Conecte-se conosco

Notícias

Ver-o-Peso vive grande expectativa para o Círio 2023

Publicado

No período do Círio de Nazaré a capital paraense fica repleta de aromas e sabores, todos concentrados, em especial, no Complexo do Ver-o-Peso. Famoso por ser um lugar onde os paraenses e turistas podem encontrar os ingredientes para a preparação das comidas típicas do estado, servidas no tradicional almoço da festa religiosa. O espaço já está na expectativa das homenagens à padroeira do Pará: Nossa Senhora de Nazaré.
O movimento está intenso no Ver-o-Peso, pronto para atender consumidores, que recorrem diariamente ao local para a compra dos ingredientes do almoço do Círio. Segundo informações da Secretaria Municipal de Economia (Secon), cerca de 2400 trabalhadores formais e informais atuam na maior feira livre da América Latina, que em breve passará por uma revitalização em preparação para a COP-30. 

CÍRIO 2023 (#1)
Título: CÍRIO 2023
Descrição:

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

  
Expectativa  A feirante Dinair Barros, que há 32 anos trabalha no Ver-o-Peso, já está preparada para viver mais uma experiência do Círio. “É a principal e a maior festa do Pará, né? Por isso, eu me emociono muito quando vejo a população transitando, assim como quando vejo a santa”, relatou Dinair.
Ela trabalha com a venda de maniva pré-cozida, principal ingrediente da maniçoba, comida sempre presente nas mesas paraenses no almoço da festa religiosa, realizada no segundo domingo de outubro.
Para Dinair Barros, a maniçoba é a estrela da mesa quando se trata de homenagear a santa no domingo do Círio. “Evidente que a maniçoba é o principal prato nesse dia”. A feirante comentou que, este ano, não deu para antecipar a compra de mercadoria, mas que tem perspectivas de realizar uma boa venda até a chegada da festa religiosa.
“Não deu pra antecipar a compra da maniva, mas, conforme vai chegando o material, a gente vai cozinhando e fazendo a venda. Mesmo assim, trabalhando com a expectativa de que a venda deste ano seja melhor do que no ano passado”, disse otimista Dinair.
Faturamento Para o feirante Orivaldo Santos, vendedor há 45 anos de outros ingredientes da maniçoba, a maior demonstração de fé do povo paraense à Nossa Senhora de Nazaré, representa também período de faturamento especial. “Para nós, feirantes, o Círio é como se fosse o nosso décimo terceiro salário, porque ganhamos 90% a mais se compardo a outros períodos do ano”.Quer saber mais notícias o Círio 2023? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Baseado na própria experiência, ele afirmou que “trabalho há 45 anos aqui, então sei que a cada Círio aumenta a procura e a venda. Minha meta, este ano, é vender 900 kg de ingredientes, inclusive, no final deste mês de setembro, porque as vendas já começaram a esquentar”, garantiu Orivaldo.
NovidadesPróximo ao Ver-o-Peso, a população de Belém e os visitantes que vêm conhecer a cidade poderão, em breve, usufruír de mais um lugar onde encontrar os sabores característicos da capital paraense: o Boulevard da Gastronomia, obra da Prefeitura de Belém, executada pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), que está com 90% das obras avançadas.
O empreendimento vai requalificar o Boulevard Castilhos França e desenvolver o turismo, a partir da valorização da gastronomia da capital, que possui o Selo Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco.
Selo Cidade Criativa  Belém detém, desde de 2015, o Selo de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, à Ciência e à Cultura (Unesco).
O Programa Municipal da Gastronomia Criativa está sob responsabilidade administrativa da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem). O órgão, ao longo da atual gestão municipal, desenvolve várias ações para fomentar a gastronomia e o turismo na cidade e também nas ilhas de Belém.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias2 semanas atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação3 semanas atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias3 semanas atrás

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo4 semanas atrás

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios1 mês atrás

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios1 mês atrás

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde1 mês atrás

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque