Conecte-se conosco

Notícias

Como teatro de Zé Celso se salvou de virar um shopping 

Publicado

Em 16 de novembro de 1982, Zé Celso e uma trupe de 40 pessoas subiram as escadarias da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo cantando “salvem o Teatro Oficina”. O prédio da companhia no Bexiga estava ameaçado de ser destruído para dar lugar a um shopping center.
Naquele mesmo dia, o então secretário estadual da Cultura, o maestro João Carlos Martins enviou um documento ao Condephaat, o órgão estadual de preservação do patrimônio, pedindo que o Oficina fosse tombado. Apenas cinco dias depois, o Condephaat respondeu com um parecer favorável. 

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 
Quem conta esta história -no dia da morte de Zé Celso, o fundador do Oficina, devido a um incêndio em seu apartamento- é o próprio maestro, um dos principais responsáveis pelo salvamento do prédio do teatro.LEIA TAMBÉM:+ Viúva de Gal Costa é acusada de golpes e assédio moral+ Cantor Ricky Martin anuncia fim do casamento com Jwan Yosef+ Stênio Garcia grava vídeo após infecção generalizada: “vivo”
O processo de tombamento significa também que os arredores do imóvel ficam protegidos, ou seja, são necessárias aprovações de órgãos do governo para que algo seja construído ali. O Teatro Oficina, localizado no Bexiga, fica colado à uma área verde que o teatro gostaria de ser transformada em um parque.
Contudo, o terreno é do grupo Silvio Santos, que tem um projeto de construção de três torres de até cem metros de altura no terreno que circunda o Teatro Oficina. Os prédios abrigariam mil apartamentos, com mil vagas de garagem e andares de subsolo.
O maestro também colocou Zé Celso em contato com alguns empresários em meados da década de 1980, que ajudaram a financiar a construção do projeto de Lina Bo Bardi para o Teatro Oficina –o prédio que está de pé até hoje.
“Dentro do teatro existem muitas ousadias, mas nenhuma ousadia na historia do teatro brasileiro foi igual à do Zé Celso”, afirma Martins, sobre o histórico do dramaturgo.

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Pará1 mês ago

Milhares de Fiéis Participam da Marcha Para Jesus em Ananindeua

Neste sábado (24), a cidade de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, foi palco da Marcha Para Jesus, considerada o...

Esportes2 meses ago

Motocross, Música e Emoção: O Julho Memorável de Portel no Marajó

Portel, no Marajó, viveu um julho inesquecível com uma programação cultural e esportiva intensa, atraindo milhares de pessoas. O ponto...

Notícias4 meses ago

Hospital Regional de Marabá Oferece Atendimento Especializado para Gestantes de Alto Risco

Deiglaine Gomes Vieira, de 28 anos, residente em Nova Ipixuna, está grávida de oito meses e, devido à hipertensão e...

Destaque4 meses ago

Governo do Pará Declara Utilidade Pública para Desapropriação em Belém

O Governo do Estado do Pará anunciou a declaração de utilidade pública para fins de desapropriação de imóveis localizados na...

Destaque4 meses ago

Governador do Pará e Líderes Judiciais Firmam Acordo para Combater Violência contra Mulheres no Marajó

Em uma sessão histórica realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o governador do Pará, Helder Barbalho, uniu forças com...

Destaque4 meses ago

Pará Registra Queda de 29% nos Alertas de Desmatamento em Maio e Obtém Maior Redução da Amazônia Legal

O estado do Pará continua a avançar de maneira significativa na luta contra o desmatamento. Em maio de 2024, o...

Destaque5 meses ago

Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago

Na noite da última terça-feira, 14, a polícia prendeu uma dupla de assaltantes no início da avenida Augusto Montenegro, próximo...

Destaque