Conecte-se conosco

Notícias

Força Nacional reforça a segurança em Novo Repartimento a partir desta sexta (21)

Publicado

​A Força Nacional vai reforçar a segurança na cidade de Novo Repartimento, sudeste do Pará, a partir desta sexta-feira (21). A iniciativa atende a recomendação expedida em março deste ano pelo Ministério Público Federal (MPF), após supostas intimidações sofridas por indígenas e servidores públicos na região.

O reforço da Secretaria Nacional de Segurança Pública ocorre na semana em que a morte dos jovens Cosmo Ribeiro de Sousa, 29, José Luís da Silva Teixeira, 24, e Wilian Santos Câmara, 27, na área da reserva indígena Parakanã, em Novo Repartimento, completa um ano. A Polícia Federal, que investiga o triplo homicídio, ainda não concluiu o inquérito. Na cidade, familiares e amigos das vítimas estão realizando a “Semana em Busca da Justiça”, que ocorre até a próxima seg​​unda-feira (24), com adesivaços, orações e homenagens ao trio.

De acordo com a secretaria, a recomendação foi enviada após notícia de que servidores que atendem a comunidade da Terra Indígena Parakanã foram ameaçados por homens encapuzados, prática que se repete contra os próprios indígenas. De acordo com o documento, as intimidações ocorrem desde 2022.

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Seguindo termos recomendados pelo MPF, o comando da Força Nacional comunicou que vai remanejar 30 integrantes para atuar na região até que o risco de retaliação ao povo Parakanã diminua e o conflito seja debelado.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou ao MPF que somará esforços à Força Nacional no monitoramento da região, notadamente ao longo da BR-230. A Polícia Militar do Pará (PM/PA) também se comprometeu a atuar a fim de resguardar a integridade e a segurança da população de Novo Repartimento bem como daqueles que vivem e trabalham na comunidade indígena.

“Semana em Busca da Justiça”

Familiares e amigos dos jovens Cosmo Ribeiro de Sousa, 29, José Luís da Silva Teixeira, 24, e Wilian Santos Câmara, 27, realizam até a próxima segunda-feira (24), a “Semana em Busca da Justiça”. De acordo com o advogado de defesa das famílias das vítimas, o criminalista Cândido Júnior, o ato, que ocorre de forma pacífica em Novo Repartimento, teve início no último domingo (16), e consiste na realização de adesivaços, orações e homenagens às vítimas. No dia 24, será realizada uma pequena celebração no cemitério onde os três jovens foram enterrados.

Cândido Júnior explica que o movimento é uma maneira de chamar atenção das autoridades para que os suspeitos pelo triplo homicídio sejam responsabilizados. “Está completando um ano deste caso e quem está na organização deste ato são as famílias, para que a data não passe em branco. A resposta que eles esperam da Justiça ainda não foi dada”, pontuou.

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Cândido detalha que o movimento está sendo realizado por meio de adesivaços, faixas e outdoors espalhados pela cidade. “No dia 23 (domingo), à noite, a partir das 21h, vai ser feita uma vigília no Trevo de Novo Repartimento. Vai ter um momento de oração, com cantos e louvores, juntamente com o pedido de Justiça. Vai se encerrar no dia 24 de manhã com uma caminhada até o cemitério da cidade, para homenagear as vítimas e mostrar aos meninos que Novo Repartimento não esqueceu deste triplo homicídio”, explicou.

Fonte: Polícia – OLiberal.com 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Pará2 semanas ago

Milhares de Fiéis Participam da Marcha Para Jesus em Ananindeua

Neste sábado (24), a cidade de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, foi palco da Marcha Para Jesus, considerada o...

Esportes1 mês ago

Motocross, Música e Emoção: O Julho Memorável de Portel no Marajó

Portel, no Marajó, viveu um julho inesquecível com uma programação cultural e esportiva intensa, atraindo milhares de pessoas. O ponto...

Notícias3 meses ago

Hospital Regional de Marabá Oferece Atendimento Especializado para Gestantes de Alto Risco

Deiglaine Gomes Vieira, de 28 anos, residente em Nova Ipixuna, está grávida de oito meses e, devido à hipertensão e...

Destaque3 meses ago

Governo do Pará Declara Utilidade Pública para Desapropriação em Belém

O Governo do Estado do Pará anunciou a declaração de utilidade pública para fins de desapropriação de imóveis localizados na...

Destaque3 meses ago

Governador do Pará e Líderes Judiciais Firmam Acordo para Combater Violência contra Mulheres no Marajó

Em uma sessão histórica realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o governador do Pará, Helder Barbalho, uniu forças com...

Destaque3 meses ago

Pará Registra Queda de 29% nos Alertas de Desmatamento em Maio e Obtém Maior Redução da Amazônia Legal

O estado do Pará continua a avançar de maneira significativa na luta contra o desmatamento. Em maio de 2024, o...

Destaque4 meses ago

Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago

Na noite da última terça-feira, 14, a polícia prendeu uma dupla de assaltantes no início da avenida Augusto Montenegro, próximo...

Destaque