Conecte-se conosco

Notícias

Cacique e fazendeiro são presos em ação da PF contra contra garimpo em Terra Indígena no Pará

Publicado

A Polícia Federal apreendeu, nesta terça-feira (30), três aeronaves e prendeu duas pessoas durante a operação Baú, na Terra Indígena do Baú. A ação é feita em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério Público Federal, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com objetivo de reprimir a extração ilegal de ouro. O alvo, segundo a PF, é desmobilizar garimpos ilegais e inutilizar balsas no rio Curuá, área do município de Altamira.

VEJA MAIS 

[[(standard.Article) PF faz operação contra extração ilegal de ouro e diamantes em terras indígenas da região Norte]]

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

[[(standard.Article) Operação Optimus: PF investiga fraudes na prefeitura de Altamira que podem chegar a R$ 5 milhões]]

[[(standard.Article) PF fecha três garimpos ilegais e resgata trabalhadores no sudeste do Pará]]

Em um dos mandados de busca e apreensão foi preso um cacique Kayapó, por posse ilegal de uma espingarda de calibre 12 e de uma pistola. No local também foi apreendido um cano de espingarda acoplado a uma mira telescópica. Em uma fazenda, local de outro mandado, o gerente do local também foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, um rifle de calibre 22.

Duas aeronaves foram apreendidas no Aeroporto de Novo Progresso, sudoeste do Estado; a outra foi na cidade de Poconé (MT). Mais de 50 servidores públicos participam da operação Baú, para cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão domiciliar – três deles contra indígenas. Além disso, é feita a apreensão de veículos e maquinários usados no crime.

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

A investigação da PF apura crimes de usurpação de patrimônio da União, extração de recursos minerais sem autorização legal e associação criminosa, que são objetos de inquérito policial na Delegacia de Polícia Federal em Altamira, sudoeste do Pará. Já foram ouvidos 56 garimpeiros atuantes na TI Baú, o que permitiu informações para deflagrar a atual operação.

Além de problemas ambientais e econômicos, a existência de garimpo ilegal na TI Baú gera conflitos não só entre Kayapós e garimpeiros, mas também entre os próprios indígenas, conforme informado pela polícia. Isso porque alguns deles foram cooptados a trabalhar em prol do garimpo, inclusive com função de liderança.

Em agosto de 2022, um grupo de cerca de 40 garimpeiros foi rendido e mantido sobre vigilância pelos indígenas da TI Baú, enquanto realizavam a extração ilegal de ouro no Garimpo Pista Nova. O clima de tensão gera, inclusive, risco de morte.

As investigações apontam que alguns indígenas são líderes nos garimpos ilegais, recebendo valores mensais para permitirem a atividade ilícita no interior da área protegida, embora a grande maioria dos Kayapós seja contrário às atividades ilegais nas terras indígenas.

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Fonte: Polícia – OLiberal.com 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias2 semanas atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação2 semanas atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias3 semanas atrás

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo3 semanas atrás

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios4 semanas atrás

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios4 semanas atrás

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde4 semanas atrás

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque