Conecte-se conosco

Notícias

Equipamentos de 40 anos serão substituídos na hidrelétrica

Publicado

A Usina Hidrelétrica Tucuruí vai passar por processo de substituição dos estatores das unidades geradoras da Casa de Força 1 em 2023. A atividade de modernização das máquinas está prevista para o segundo semestre deste ano. Durante o processo será necessário mover toneladas de peças e equipamentos, e para que o serviço seja realizado com segurança e eficácia, será desenvolvido o processo de modernização das pontes rolantes das casas de força da Usina, condição essencial para viabilizar os reparos e melhoramentos. As atividades são realizadas pela Superintendência de Produção da Geração Hidráulica, por meio das equipes técnicas dos departamentos de Manutenção da Geração Hidráulica Oeste e de Engenharia Eletromecânica.  

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 Geovane Andrade, gerente do Departamento de Manutenção da Geração Hidráulica Oeste, explica que a ponte rolante permite a montagem e desmontagem da Usina em sua totalidade. Pela sua importância, foi um dos primeiros equipamentos a serem montados na construção da Hidrelétrica. “Pela necessidade, estamos reformando completamente as pontes, tanto as duas com capacidade para 550 toneladas, quanto as outras duas de 30 toneladas. Este é um processo delicado, mas necessário para dar continuidade aos processos de modernização da Usina Tucuruí, pois teremos uma enormidade de movimentação de carga”, detalha Geovane. Veja também:Parauapebas e mais 14 cidades estão no berço neste dia 10Transplante salva vida de mais um paciente no sul do ParáEmpresários e órgãos de segurança discutem nova legislaçãoEsses equipamentos desempenham papel fundamental no processo de manutenção das Unidades Geradoras Hidráulicas e Sistemas Auxiliares da Usina Tucuruí. Auxiliam no transporte de peças, desmontagem de equipamentos principais como gerador e estator, além de apoio em manobras de carga e descarga de equipamentos ou materiais na área de montagem da Hidrelétrica. As pontes rolantes estão em operação há mais de 40 anos, com obsolescência de componentes e dificuldade de reposição; mantê-las em operação sempre foi um desafio.Como explica Denis Fernandes, engenheiro da Divisão de Manutenção Mecânica e Auxiliar da Usina Tucuruí, os estudos para modernização dos equipamentos foram iniciados em 2021.  “Os estudos foram conduzidos pela equipe técnica do Departamento de Manutenção da Geração Hidráulica Oeste, que contou com o apoio do Departamento de Engenharia Eletromecânica. A conclusão desse processo foi um grande desafio técnico para as equipes dada a complexidade, logística, execução e quantidade de recursos empregada”, afirma o engenheiro. 

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 Para a modernização dos equipamentos a Eletronorte está investindo R$ 37 milhões, e conta com 50 colaboradores das empresas contratadas para a execução do serviço. A conclusão dos serviços está prevista para ocorrer ao final de julho de 2023.  Segurança  As equipes de engenharia da Hidrelétrica Tucuruí focam, principalmente, na segurança dos colaboradores. Por ser uma atividade muito perigosa, é necessário um controle rígido de segurança. Por exemplo, só para baixar uma das peças foram necessárias quatro horas de trabalho minucioso, testes, medições e muita comunicação entre as equipes que estão trabalhando na área de montagem da Usina.  Geovane Andrade explica que o trabalhado é supervisionado por dois fiscais acompanhados pela equipe de segurança de trabalhado da Superintendência de Produção da Geração Hidráulica. “A segurança é primordial e por isso mantemos uma equipe dedicada, exclusiva para isso. Precisamos ter certeza de que todos os procedimentos estão sendo adotados”, explica o gerente.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias2 semanas atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação2 semanas atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias3 semanas atrás

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo3 semanas atrás

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios4 semanas atrás

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios4 semanas atrás

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde4 semanas atrás

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque