Conecte-se conosco

Notícias

Há 20 anos, Paysandu caía diante do Boca na Libertadores

Publicado

Era 15 de maio de 2003. Uma quinta-feira de caos no trânsito da Grande Belém, em virtude de uma greve dos rodoviários. Apesar disso, no início da noite, o Mangueirão já estava abarrotado. Seja de carro particular, transporte alternativo ou mesmo a pé, 59.930 espectadores lotaram o Estádio Olímpico do Pará para assistir ao jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores da América. Em campo, o Paysandu tentaria eliminar o tradicional Boca Juniors, após ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, na mítica La Bombonera, grças ao histórico gol marcado por Iarley.LEIA TAMBÉM:Ex-bicolor lembra derrota para o Boca e desabafa: ‘chegaríamos na final'20 anos de La Bombonera: Iarley relembra o dia de heróiNo entanto, a história de Davi contra Golias não se repetiu daquela vez. O time argentino, uma das maiores forças do futebol sul-americano em todos os tempos, fez valer sua tradição, dominando o jogo em busca da reviravolta e fazendo 4 a 2 no placar. O suficiente para seguir vivo no torneio e alcançar seu quinto título, ao bater o Santos de Diego e Robinho na grande final.Apesar da eliminação diante da torcida, pode-se dizer que o Paysandu caiu de pé. Assim como na histórica vitória em La Bombonera, a equipe comandada pelo técnico uruguaio Dario Pereira terminou o jogo com apenas nove jogadores em campo, aplaudida pela Fiel Bicolor. SANGUE FRIO ARGENTINOO experiente Boca Juniors, comandado pelo treinador multicampeão Carlos Bianchi, mostrou sangue frio jogando fora de casa e soube matar a partida quando teve a chance. A “remontada” começou aos 15 minutos do primeiro tempo. Após jogada pela direita do jovem Carlos Tévez, na época com apenas 19 anos, Schelotto precisou chutar duas vezes para superar o goleiro Ronaldo e fazer 1 a 0. 

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 Com tudo igual no placar agregado (1 a 1), resultado que levaria a decisão para os pênaltis, o Boca controlou o jogo até o intervalo, mas quando voltou para o segundo tempo acabou cedendo à pressão bicolor.Empurrado por sua apaixonada torcida, o Paysandu foi com tudo ao ataque logo nos primeiros minutos da etapa final, forçando o goleiro Abbondanzieri a fazer grandes defesa, especialmente nos chutes de Lecheva e Sandro. Aos 8 minutos, porém, o arqueiro xeneize não teve chance de defesa. Vélber lançou para Lecheva na entrada da área. O meia acertou um belo chute no meio do gol de Abbondanzieri. O Mangueirão explodiu em festa. Estava tudo igual no placar.
SCHELOTTO CIRÚRGICOApesar do empate ser suficiente para garantir sua classificação, o Paysandu continuou indo para cima do adversário. O Boca, por seu turno, não se desesperou e contou com uma atuação cirúrgica de seu principal jogador, Guillermo Barros Schelotto, que soube explorar explorando a empolgação dos donos da casa para contruir. 

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 Aos 12 minutos, Em um rápido contra-ataque pela direita, Schelotto superou a marcação bicolor e cruzou rasante para Delgado, livre de marcação, tocar na saída de Ronaldo. Aos 23, o Boca Juniors ficou ainda mais próximo da vaga. Com a bola dominada, Tévez invadiu a área e foi derrubado por Gino. Pênalti cobrado por Schelotto, que acertou uma bomba no meio do gol para fazer 3 a 1.Dois minutos depois, outro pênalti para o Boca. Dessa vez, o próprio Schelotto foi derrubado na área com um carrinho de Wellington, que acabou sendo expulso. O artilheiro argentino repetiu o estilo da cobrança anterior e fez 4 a 1.
APLAUSOS APÓS O APITO FINAL Depois disso, o jogo ficou ainda mais dramático. Sandro foi expulso após cometer falta violenta num adversário. Houve ainda o gol contra de Burdisso, aos 41 minutos, mas não havia mais tempo para o Paysandu evitar a derrota. A Fiel Bicolor, como sempre, fez sua parte e aplaudiu orgulhosamente aquela equipe que marcou época e entrou para a história, na primeira e única vez do Papão na Libertadores.VEJA OS GOLS DA PARTIDAFICHA TÉCNICAPaysandu 2 x 4 Boca JuniorsData: 15.05.2003Árbitro: Jorge Larrionda (URU)PAYSANDU: Ronaldo; Wellington, Gino, Jorginho e Luis Fernando (Jobson); Sandro, Bruno, Welber (Balão) e Lecheva; Iarley e Vandick.Técnico: Dario PereiraBOCA JUNIORS: Abbondanzieri; Schiavi, Burdisso, Crosa e Jeres; Cascini, Battaglia, Cagna (Gustavo Pinto) e Tévez; Delgado (Donnet) e Guillermo Barros Schelotto.Técnico: Carlos Bianchi.GOLS: Schelotto 14'/1T (Boca), Lecheva 6'/2T (Paysandu), Delgado 12'/2T (Boca), Schelotto 22'/2T (Boca), Schelotto 25'/2T (Boca) e Burdisso 41'/2T (contra-Paysandu).ASSISTA AO JOGO COMPLETOVEJA MAIS:

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Esportes1 mês atrás

“Muito mídia, pouco jogo”: Neymar retorna ao Santos, mas enfrenta desconfiança

O retorno de Neymar ao Santos, oficializado em janeiro de 2025, foi cercado de grande expectativa por parte da torcida...

Notícias1 mês atrás

Dia Internacional da Mulher: Celebrando Conquistas e Reafirmando Compromissos

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, prestamos homenagem a todas as mulheres que, com sua força,...

Notícias2 meses atrás

Erro de digitação da Liesa nas notas da Grande Rio gera polêmica no Carnaval 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou nesta quinta-feira (6) o mapa oficial das notas do Carnaval 2025,...

Notícias3 meses atrás

Belém celebra 409 anos com programação especial

A cidade de Belém completa 409 anos neste domingo (12), com uma programação repleta de atividades que vão desde celebrações...

Notícias4 meses atrás

Adolescente morre em Moju após ser atingido por disparo acidental de arma caseira

Um trágico incidente resultou na morte do adolescente Arthur Maia de Souza, de 14 anos, na zona rural de Moju,...

Entretenimento4 meses atrás

Justiça Mantém Suspensão de Show de Joelma em Santa Bárbara do Tugúrio

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou, nesta semana, o pedido da Prefeitura de Santa Bárbara do Tugúrio...

Segurança Pública4 meses atrás

Pará Avança em Segurança Pública: Conheça as Cidades Mais Seguras do Estado em 2024

O estado do Pará tem registrado avanços significativos em segurança pública, refletidos em recentes rankings nacionais. De acordo com o...

Destaque