Conecte-se conosco

Notícias

Pará vai ganhar 2,8 mil novas vagas na educação infantil

Publicado

O Ministério da Educação publicou ontem, 11, a Portaria nº 42, que informa a transferência automática de recursos financeiros aos municípios e ao Distrito Federal, para a manutenção de novas turmas de educação infantil. Estão sendo contemplados 12 municípios paraenses com valores que somam R$ 10.714.025,52 para a abertura de 2.864 novas vagas em estabelecimentos educacionais públicos ou em instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos conveniadas com o Poder Público.
São 1.923 vagas para creches públicas, sendo 1.170 em creches de período parcial e 753 em creches de período integral. Já para as pré-escolares para os 12 municípios paraenses são ao todo 941 vagas, sendo 771 para o período parcial e 170 em pré-escolas de tempo integral.
As vagas são destinadas às prefeituras que cadastraram novas matrículas em novas turmas e que ainda não tinham sido contempladas com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Os municípios beneficiados são os que realizaram o cadastro das novas vagas conforme prevê a Lei 12.722/2012, que estabelece as regras para o apoio financeiro da União com o objetivo de ampliar a oferta de educação infantil.
A Portaria define ao todo a liberação de mais de R$ 95 milhões para a educação infantil em 221 municípios, para a criação de 19.756 novas vagas em todo o Brasil. Segundo o Censo Escolar 2022, existem 74,4 mil creches, em todo o país, das quais 66,4% são da rede pública e 33,6%, da rede privada. Dessas, mais da metade, possuem convênio com a rede pública de educação infantil.
NOVAS VAGAS
De acordo com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, os recursos viabilizarão 19.756 novas vagas, sendo 6.727 em creches de período parcial e 4.431 em creches de período integral. Outras 7.447 vagas serão destinadas a vagas pré-escolares em período parcial e 1.151, em período integral.
Os valores descritos no documento serão repassados às secretarias municipais diretamente na conta-corrente cadastrada no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Sismec). Os municípios devem apresentar a prestação de Contas até 30 de junho de 2024 ao Conselho do Fundeb, por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (Sigpc).
PARA ENTENDER
Estados beneficiados
Estão recebendo esses recursos, além das 12 prefeituras do Pará, municípios dos Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. 

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Esportes3 semanas atrás

“Muito mídia, pouco jogo”: Neymar retorna ao Santos, mas enfrenta desconfiança

O retorno de Neymar ao Santos, oficializado em janeiro de 2025, foi cercado de grande expectativa por parte da torcida...

Notícias4 semanas atrás

Dia Internacional da Mulher: Celebrando Conquistas e Reafirmando Compromissos

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, prestamos homenagem a todas as mulheres que, com sua força,...

Notícias1 mês atrás

Erro de digitação da Liesa nas notas da Grande Rio gera polêmica no Carnaval 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou nesta quinta-feira (6) o mapa oficial das notas do Carnaval 2025,...

Notícias3 meses atrás

Belém celebra 409 anos com programação especial

A cidade de Belém completa 409 anos neste domingo (12), com uma programação repleta de atividades que vão desde celebrações...

Notícias3 meses atrás

Adolescente morre em Moju após ser atingido por disparo acidental de arma caseira

Um trágico incidente resultou na morte do adolescente Arthur Maia de Souza, de 14 anos, na zona rural de Moju,...

Entretenimento3 meses atrás

Justiça Mantém Suspensão de Show de Joelma em Santa Bárbara do Tugúrio

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou, nesta semana, o pedido da Prefeitura de Santa Bárbara do Tugúrio...

Segurança Pública4 meses atrás

Pará Avança em Segurança Pública: Conheça as Cidades Mais Seguras do Estado em 2024

O estado do Pará tem registrado avanços significativos em segurança pública, refletidos em recentes rankings nacionais. De acordo com o...

Destaque