Notícias
Poeta paraense Antonia Nayane lança “Abraço sua crina”
“Dentro do meu quarto
um cavalo vela meu sono
sempre que rompe a imobilidade
e o chão flutua a impermanência
abraço sua crina
como se fosse o cabelo de novos tempos.”
Antonia Nayane
No próximo sábado, dia 27 de janeiro, às 18h30, a escritora Antonia Nayane estará lançando o livro “abraço sua crina”, na livraria Travessia. O evento terá um bate-papo da autora com o escritor Felipe Cruze e com a poeta Roberta Tavares, além de uma sessão de autógrafos. Através de uma linguagem poética, a obra traça percursos em torno de atravessamentos com as memórias da avó, da casa, do cotidiano, do corpo e do território amazônico, de onde a autora é oriunda.
A escritora ainda residia no Pará, seu estado de origem, quando deu início a feitura do livro “Abraço sua crina”. Desenvolveu alguns poemas e finalizou o livro quando aportou em Minas Gerais. Por isso, segundo a autora, “o livro existe nesse lá e cá”. A narrativa versa, também, sobre essa experiência de transitoriedade, na partida como experiência poética, no encontro e entendimento sobre a casa e o tempo. O livro “Abraço sua crina” foi lançado primeiro em Minas Gerais, em junho de 2023.
“Foi uma alegria lançar o “Abraço sua crina” em Minas Gerais e ver o livro circulando pelos diversos estados do Brasil, isso possibilita que o Brasil leia seus brasis e que a literatura cumpra seu papel de aproximar distâncias. Minha poética tem território e meu livro tem sotaque de água, lança-lo aqui é relembrar que nosso território e nossa gente, apesar de tudo, tem uma profunda vocação para a criação poética e que a produção literária sempre esteve pulsante aqui”, afirma Nayane.
Outro tema desenvolvido no livro a partir da escrita criativa versa sobre a experiência de hospitalização da escritora. Nascida diagnosticada com Fissura Transforme Bilateral e Fenda Palatina, popularmente conhecida como lábio leporino e goela de logo. Em 1991 iniciou seu tratamento hospitalar para reabilitação totalizando quase 30 anos de tratamento
entre 12 cirurgias e diversos procedimentos hospitalares. Embora o livro não se resuma a tal experiência, há poemas em que a escritora submete os leitores no denso de suas palavras cirúrgicas capazes de transferir a pessoa que a lê sua fissura e cicatriz.
Antonia Nayane é cientista social e artista. Desenvolve sua poética a partir da palavra, da fotografia e do bordado. É autora do livro “Abraço sua crina”, publicado pela Impressões de Minas Editora. O livro foi realizado através da lei municipal de cultura de BH , uma política pública de incentivo e fomento à produção artística do município de Belo Horizonte.SERVIÇO
🗓️27/01/2024
⏰ sempre das 18:30h
📍 Livraria Travessia (Alcindo Cacela, 1404 – Umarizal)
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias
-
Destaque9 meses atrás
Prefeitura de Belém instala Sala de Situação do Controle e Combate à Dengue
-
Destaque9 meses atrás
Hospital Regional em Marabá promove ações de conscientização sobre câncer de intestino
-
Saúde4 semanas atrás
Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde
-
Destaque8 meses atrás
Após 6 meses de guerra, Hamas pede desculpas aos palestinos
-
Destaque6 meses atrás
Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago
-
Destaque8 meses atrás
Ação sustentável no Hospital Regional em Marabá estimula o consumo consciente de papel
-
Cultura7 meses atrás
Barcarena promove Escuta Cultural para implementação da Política Nacional Aldir Blanc
-
Notícias7 meses atrás
Confissão de Suspeito Impulsiona Investigação e Pode Desmantelar Grupo Criminoso em Ananindeua