Conecte-se conosco

Notícias

Autismo: Pará inaugura laboratório de formação profissional

Publicado

Um grande avanço na política de atendimento à pessoa autista no Estado foi dado nesta terça-feira (03), com a entrega do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), em Belém. A unidade está situada na travessa Presidente Pernambuco, entre as avenidas Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado, no bairro Batista Campos. 
Com dois pavimentos, o prédio tem capacidade para atender mais de 300 usuários com TEA, de 02 a 59 anos, a fim de promover assistência baseada em critérios científicos, mas principalmente servir como laboratório de formação profissional especializada. Para as obras, o governo investiu cerca de R$ 3,3 milhões.
Durante a cerimônia de entrega do Cetea, o governador do Estado, Helder Barbalho, destacou o ineditismo das políticas públicas implantadas no Pará às pessoas com autismo, fato que raramente ocorre nos demais estados do país.
“A nossa gestão abraçou essa causa de vida, que é a de milhares de famílias que possuem pessoas com transtorno do espectro autista nesse Pará. Nosso Estado se tornou diferenciado r cada vez mais inclusivo, sempre a favor da ciência e referência no atendimento às pessoas com TEA”, disse o governador Helder Barbalho.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Romulo Rodovalho, o impacto trazido pelo Cetea será positivo na oferta de vagas para atendimento, expansão dos serviços, assistência ao público jovem e adulto com autismo. “É uma marca histórica e estamos entregando de fato uma decisão política por meio de um dispositivo em saúde baseado no rol das melhores evidências científicas para o TEA”, destacou.  

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 Ainda durante a cerimônia, a coordenadora estadual de Políticas para o Autismo, Nayara Barbalho, ressaltou que no campo da formação o Cetea fará o acolhimento não só de gestores, mas também de profissionais e alunos envolvidos com o tema, para incentivar e promover o ensino, a pesquisa e a extensão sobre autismo em contextos intersetoriais, por meio de visitas guiadas, estágios, imersões e residências médicas e multiprofissionais.
“Nas ações em que fazemos pelos municípios, a maior procura é por capacitação profissional. E essa demanda será atendida com o Cetea, pois nele haverá vários cursos permanentes de capacitação e a formação será feita pela Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (SUS)”, acrescenta Nayara, ao frisar ainda que profissionais dos 144 municípios paraenses poderão fazer uma imersão no espaço e voltar aos seus municípios aplicando essas práticas que comprovadamente trazem um prognóstico positivo de autonomia, independência e qualidade de vida para pessoas com autismo.
A unidade conta com um pavimento voltado para incentivar e promover o ensino, pesquisa e ações práticas sobre o autismo em diferentes contextos. O prédio tem ainda laboratórios de formação, auditório, biblioteca, sala de aula, recursos de multimídia e quatros salas-espelho com sistema de escuta para os espaços de atendimento, além de um espaço fixo de incentivo ao empreendedorismo inclusivo, iniciativa que a equipe da Cepa já leva de forma itinerante em diversas ações pelo Pará.
No pavimento de atendimento a pessoas com autismo, o Cetea conta com salas de integração sensorial, salas de terapia, laboratório de corpo e movimento, box de intervenção individual, salas de habilidades sociais e vocacionais e salas de atividades de vida diária (AVD) e atividades instrumentais da vida diária (AIVD).
Após visitar as imediações do Cetea, a Procuradora Municipal e Especialista em Direito Público, Bárbara Cozzi relatou, emocionada, que foi diagnosticada com TEA em 2020 por ocasião de um tratamento contra a Covid-19. “As instalações estão formidáveis e fico feliz pelas famílias e pelos profissionais que aqui serão treinados para atender tantos autistas que, ao contrário de mim, ainda não tiveram oportunidades para desenvolver suas habilidades”, disse, ao destacar que o Cetea é o resultado concreto de como o Sistema Único de Saúde (SUS) funciona. “O dia de hoje é uma vitória da ciência sobre a negação e o obscurantismo. É uma vitória do direitos das pessoas pela vida”, finalizou. 
Ainda na ocasião, Bárbara Cozzi fez um agradecimento especial ao senador Jader Barbalho, presente ao evento, assim como à vice-governadora Hana Ghassan; à primeira-dama do Estado e conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Daniela Barbalho, e às demais autoridades presentes ao dispositivo da cerimônia.
Política de Estado – A execução da obra no Cetea está incluída em uma série de iniciativas do Governo do Pará, viabilizadas pela Lei nº 9.061/2020, referente à Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Peptea). Sancionada pelo governador Helder Barbalho em maio de 2020, a legislação também criou o Sistema Estadual de Proteção dos Direitos dos Autistas, que ampara o mapeamento referente às demandas de pessoas com autismo no Pará.
Além do Cetea, a Sespa mantém três Núcleos de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), em Belém, Capanema e em Tucurui, e outros quatro estão em obras em Marabá, Altamira, Breves e Santarém.
Nos Nateas são oferecidos atendimentos multiprofissionais que auxiliam no desenvolvimento de pessoas com autismo, com aplicação de protocolos aprovados cientificamente. Fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas, arte-terapeutas e pedagogos trabalham em conjunto a partir da análise comportamental

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Pará1 mês ago

Milhares de Fiéis Participam da Marcha Para Jesus em Ananindeua

Neste sábado (24), a cidade de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, foi palco da Marcha Para Jesus, considerada o...

Esportes2 meses ago

Motocross, Música e Emoção: O Julho Memorável de Portel no Marajó

Portel, no Marajó, viveu um julho inesquecível com uma programação cultural e esportiva intensa, atraindo milhares de pessoas. O ponto...

Notícias4 meses ago

Hospital Regional de Marabá Oferece Atendimento Especializado para Gestantes de Alto Risco

Deiglaine Gomes Vieira, de 28 anos, residente em Nova Ipixuna, está grávida de oito meses e, devido à hipertensão e...

Destaque4 meses ago

Governo do Pará Declara Utilidade Pública para Desapropriação em Belém

O Governo do Estado do Pará anunciou a declaração de utilidade pública para fins de desapropriação de imóveis localizados na...

Destaque4 meses ago

Governador do Pará e Líderes Judiciais Firmam Acordo para Combater Violência contra Mulheres no Marajó

Em uma sessão histórica realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o governador do Pará, Helder Barbalho, uniu forças com...

Destaque4 meses ago

Pará Registra Queda de 29% nos Alertas de Desmatamento em Maio e Obtém Maior Redução da Amazônia Legal

O estado do Pará continua a avançar de maneira significativa na luta contra o desmatamento. Em maio de 2024, o...

Destaque5 meses ago

Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago

Na noite da última terça-feira, 14, a polícia prendeu uma dupla de assaltantes no início da avenida Augusto Montenegro, próximo...

Destaque