Conecte-se conosco

Notícias

Mais quente? Nova onda de calor mais forte pode chegar

Publicado

A onda de calor que está assombrando os brasileiros pode ter uma “nova edição” esse mês de outubro, e como se não bastasse, pode ser ainda mais forte.
 Segundo a Climatempo e a Metsul, há possibilidade de temperaturas ainda mais altas do que as registradas ainda no fim de setembro. A previsão é de atuação de sistemas de alta pressão atmosférica, gerando mais calor para um mês que, naturalmente, é quente no Brasil, segundo a Climatempo. A presença do El Niño ajuda a manter o ar mais quente do que o normal sobre o país
LEIA TAMBÉM:
Chuva deu um alívio, mas calor deve voltar com força totalCalor! Ladrão invade sorveteria e rouba 12 litros de sorveteComo ficam as temperaturas?
Em outubro, as temperaturas vão ficar acima do normal para o mês em várias cidades do país. Os termômetros podem registrar de 2°C a 3°C a mais do que a média normal em estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Rio, Goiás, Mato Grosso e na maior parte de São Paulo.
Quer ficar por dentro de todas as notícias? Acesse o canal do DOL no Whatsapp
Já em boa parte do litoral do Nordeste e em toda a região Sul, as temperaturas ficam até 1°C mais altas do que o normal para o mês. 
E as chuvas?
A distribuição das chuvas varia em cada região do país, mas, de modo geral, a Região Sul será a mais afetada pela alta de precipitação. 
Confira:
Região Sul
O Sul terá chuvas provocadas pelo calor, frentes frias e áreas de baixa pressão. Podem ocorrer ciclones extratropicais.
Onde chove acima da média? 
Em todo o Rio Grande do Sul e na maioria das áreas de Santa Catarina, segundo a Climatempo. No oeste de Santa Catarina e no estado do Paraná, as precipitações devem ficar um pouco acima da média.
Região Norte
O El Niño causará forte impacto na região Norte, com menos chuva durante o verão, informa a Climatempo.
Onde chove abaixo da média? 
Em Roraima, no leste e nordeste do Amazonas, em quase todo o estado do Pará e também no norte e oeste do Tocantins, segundo a Climatempo. Nas outras áreas, chove um pouco abaixo da média.
Região Sudeste
A chuva na Região Sudeste durante o mês de outubro será provocada pelo calor. Estão previstos temporais, chuvas intensas de curta duração e em pequenas áreas, diz a Climatempo. Não há previsão de chuva generalizada na região em outubro.
Onde terá chuva abaixo da média?
 Em quase todas as áreas de Minas Gerais, no Espírito Santo e no norte do estado do Rio. Em Vitória e Belo Horizonte, a expectativa é de que o mês termine com volumes de chuva abaixo do normal.
Onde terá chuva dentro da média? 
No centro, norte e noroeste de São Paulo, no sul de Minas, na Zona da Mata mineira, na região serrana do Rio, no Grande Rio e na região dos Lagos.
Onde terá chuva um pouco acima da média? 
No sul do estado do Rio de Janeiro, no oeste, centro, sul e leste de São Paulo.
Região Centro-Oeste.
Estão previstos calor e irregularidade da chuva, afirma o Climatempo. Várias áreas no Centro-Oeste podem ficar dias seguidos sem chuva.
Onde chove um pouco abaixo da média?
 Em todo o estado de Goiás, no Distrito Federal, em quase todas as áreas de Mato Grosso (incluindo Cuiabá) e também no norte e oeste de Mato Grosso do Sul (incluindo o Pantanal).
Onde chove dentro da média? 
Nas regiões centro, sul e leste de Mato Grosso do Sul.
Região Nordeste
Outubro é um mês seco e de pouca chuva em quase todo o Nordeste.
A Climatempo prevê que haverá “pouquíssima” chuva em outubro no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas —mas dentro da normalidade do mês, naturalmente seco nessas áreas. Em algumas áreas como sul do Piauí, oeste e sul da Bahia, deverá haver ainda menos chuvas do que o normal.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias2 semanas atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação3 semanas atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias3 semanas atrás

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo4 semanas atrás

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios1 mês atrás

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios1 mês atrás

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde1 mês atrás

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque