Notícias
Já viu o “Lagarto Jesus Cristo”? Veja os vídeos e conheça!
Você já ouviu falar sobre o “lagarto Jesus Cristo” ou o “Jesus Christ lizard”? Se você já ouviu ou mesmo já o viu, talvez não conheça a fascinante história por trás desse apelido e as incríveis habilidades desse pequeno réptil, conhecido cientificamente como basilisco.
Os basiliscos são animais de pequeno porte, embora algumas espécies possam chegar a impressionantes 75 cm de comprimento. Esses répteis são frequentemente encontrados próximos a rios e lagos, onde passam a maior parte do tempo em cima de galhos ou sob a vegetação. Essa preferência por áreas aquáticas é em parte uma estratégia para se protegerem de seus principais predadores, que incluem aves de rapina, serpentes e pequenos mamíferos.
O que torna o basilisco verdadeiramente único é sua incrível habilidade de fugir do perigo iminente caminhando sobre a superfície da água, o que lhe rendeu o apelido de “lagarto Jesus Cristo” em inglês.
|
Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:
A história por trás desse nome curioso tem uma conexão com os Evangelhos de Mateus e João, onde é relatado que Jesus caminhou sobre as águas do Mar da Galileia durante uma tempestade, enquanto seus discípulos estavam em um barco. Esse evento é frequentemente interpretado como um milagre que demonstra o poder divino de Jesus e sua capacidade de controlar a natureza. Assim, a referência ao “lagarto Jesus Cristo” que anda sobre as águas é uma interpretação humorística e criativa desse fenômeno natural.
Mas como exatamente o basilisco consegue esse feito extraordinário? A resposta está na combinação de sua anatomia e velocidade. O basilisco possui patas traseiras com dedos longos que possuem uma estrutura semelhante a uma franja. Quando o lagarto atinge a água, essa estrutura se desdobra e cria bolhas de ar que funcionam como uma espécie de almofada de sustentação, permitindo que o basilisco “ande” sobre a água.
Durante sua corrida evasiva, seus pés se movem com uma força e rapidez tão incríveis que eles nunca afundam mais do que alguns centímetros na água. Para se ter uma ideia da proeza do basilisco, um ser humano precisaria correr a uma velocidade vertiginosa de 104 quilômetros por hora para realizar algo semelhante.
Então, se algum dia você tiver a sorte de se deparar com um basilisco em ação, esteja preparado para testemunhar um espetáculo da natureza que, embora não seja um milagre divino, é certamente uma façanha digna de admiração.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias
-
Saúde6 meses atrás
Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde
-
Destaque11 meses atrás
Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago
-
Cultura12 meses atrás
Barcarena promove Escuta Cultural para implementação da Política Nacional Aldir Blanc
-
Notícias5 meses atrás
Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado
-
Notícias12 meses atrás
Confissão de Suspeito Impulsiona Investigação e Pode Desmantelar Grupo Criminoso em Ananindeua
-
Notícias10 meses atrás
Hospital Regional de Marabá Oferece Atendimento Especializado para Gestantes de Alto Risco
-
Segurança Pública4 meses atrás
Pará Avança em Segurança Pública: Conheça as Cidades Mais Seguras do Estado em 2024
-
Esportes8 meses atrás
Motocross, Música e Emoção: O Julho Memorável de Portel no Marajó