Conecte-se conosco

Notícias

“Pensar só no lucro é coisa do passado”, diz Raul Jungmann

Publicado

“Não há mais como pensar só em ter lucro e esquecer a sustentabilidade”, destacou Raul Jungmann, Diretor-Presidente do IBRAM (Instituto de Mineração do Brasil), durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (31), na Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, que ocorre em Belém. 
No evento, Jungmann ressaltou que o mundo está em um momento em que não há mais como voltar e que é preciso pensar em soluções e fazer ações para a transição para um momento de desenvolvimento sustentável. 
“Hoje, não basta ter lucro, não basta ter negócio, é claro que isso é importante, mas isso tem que vir a partir da sustentabilidade. No passado, achava-se que a única coisa que importava era o lucro, e hoje, a sustentabilidade é o lucro e quem não entender isso vai ficar no passado”, afirmou o presidente. 
Jungmann destacou que a preservação da natureza é um dever de todos e que todos os setores da sociedade devem estar envolvidos na discussão, por isso, a conferência se fez tão importante, já que um dos objetivos é promover o debate sobre o desenvolvimento sustentável e crise do clima. 
“A nossa preocupação ao organizar essa conferência foi a questão da responsabilidade comum que todos temos hoje com a questão do clima. Façamos o que fizermos, a partir da perspectiva que cada um tem, nós estamos com a responsabilidade da questão da superação dessa crise. Eu acho que se não superarmos essa crise, não teremos futuro”, destacou. 
Sustentabilidade na mineração 
O Diretor-Presidente do IBRAM, pontuou na coletiva que muitas das vezes, a mineração é confundida com garimpo e é lembrada por tragédias ambientais como a de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais. Segundo Raul Jungmann, o setor está trabalhando para evitar que acidentes como esses não ocorram mais. 
Ele destacou que a mineração está presente em tudo na sociedade, mas, não é reconhecida. “Não existe civilização sem mineral e também não vamos fazer a transição para a economia de baixo carbono sem os minerais críticos, que como citou Tony Blair, são fundamentais para a transição”, declarou o diretor-presidente ao citar o problema de comunicação que o setor tem com a sociedade civil. 
O presidente IBRAM ainda falou que para fazer a transição é preciso discutir o assunto diretamente com os setores, ouvindo os povos tradicionais, assim como o conhecimento tecnológico.  
“Essa transição exige recursos. Os países desenvolvidos que têm uma responsabilidade anterior com a questão do clima porque produzem mais CO2, mas não adianta culpar, a ‘casa’ é só uma. E eu acho que como fazer é responder as perguntas, ouvindo as proposições e criando oportunidades”, afirmou. 
Para Jungmann essa transição precisa ser em escala, mas ele lembrou que o Brasil nunca desenvolveu um projeto para a Amazônia. 
“O Brasil nunca desenvolveu um projeto para a Amazônia. Não há um projeto para a Amazônia. Em ideias, propostas tem muito, mas para criar de fato, você precisa do estado, da participação do setor privado e da sociedade”, disse. 
Ainda na coletiva, Raul revelou que cerca de 50 milhões de dólares estão previstos para serem investidos na região entre os anos de 2023 e 20267, destes 14 bilhões (mais R$ 69 bilhões vão ser destinados para o Pará.  

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Pará1 mês ago

Milhares de Fiéis Participam da Marcha Para Jesus em Ananindeua

Neste sábado (24), a cidade de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, foi palco da Marcha Para Jesus, considerada o...

Esportes2 meses ago

Motocross, Música e Emoção: O Julho Memorável de Portel no Marajó

Portel, no Marajó, viveu um julho inesquecível com uma programação cultural e esportiva intensa, atraindo milhares de pessoas. O ponto...

Notícias4 meses ago

Hospital Regional de Marabá Oferece Atendimento Especializado para Gestantes de Alto Risco

Deiglaine Gomes Vieira, de 28 anos, residente em Nova Ipixuna, está grávida de oito meses e, devido à hipertensão e...

Destaque4 meses ago

Governo do Pará Declara Utilidade Pública para Desapropriação em Belém

O Governo do Estado do Pará anunciou a declaração de utilidade pública para fins de desapropriação de imóveis localizados na...

Destaque4 meses ago

Governador do Pará e Líderes Judiciais Firmam Acordo para Combater Violência contra Mulheres no Marajó

Em uma sessão histórica realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o governador do Pará, Helder Barbalho, uniu forças com...

Destaque4 meses ago

Pará Registra Queda de 29% nos Alertas de Desmatamento em Maio e Obtém Maior Redução da Amazônia Legal

O estado do Pará continua a avançar de maneira significativa na luta contra o desmatamento. Em maio de 2024, o...

Destaque5 meses ago

Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago

Na noite da última terça-feira, 14, a polícia prendeu uma dupla de assaltantes no início da avenida Augusto Montenegro, próximo...

Destaque