Conecte-se conosco

Notícias

O escolhido! confira se os carapanãs se atraem por você

Publicado

Por mais que muitos não acreditem, é fato que carapanãs, como são chamados os mosquitos em regiões da Amazônia, possuem atração por certos tipos de pessoas. Isso é explicado por um fato: os odores expelidos pelo corpo. 
Os insetos que se alimentam de sangue (hematófagos) reconhecem, através das antenas, o cheiro de suas presas. Já a diferença desses cheiros, de pessoa para pessoa, depende dos seguintes fatores:
Dióxido de Carbono: Pessoas que exalam mais CO₂ atraem mais insetos hematófagos e , consequentemente, possuem maior facilidade de serem picadas por carapanãs. Entretanto, não existem condições que façam pessoas exalar mais CO₂ que outras, sendo impossível saber quem tem mais risco neste quesito. 
Suor e temperatura corporal: as substâncias expelidas pelo corpo, tais como ácido lático, ácido úrico e amônia são altamente atrativas para os mosquitos. O aumento da temperatura corporal depois da prática de exercícios também faz o inseto “te carregar”.
Bactérias: Um estudo mostrou que o alto número e a baixa diversidade de bactérias na pele fazem o mosquito ser atraído. LEIA TAMBÉM:+ Dengue e chikungunya sobem no Brasil e não atingem o Pará+ Brasil tem aumento em casos de dengue, Zika e chikungunya+ Advogada é encontrada morta com tiro na cabeça no Pará
Gestantes: elas são mais atrativas aos mosquitos, pois possuem maior temperatura corporal e exalam mais CO₂.
Genética:  segundo estudo da London School of Hygiene and Tropical Medicine, os genes têm forte influência no quanto as pessoas são picadas pelo inseto. O estudo se deu a partir de testes: os pesquisadores encontraram uma correlação de que nos gêmeos univitelinos (mesmo material genético), o carapanã distribui as picadas igualmente, já no caso dos bivitelinos (materiais genéticos diferentes), o inseto tem uma presa preferida. 
Cheiro: pesquisadores concordam que o cheiro do corpo das pessoas é o meio pelo qual os carapanãs escolhem suas vítimas. 
Fator hereditário: outro estudo concorda que a atração dos mosquitos é tão hereditária quanto a cor da pele, altura e até mesmo inteligência. Agora novos estudos precisam descobrir por quais cromossomos os insetos se atraem mais. 
A pesquisa da matéria, obtida pelo portal UOL, foi realizada pelo veterinário, especialista em parasitologia e pesquisador do Instituto Aggeu Magalhães, da Fiocruz, Filipe Dantas-Torres e Reginaldo Peçanha Brazil, doutor em parasitologia pela Universidade de Liverpool e pesquisador titular da Fiocruz no Rio de Janeiro.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias2 semanas atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação2 semanas atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias3 semanas atrás

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo3 semanas atrás

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios4 semanas atrás

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios4 semanas atrás

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde4 semanas atrás

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque