sobre capital, planejamento estratégico, tendências de mercado. Não tenho empregados, tenho colaboradores para uma parcela da minha produção. Terceirizo os serviços e parcerias com costureiras, cerâmicas e bordados. Estabelecer uma empresa exige planejamento, paciência, coragem e determinação, mas acredito que estou no caminho certo”.
POUSADA
Parys Souza da Fonseca, 45, é formado em administração e possui uma fábrica de palmito na ilha do Combu há 12 anos. Mais recentemente abriu a pousada “Ilha da Fantasia” que, segundo ele, começou com uma brincadeira. Queria apenas fazer uma casa de veraneio para passar o final e semana. Ocorre que com o tempo muitos amigos pediram para ficar lá no espaço e os pedidos só cresciam e acabei tendo que fazer da minha diversão um negócio de hospedagem e gastronomia que se tornou promissor”.
A pousada possui um espaço gastronômico completo com churrasqueira, fogão, geladeira, adega, frigobar e toda a estrutura para que os clientes possam preparar suas próprias refeições, em um ambiente privativo e perto da natureza.
“Ou seja, na pousada os hóspedes podem levar sua própria comida e bebida se assim desejarem. Ou podem optar pelo nosso cardápio. Além disso, oferecemos um serviço particular de transfer da marina na Bernardo Sayão até a pousada, sendo ida e volta”, detalha.
Segundo o empresário, o mercado no turismo oscila muito no Pará por conta do inverno na região ser muito intenso e rigoroso, com as chuvas prejudicando o negócio nessa época do ano. Na pousada formalizada este ano, Parys emprega cinco pessoas e outras 20 na sua fábrica de palmito. “Abrimos a pousada há 4 meses e estou apostando bastante no negócio já que o turismo é muito forte aqui no nosso Estado e com a COP 30 sendo realizada aqui só temos a crescer!”, aposta.DICAS PARA ABRIR A PRÓPRIA EMPRESABusque o equilíbrio entre emoção X razãoTenha conhecimento no ramo de atividadePesquise o local de instalaçãoConheça a legislaçãoConheça o mercado Cuide das finançasIdentifique se possui o perfil de empreendedor

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias2 semanas atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação3 semanas atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias3 semanas atrás

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo3 semanas atrás

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios1 mês atrás

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios1 mês atrás

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde1 mês atrás

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque