Conecte-se conosco

Notícias

Fórum dos governadores da Amazônia lança Carta de Cuiabá

Publicado

O governador Helder Barbalho participou, nesta sexta-feira (16), da 1ª Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal, no Palácio dos Paiaguás, em Cuiabá (MT). O encontro encerrou o 25º Fórum de Governadores da Amazônia Legal.
O evento reuniu governadores e representantes dos Estados do Amapá, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Roraima,  Pará, Rondônia e do Maranhão. Os compromissos iniciaram com reunião com o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, e em seguida, foi aberta a Assembleia Geral para debates sobre os resultados das reuniões das Câmaras Setoriais de Meio Ambiente, Saúde, Segurança Pública e Agricultura e eventos da agenda Pan-Amazônia.
“Os Estados da Amazônia Legal estão buscando o fortalecimento institucional para que sejam capazes de enfrentarem os seus desafios e, particularmente, o desafio territorial certamente é um dos maiores, seja pela extensão, seja pelas dificuldades logísticas e também pela sobreposição de jurisdição destas áreas”, disse Helder Barbalho.
O chefe do Executivo do Mato Grosso reforçou que o fórum é importante na construção de uma agenda comum para a integração de todos os Estados da região. “Discutimos assuntos ligados à regularização fundiária, questões ambientais, segurança pública, compras compartilhadas e essas câmaras produziram importantes contribuições de uma troca de experiências e, acima de tudo, nessa construção de agenda comum para que nós possamos, juntos, fazer com que essas ações, ao serem implementadas, produzam um resultado mais efetivo e mais eficiente para essa população que nós representamos na condições de chefes do executivo”, explicou o governador Mauro Mendes.
Carta de Cuiabá – O 25º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal começou na última quarta-feira, 14, com reuniões das Câmaras Setoriais que debateram estratégias contra crimes na Amazônia Legal, desenvolvimento sustentável, entre outros assuntos.LEIA TAMBÉM:+ Moraes retira sigilo de mensagens no celular de Mauro Cid+ Lei de Proteção de Dados passa a valer para condomínios+ Ver-o-Peso e canal São Joaquim serão revitalizados em Belém
Durante o evento, também foram realizadas oficinas para formular contribuições para a Carta de Cuiabá, com o posicionamento sobre a Cúpula da Amazônia, que acontece no mês de agosto, em Belém, entre os países da Pan-Amazônia e membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname.
O documento, validado durante a Assembleia Geral, reúne informações sobre as metas de gestão, o fortalecimento de trabalho através de políticas públicas para que os Estados possam alcançar suas metas de redução de emissões de gases, economia verde, matriz energética sustentável e descarbonização, além do ponto de vista de que a Amazônia deve ser tratada de forma estratégica para o Brasil, e a criação de uma frente parlamentar mista da Amazônia Legal.
“Em defesa da Amazônia, nós defendemos que: a Amazônia deve ser tratada do ponto de vista estratégico para o Brasil em todas as suas esferas: ambiental e de desenvolvimento sustentável e humano. Apoiamos a criação de uma Frente Parlamentar Mista da Amazônia Legal, para que senadores e deputados federais do Estados da Amazônia Legal possam atuar na defesa dos interesses comuns da região no Congresso Nacional”, disse o governador Helder Barbalho ao ler a Carta de Cuiabá.
Ainda durante a reunião dos governadores foi referendada a nomeação de Marcello Brito, como secretário-executivo do Consórcio da Amazônia Legal, e as criações das Câmaras Setoriais de Agricultura e Economia Verde, e de Cultura.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Esportes1 mês atrás

“Muito mídia, pouco jogo”: Neymar retorna ao Santos, mas enfrenta desconfiança

O retorno de Neymar ao Santos, oficializado em janeiro de 2025, foi cercado de grande expectativa por parte da torcida...

Notícias1 mês atrás

Dia Internacional da Mulher: Celebrando Conquistas e Reafirmando Compromissos

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, prestamos homenagem a todas as mulheres que, com sua força,...

Notícias2 meses atrás

Erro de digitação da Liesa nas notas da Grande Rio gera polêmica no Carnaval 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou nesta quinta-feira (6) o mapa oficial das notas do Carnaval 2025,...

Notícias3 meses atrás

Belém celebra 409 anos com programação especial

A cidade de Belém completa 409 anos neste domingo (12), com uma programação repleta de atividades que vão desde celebrações...

Notícias4 meses atrás

Adolescente morre em Moju após ser atingido por disparo acidental de arma caseira

Um trágico incidente resultou na morte do adolescente Arthur Maia de Souza, de 14 anos, na zona rural de Moju,...

Entretenimento4 meses atrás

Justiça Mantém Suspensão de Show de Joelma em Santa Bárbara do Tugúrio

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou, nesta semana, o pedido da Prefeitura de Santa Bárbara do Tugúrio...

Segurança Pública4 meses atrás

Pará Avança em Segurança Pública: Conheça as Cidades Mais Seguras do Estado em 2024

O estado do Pará tem registrado avanços significativos em segurança pública, refletidos em recentes rankings nacionais. De acordo com o...

Destaque