Conecte-se conosco

Esportes

Fracassos recorrentes do Paysandu no quadrangular da Série C podem ser ‘hereditários’, diz psicólogo

Publicado

O Paysandu inicia uma nova caminhada no quadrangular de acesso da Série C neste final de semana. No domingo (3), o Papão enfrenta, em casa, o Volta Redonda-RJ, pela primeira rodada. Mesmo que tenha o apoio da torcida para buscar a primeira vitória na fase derradeira do torneio, o elenco terá de superar um adversário invisível: o fantasma da lanterna.

Whatsapp: saiba tudo sobre o Paysandu. Recêêêba!

Nos últimos três anos, decepções no quadrangular de acesso da Série C têm sido comuns para o Paysandu. Desde 2020 a equipe tem conseguido se classificar às fases finais da Terceirona, mas caído bruscamente de rendimento na hora da decisão. No ano passado, inclusive, o filme repetiu as cenas de temporadas anteriores, quando o Papão terminou em último lugar da chave final.

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

VEJA MAIS

[[(standard.Article) Ex-jogadores de Remo e Paysandu já foram treinados por Fernando Diniz; confira a lista]]

[[(standard.Article) Paysandu: Hélio dos Anjos explica dúvidas com o VAR: ‘Conduzido pelo ser humano']]

[[(standard.Article) Paysandu é o único clube do quadrangular que trocou de técnico; conheça os rivais do Papão]]

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Apesar dessas campanhas ocorrerem em anos diferentes, com elencos e comissões técnicas distintas, parece que o fracasso bicolor tem sido “hereditário”. De acordo com o psicólogo Maurício Marques, doutorando em psicologia esportiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, dependendo de como o assunto é tratado nos bastidores do clube, há a possibilidade de que essa pressão seja repassada para os elencos seguintes.

“Esse retrospecto abala mais a torcida do que o próprio time. O mais importante, claro, é saber o quanto da diretoria é remanescente das últimas temporadas. Muitas vezes os jogadores carregam uma pressão que não é deles, mas sim dos outros que passaram. Só que essa pressão vem da torcida e dos dirigentes. Vale a gente destacar que os dirigentes no Brasil, muitas vezes, são ‘torcedores especializados', porque trabalham no clube. Às vezes a pressão vem via diretoria, via torcida, via mídia. Então, isso pode causar um clima negativo pro time, principalmente jogando em casa. Um pessimismo causado pelo mau retrospecto de outras gerações”, disse.

O que fazer para 2023?

Hélio dos Anjos pode ser o ponto de virada do Paysandu em 2023 (Jorge Luís Totti/Paysandu)

Segundo o psicólogo, o trabalho de preparação mental do Paysandu deveria ser feito no início da temporada. De acordo com Maurício Marques, a utilização de um psicólogo na comissão técnica do Paysandu poderia ajudar os jogadores a lidarem com a ansiedade em momentos de pressão. No entanto, ele reforça: o trabalho deve ser longo e duradouro, não podendo ser substituído por palestras motivacionais e “tratamentos intensivos”.

“Eu acho que é bem complicado de um ‘intensivão' funcionar. Pode dar certo, mas a potência do trabalho se dá a médio e longo prazo. Quando você mexe num grupo que você não conhece, você pode levantar emoções que se viram contra o time, pode gerar ansiedade, mais pressão, por isso o conhecimento é fundamental. Além disso, é importante que se crie um vínculo. O jogador não vai abrir seus sentimentos para um psicólogo que nunca viu, por isso é necessário que se crie uma relação de confiança entre os profissionais, e isso só ocorre com o tempo. Claro que ter um profissional, que está a par do dia a dia do clube, pode ajudar, mesmo que a eficácia seja muito menor que um profissional qualificado”, avaliou.

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Fonte: Esporte – OLiberal.com 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias2 semanas ago

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação2 semanas ago

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias2 semanas ago

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo3 semanas ago

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios4 semanas ago

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios4 semanas ago

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde4 semanas ago

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque