Conecte-se conosco

Notícias

Helder destaca estados na retomada de agenda ambiental

Publicado

O governador do Estado, Helder Barbalho, afirmou nesta terça-feira (19), em Nova York, onde participa da “Climate Week NYC”, que os Estados subnacionais têm um papel decisivo na retomada da agenda de sustentabilidade do Brasil, reafirmando o protagonismo conquistado nos últimos anos, especialmente pelo Pará. Em sua participação no painel “Negócios Para a Natureza”, no Yale Club, em NY, o chefe do Executivo paraense também anunciou o lançamento do primeiro edital de concessão para a restauração florestal do Estado.
Em parceria com a iniciativa privada, o Pará irá restaurar uma área de 11 mil hectares, em São Félix do Xingu. “Trabalhamos para lançar este ano, o primeiro edital de concessão de área de restauro e é muito simbólica essa primeira concessão porque é uma área grilada, de proteção ambiental, além de estar em um dos territórios de maior conflito florestal do Pará que é o município de São Félix do Xingu, município que também mais emitiu gases do efeito estufa. Nós recuperarmos essa área, reestabelecemos o domínio, fizemos o estudo do bioma e estamos nos estruturando para fazer a primeira concessão de restauro”, disse o governador.
Helder Barbalho destacou que no período de 2019 a 2022, em razão da falta de atuação do governo brasileiro, o Estado do Pará conquistou papel relevante e de protagonismo na agenda climática, adquirindo centralidade e força para a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), o Plano Estadual Amazônia Agora, e outras iniciativas do Governo que aliam preservação ambiental com o desenvolvimento de negócios e empregos verdes.Conteúdos relacionados Helder defende agenda climática global em Nova YorkPrédios abandonados podem servir de moradias após a COP 30
“Nós temos a missão de entregar, até 2025, um ambiente que não dialogue com nenhuma irregularidade ambiental, algo absolutamente inegociável para nós. O Brasil precisa chegar em 2025 com um cenário melhor e os números nos mostram que é possível. Como exemplo, podemos citar as constantes reduções do desmatamento, que têm sido bastante significativas e, particularmente no Pará, no último mês de agosto, reduzimos os alertas de desmatamento em 70% e já nos primeiros dias de setembro reduzimos em 78% em comparação com o mesmo período do ano anterior, caminhando para fechar o ano de 2023 com uma importante entrega nessa agenda”, disse o governador.
Helder Barbalho frisou ainda que sem controle e fiscalização não será possível avançar. “É preciso garantir a transição do uso do solo, promovendo um novo modelo econômico para a Amazônia, que pode surgir desse cenário de COP e dessa agenda de sustentabilidade”, comentou.
“Floresta viva, que consiste em biodiversidade e em bioeconomia, deve ser vista dentro da lógica das concessões florestais, de restauro. Não é possível imaginar que somente com desmatamento será possível zerar as nossas emissões. Portanto, a urgência posta é de redução de desmatamento e também de restauração das áreas antropizadas”, complementou o governador do Pará.
METAS
Outro ponto destacado por Helder Barbalho foi a meta de restauração florestal do Estado. “No Pará, temos uma meta ousada: restaurar 5,65 milhões de hectares até 2030, cujo grande diferencial é a promoção da restauração por meio do poder público, fazendo um chamamento para a iniciativa privada, garantindo condições para que isso possa ser feito”, frisou.
Com relação à Conferência das Partes (COP 30), que será realizada em Belém em 2025, Helder Barbalho destacou a oportunidade de legado que o Pará poderá deixar para as futuras gerações. “Trata-se de uma oportunidade única, de deixar um legado que estruture floresta viva como a grande vocação para a nossa região. Em tempos passados, a floresta era vista como um obstáculo para o desenvolvimento, mas isso ficou no passado. A partir de agora, mesmo que tardiamente, para esta e para as futuras gerações, floresta precisa ser vista como a grande oportunidade para garantir o equilíbrio do clima, para dar contribuição ao planeta, e faremos isso a partir do restauro, do mercado de carbono, da bioeconomia, todas oportunizando atividades econômicas diversas e mais verdes”, concluiu o governador.
O painel “Negócios Para a Natureza”, que faz parte da programação da Semana do Clima de Nova York, foi organizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e a ‘Re.green’, organização internacional com forte atuação na restauração ecológica.
Governador discute estratégias para a COP 30 com organização internacional 

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

  
Em Nova York, o governador do Estado, Helder Barbalho, se reuniu nesta terça-feira (19), com representantes da Bloomberg Philanthropies, organização internacional que tem experiência com a promoção e a organização da Conferência das Partes (COP), evento que a capital paraense, Belém, irá sediar em 2025.
“Aqui, tratamos de uma possibilidade de parceria com da Bloomberg Philanthropies, na pessoa do fundador da entidade, Michael Bloomberg, com o Estado do Pará. A Bloomberg já foi patrocinadora de várias COPs, organizou diversos eventos sobre finanças, comunicações e outros temas. O que eles estão oferecendo para nós nessa carteira de apoios em comunicação é a divulgação e a organização para que isso possa ser aplicado na COP do Pará, em Belém. Agora, o próximo passo é fazer reuniões com os times em específico para que possamos estabelecer qual a parceria que vamos construir”, destacou o governador Helder Barbalho.
O governador também participou de reunião com o comitê diretivo da Conferência das Partes (COP 28), que será realizada nos Emirados Árabes no final deste ano. Ele destacou o esforço do Estado em implementar uma política voltada para a agricultura regenerativa, que consiste na recuperação do solo e manutenção de todo o sistema de produção de alimentos, incluindo comunidades rurais.
Na reunião do comitê, que tem o Governo do Pará como único estado membro, o governador destacou o desafio de preservar a floresta para construir uma política de agricultura regenerativa. O comitê convocou os governos para atuarem para garantir que os sistemas alimentares e a agricultura sejam centrais para os esforços em direção aos objetivos climáticos. Na COP 28, deverão ser anunciadas metas de restauração a serem cumpridas até 2025.

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias3 semanas atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação3 semanas atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias4 semanas atrás

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo4 semanas atrás

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios1 mês atrás

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios1 mês atrás

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde1 mês atrás

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque