Conecte-se conosco

Notícias

Projeto em Belém transforma câmara de pneus em bijouterias

Publicado

Incentivar a produção de bijuteria e artigos de design, a partir de câmaras descartadas de pneus para a preservação do meio ambiente. Este foi o objetivo da Prefeitura de Belém ao realizar a oficina de Reutilização de Pneus realizada nesta quinta-feira, 21, no anexo III da Unidade Coordenadora do Programa e Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben). A oficina faz parte do Projeto Social do Promaben, que busca, ao mesmo tempo, ofertar alternativas de renda aos moradores dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação. 
Para a adolescente Cilene Souza, de 15 anos, novas perspectivas se abriram para ela. “Eu nunca tinha pensado que câmaras de pneu pudessem se tornar coisas tão bonitas. Espero poder vender essas bijuterias que a gente tá aprendendo a fazer”, disse. 
A designer Isabela Sales, que trabalha há oito anos com o reaproveitamento da câmara do pneu, ressaltou que por ser um material abundante e de alto impacto ambiental, as peças se tornam também uma fonte de renda e ajudam a retirar uma quantidade de produto poluente das ruas. “Além disso, ensinar outras pessoas e mostrar as possibilidades desse material, é uma forma de fazer com que ele saia das ruas e se torne fonte de renda para as famílias”, comentou. CONTEÚDO RELACIONADOUsinas e cooperativas: Grande Belém precisa reciclar o lixoPosto de coleta de recicláveis é reaberto em BelémPor meio do Projeto Social do Promaben, A Prefeitura de Belém assume o compromisso de oferecer às famílias afetadas pelas obras do Programa conhecimentos que lhes garantam sustentabilidade, assim como, promover a educação ambiental.
A subcoordenadora Ambiental do Promaben, Simone Ribeiro, afirma que acredita na importância de garantir a sustentabilidade tanto ao meio ambiente, quanto das famílias. “A oficina de bijuteria foi pensada pela facilidade de comercialização das peças, pela facilidade de encontrar o material e obter custo baixo para a produção das peças, que podem render bem para desejar vendê-las”. 
Para a moradora do Jurunas e cabeleireira Ana Reis, de 57 anos, inovar com a produção de bijuterias para se manter competitiva no mercado é fundamental. “Como eu trabalho com artesanato e sempre faço cursos para me manter atualizada, ainda não tinha feito bijuterias com câmera de pneus. Quando eu vi a chamada para o curso, percebi que seria um bom diferencial para eu ter no salão. É muito gratificante também, porque é um aprendizado que posso passar adiante às mulheres da minha comunidade”.  

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

  Esta foi a primeira oficina de bijuterias feitas com câmaras de pneu promovida pelo Projeto Social do Promaben, por meio do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas). Além dela, já foram realizadas também oficina de Aproveitamento de Pneus para confecção de floreiras, de Reutilização de Garrafas Pet e de Reaproveitamento de Alimentos.
O Programa já promoveu também ações de Combate ao Descarte Irregular de Resíduos Sólidos e Mutirões da Juventude, com o objetivo de limpar as ruas dos bairros onde moram e incentivar o descarte correto e o reaproveitamento de resíduos sólidos.

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias3 semanas atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação3 semanas atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias4 semanas atrás

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo4 semanas atrás

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios1 mês atrás

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios1 mês atrás

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde1 mês atrás

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque