Conecte-se conosco

Esportes

Hino à capela: saiba a origem da homenagem que marca os jogos da seleção brasleira; vídeo

Publicado

Logo mais, às 21h45, a seleção brasileira pisará pela quinta vez no gramado do Mangueirão, agora para o confronto contra a Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O reencontro com a torcida promete ser um momento marcante, sobretudo pela sintonia antiga que exala entre o gramado e a arquibancada, amplificada para o mundo no emblemático hino à capela, um gesto de carinho que até hoje é lembrado e repetido, sempre que o Brasil se apresenta em solo nacional. 

Veja:

Foi neste gramado que, em 2011, o mundo viu, pela primeira vez, o famoso hino à capela. Naquele ano o Brasil enfrentava a Argentina no Superclássico das Américas, um melhor de dois jogos entre as seleções, vencido pelo Brasil, em Belém do Pará. Em campo, uma mistura de gerações marcava o time treinado por Mano Menezes. Da nova geração, despontava o jovem Neymar, ornamentado com seu jovial cabelo moicano, enquanto na outra ponta, já em fase final de carreira, Ronaldinho Gaúcho seguia como o grande maestro daqueles dias. 

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

SAIBA MAIS
[[(standard.Article) Grupo Liberal está com time montado para a cobertura da partida Brasil x Bolívia]]
[[(standard.Article) Seleção em Belém: torcedores citam valor do ingresso, mas reforçam ‘oportunidade única']]
[[(standard.Article) Helder Barbalho explica alternativa ao treino aberto da seleção: ‘Trouxemos cinco mil jovens']]
 

Mas o primeiro espetáculo aconteceu mesmo antes da bola rolar. Com os dois times em campo, o primeiro ato seria o tradicional hino nacional. Neste momento, os mais de 40 mil presentes no estádio não só acompanharam o trecho composto por Joaquim Osório Duque-Estrada, como também levaram o restante do hino no “gogó”, deixando até o narrador Galvão Bueno, da TV Globo, emocionado. 

A torcida paraense fez uma grande festa em 2011. (Cristino Martins)

Além de Galvão, Neymar também se mostrou bastante mexido com a cena diante dos seus olhos. Toda a comoção do hino refletiu diretamente no futebol apresentado, mostrando ali uma superioridade explícita do futebol brasileiro sobre os hermanos. Assim, a partida se definiu no placar de 2 a 0 para o Brasil, com gols marcados por Lucas Moura e Neymar. Voltando para 2023, 12 anos depois, Neymar estará novamente em campo, assim como Danilo e Casemiro, os únicos remanescentes daquela geração. 12 anos depois, agora num repaginado e moderno Mangueirão, o torcedor paraense terá o reencontro aguardado, que certamente ficará na memória.

 

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Fonte: Esporte – OLiberal.com 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Esportes3 semanas atrás

“Muito mídia, pouco jogo”: Neymar retorna ao Santos, mas enfrenta desconfiança

O retorno de Neymar ao Santos, oficializado em janeiro de 2025, foi cercado de grande expectativa por parte da torcida...

Notícias4 semanas atrás

Dia Internacional da Mulher: Celebrando Conquistas e Reafirmando Compromissos

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, prestamos homenagem a todas as mulheres que, com sua força,...

Notícias4 semanas atrás

Erro de digitação da Liesa nas notas da Grande Rio gera polêmica no Carnaval 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou nesta quinta-feira (6) o mapa oficial das notas do Carnaval 2025,...

Notícias3 meses atrás

Belém celebra 409 anos com programação especial

A cidade de Belém completa 409 anos neste domingo (12), com uma programação repleta de atividades que vão desde celebrações...

Notícias3 meses atrás

Adolescente morre em Moju após ser atingido por disparo acidental de arma caseira

Um trágico incidente resultou na morte do adolescente Arthur Maia de Souza, de 14 anos, na zona rural de Moju,...

Entretenimento3 meses atrás

Justiça Mantém Suspensão de Show de Joelma em Santa Bárbara do Tugúrio

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou, nesta semana, o pedido da Prefeitura de Santa Bárbara do Tugúrio...

Segurança Pública4 meses atrás

Pará Avança em Segurança Pública: Conheça as Cidades Mais Seguras do Estado em 2024

O estado do Pará tem registrado avanços significativos em segurança pública, refletidos em recentes rankings nacionais. De acordo com o...

Destaque