Conecte-se conosco

Esportes

Pra quem respira o futebol feminino, a desclassificação na Copa do Mundo escancara falta de apoio

Publicado

A participação da Seleção Brasileira feminina na Copa do Mundo de 2023 não foi das melhores. Mas apesar da desclassificação amarga, ainda na primeira fase, as lições do maior torneio de seleções do mundo são valiosas e refletem diretamente na forma como o futebol feminino é pensado, ao menos na opinião de quem respira diariamente a modalidade.

E hoje em dia não são poucas as mulheres que almejam uma carreira futebolística. De um estado sem tradição e sem torneios, o Pará viu o futebol feminino crescer nos últimos anos, graças ao empenho de alguns clubes e a dedicação de profissionais como a preparadora física Cássia Gouvêa.

Depois de uma passagem bem sucedida pela Esmac, a preparadora física Cássia Gouvêa foi para o Remo. (Carmem Helena / O Liberal)

Aos 25 anos, ela acumula grandes trabalhos na Esmac e agora no Clube do Remo. Só de títulos paraenses foram quatro (2018, 2019, 2020 com a Esmac e 2022 com o Remo). Iniciou sua jornada no futebol ainda nas categorias de base da Tuna, até transferir-se para o clube de Ananindeua, que, em 2022, esteve na elite do futebol feminino. Para ela, o esporte vive uma crescente e a Copa do Mundo mostrou a necessidade de seguir investindo.

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

“Desde a Copa do Mundo de 2019, com aumento da mídia em cima da modalidade, pudemos ver uma mudança no olhar das pessoas pro futebol feminino. Muitas meninas viram o futebol como uma possibilidade, coisa que antes não viam. As federações começaram a dar um olhar maior, vimos um aumento de times disputando o campeonato nos últimos tempos e creio que isso vai aumentar ainda mais depois dessa copa, que quebrou vários recordes de público e audiência”, avalia.

VEJA MAIS

[[(standard.Article) Remo goleia Sparta e está classificado para as oitavas da Copa do Brasil Sub-20]]

[[(standard.Article) Remo se pronuncia após saída de jogadoras do futebol feminino: ‘sempre estivemos ao lado delas']]

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

[[(standard.Article) Desbande: jogadoras do Clube do Remo se desligam do time após acesso à Série A2]]

E embora o time tenha perdido precocemente, a preparadora prefere enxergar a saída pela forma positiva, se comparado a outras seleções com maior investimento e incentivo. “Isso reflete muita coisa, mas não é uma sentença. O investimento que o Brasil tem feito vai refletir muito mais nas gerações futuras, não conseguimos ver o tamanho do reflexo do investimento recente porque é algo a longo prazo. O mundo investe há mais tempo, então é natural que já colha frutos”, explica, sobretudo em relação à Espanha e Inglaterra, que decidem o título neste sábado.

“A Espanha vem investindo na base há muito tempo, vem chegando em finais de mundial Sub-17 e Sub-20, isso é reflexo. A Inglaterra é a atual campeã europeia, um continente que investe muito na modalidade. O futebol sul-americano, tanto a nível de clubes, quanto de seleções, ainda caminha a passos de formiga, isso conta muito. Temos talentos, mas nem tanta oportunidade de crescer aqui. Por isso, vemos até os EUA buscando atletas aqui… Algumas podem ceder e acabar se naturalizando”, adverte.

“Investir em base é primordial, bem como aumentar a quantidade de jogos no campeonato adulto” – Cássia Gouvêa, preparadora física. 

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Por outro lado, ela avalia que o crescimento do futebol feminino não pode ser alcançado somente com investimento nos clubes, faltando também a contribuição do poder público. “Este ano tivemos o Campeonato Sub-17 e Sub-20, com poucos clubes, mas tivemos. Consolidando este tipo de competição, podemos começar a atingir mais clubes. Investir em base é primordial, bem como aumentar a quantidade de jogos no campeonato adulto”, acredita.

E talentos não faltam. Com a exposição diária dos jogos da Copa do Mundo, tem sido possível assistir belas partidas, que exercem uma influência e tanto na própria sociedade. “Nunca vi tanta menina jogando bola na rua e nunca vi tanta procura pra fazer teste em clube. A mentalidade está mudando e elas veem agora o futebol como uma opção. O mercado ainda precisa de mais força. Acabamos tendo uma média alta de idade na maioria dos clubes”, diz.

[[(standard.Article) Marta deseja participar das Olimpíadas e opina sobre ‘Copa decepcionante']]

[[(standard.Article) Em jogo disputado, Inglaterra vence Austrália e encara a Espanha na final da Copa do Mundo feminina]]

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Enquanto a Copa do Mundo encerra neste domingo, às 7 da manhã, na final entre Espanha e Inglaterra, a preparadora tem muito trabalho com o time feminino do Clube do Remo, que já foi campeão paraense deste ano e garantiu vaga no Campeonato Brasileiro A2, equivalente à segunda divisão masculina.

Fonte: Esporte – OLiberal.com 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias2 semanas atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação2 semanas atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias3 semanas atrás

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo3 semanas atrás

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios4 semanas atrás

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios4 semanas atrás

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde4 semanas atrás

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque