Conecte-se conosco

Notícias

Belém é exemplo em ações para população em situação de rua

Publicado

As políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Belém à população em situação de rua atraiu a atenção do Ministério da Justiça, que decidiu vir à capital paraense ver de perto as iniciativas destinadas a esse grupo populacional. Uma equipe técnica do órgão federal visitou a Casa Rua.
O espaço foi criado em 2022 e é administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que garante assistência médica com consultas, curativos, medicação, vacinação, atividades recreativas, alimentação e outros serviços a quem vive em situação de rua. Diante do que conheceu no espaço, o Ministério da Justiça se comprometeu em pensar formas de apoio e expandir a iniciativa no Pará e no Brasil. 
+ Belém destaca vantagens do “TerPaz Ouvindo as Comunidades”+ Novos projetos com políticas públicas para as mulheres
Nesta nesta segunda-feira, 10, houve uma reunião virtual entre o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e a secretária de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça, Marta Machado. Como resultado, houve a sinalização de um estudo para a Casa Rua ser adotada pela pasta federal com intuito de fomentar políticas básicas a população de rua no país. 
“Essas parcerias com as prefeituras é fundamental para fazer as políticas públicas acontecerem no Brasil. Queremos mostrar para o Brasil essa experiência de Belém com a população de rua”, explicou a secretária Marta Machado. 
Segundo o prefeito Edmilson Rodrigues, é satisfatório ver o trabalho da gestão, em especial o dos servidores da Sesma, ser reconhecido. “Essas pessoas merecem respeito e políticas voltadas para elas. Estamos dispostos a ajudar o Ministério em tudo que precisar”, completou o prefeito.
COOPERAÇÃO TÉCNICA
Ainda durante a reunião, a secretária do Ministério da  Justiça se comprometeu em oferecer a Belém, por meio de acordo de cooperação técnica, capacitações para categoria de servidores que atuam com a população em situação de rua, como os da Guarda Municipal, da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e educadores da Secretaria Municipal de Educação (Semec), formando assim uma rede completa e capacitada realizar atendimento específico com esse grupo da população da cidade. 

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Esportes1 mês atrás

“Muito mídia, pouco jogo”: Neymar retorna ao Santos, mas enfrenta desconfiança

O retorno de Neymar ao Santos, oficializado em janeiro de 2025, foi cercado de grande expectativa por parte da torcida...

Notícias2 meses atrás

Dia Internacional da Mulher: Celebrando Conquistas e Reafirmando Compromissos

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, prestamos homenagem a todas as mulheres que, com sua força,...

Notícias2 meses atrás

Erro de digitação da Liesa nas notas da Grande Rio gera polêmica no Carnaval 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou nesta quinta-feira (6) o mapa oficial das notas do Carnaval 2025,...

Notícias3 meses atrás

Belém celebra 409 anos com programação especial

A cidade de Belém completa 409 anos neste domingo (12), com uma programação repleta de atividades que vão desde celebrações...

Notícias4 meses atrás

Adolescente morre em Moju após ser atingido por disparo acidental de arma caseira

Um trágico incidente resultou na morte do adolescente Arthur Maia de Souza, de 14 anos, na zona rural de Moju,...

Entretenimento4 meses atrás

Justiça Mantém Suspensão de Show de Joelma em Santa Bárbara do Tugúrio

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou, nesta semana, o pedido da Prefeitura de Santa Bárbara do Tugúrio...

Segurança Pública5 meses atrás

Pará Avança em Segurança Pública: Conheça as Cidades Mais Seguras do Estado em 2024

O estado do Pará tem registrado avanços significativos em segurança pública, refletidos em recentes rankings nacionais. De acordo com o...

Destaque