Conecte-se conosco

Notícias

Comida requentada faz mal? Veja o que dizem os especialistas

Publicado

Uma pesquisa realizada pela MindMiners revelou que mais da metade dos brasileiros come comida requentada. Nos registros coletados, em 2021, apenas 41% tinha o hábito de cozinhar em casa diariamente. Os especialistas, porém, alertam sobre os perigos de manter esse tipo de consumo alimentar.
“Qualquer alimento que não for refrigerado e requentado adequadamente pode representar um risco à saúde. Quando esse processo é realizado de forma errada, pode não haver o aquecimento e tempo necessários para destruir algumas bactérias patogênicas que podem ter se desenvolvido no alimento”, alerta a nutricionista, doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos e professora do curso de Nutrição da Universidade Positivo (UP), Mariana Etchepare.E MAIS:Se uma mosca pousa nos alimentos, ainda é seguro comer?Requentar comida é seguro? Conheça os alimentos “perigosos”
Proteínas como carnes, aves, peixes e frutos do mar estão na lista dos alimentos cuja atenção deve ser redobrada, uma vez que, se reaquecidos de maneira inadequada, podem abrigar bactérias como salmonella, campylobacter, vibrio parahaemolyticus e vibrio vulnificus. 

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

Intoxicação alimentar
Como reaquecer de forma segura? A especialista defende que esses alimentos sejam aquecidos a altas temperaturas. Se isso não ocorrer, as chances de uma intoxicação alimentar são grandes. Principalmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.
Os sintomas comuns da intoxicação incluem náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal e febre. Eles geralmente desaparecem dentro de alguns dias, mas a intoxicação alimentar pode levar a complicações sérias, como desidratação grave, danos aos órgãos, distúrbios neurológicos e até mesmo a morte. 

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

Reaquecer com o micro-ondas
No mundo moderno, é comum que a grande maioria recorra ao micro-ondas para aquecer o alimento e sobre ele a nutricionista também pontua itens que devam ser levados em consideração ao utilizá-lo, como: garantir a temperatura interna adequada e a higienização do equipamento.
“Por isso, ao aquecer alimentos no micro-ondas, é essencial usar recipientes seguros, verificar a temperatura interna dos alimentos para garantir que estejam adequadamente aquecidos e seguir as orientações de segurança alimentar específicas para cada tipo de alimento”, ensina.LEIA TAMBÉM: Por que não devemos reaproveitar os potes de sorvete?

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Esportes1 mês atrás

“Muito mídia, pouco jogo”: Neymar retorna ao Santos, mas enfrenta desconfiança

O retorno de Neymar ao Santos, oficializado em janeiro de 2025, foi cercado de grande expectativa por parte da torcida...

Notícias1 mês atrás

Dia Internacional da Mulher: Celebrando Conquistas e Reafirmando Compromissos

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, prestamos homenagem a todas as mulheres que, com sua força,...

Notícias2 meses atrás

Erro de digitação da Liesa nas notas da Grande Rio gera polêmica no Carnaval 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou nesta quinta-feira (6) o mapa oficial das notas do Carnaval 2025,...

Notícias3 meses atrás

Belém celebra 409 anos com programação especial

A cidade de Belém completa 409 anos neste domingo (12), com uma programação repleta de atividades que vão desde celebrações...

Notícias4 meses atrás

Adolescente morre em Moju após ser atingido por disparo acidental de arma caseira

Um trágico incidente resultou na morte do adolescente Arthur Maia de Souza, de 14 anos, na zona rural de Moju,...

Entretenimento4 meses atrás

Justiça Mantém Suspensão de Show de Joelma em Santa Bárbara do Tugúrio

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou, nesta semana, o pedido da Prefeitura de Santa Bárbara do Tugúrio...

Segurança Pública4 meses atrás

Pará Avança em Segurança Pública: Conheça as Cidades Mais Seguras do Estado em 2024

O estado do Pará tem registrado avanços significativos em segurança pública, refletidos em recentes rankings nacionais. De acordo com o...

Destaque