Conecte-se conosco

Notícias

Bioeconomia já beneficiou mais de 67 mil paraenses em um ano

Publicado

No sétimo dia de programação da COP28, o Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, ouviu demandas da sociedade civil organizada e apresentou o balanço do 1⁰ ano de aplicação do Plano de Bioeconomia do Estado, o PlanBio. A 28ª edição da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP28) teve início no último dia 30 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes, e segue com participação intensa da delegação do Estado do Pará.
Lançado em 2022, durante a realização da COP27, no Egito, o Plano Estadual de Bioeconomia fechou o primeiro ano de atuação impactando positivamente mais de 67 mil pessoas, chegando a 48% das 92 ações previstas já realizadas. Ao todo, 72 projetos ligados ao plano são executados e 38 mil pessoas já foram capacitadas. O balanço do impacto positivo já causado pelo plano foi apresentado durante o painel ‘Plano estadual de bioeconomia do Pará: 1 ano de avanços e caminhos percorridos’, realizado no Consórcio Amazônia Legal na COP 28, em Dubai.Conteúdo Relacionado:Jader Filho discute com autoridades do mundo plano de urbanização sustentávelCOP 28: lançada coalizão para o desenvolvimento sustentável das cidades amazônicasNa ocasião, Helder Barbalho ressaltou a importância de se fazer essa prestação de contas e de buscar avançar ainda mais na agenda da bioeconomia no Estado. “É muito importante que nós possamos avançar no amadurecimento de uma nova economia para o Estado, a bioeconomia. Ano passado lançamos, em Sharm El Sheik, há um ano atrás, o Plano Estadual de Bioeconomia, o primeiro plano brasileiro com o conceito, com os desafios e acima de tudo apontando essa estratégia de economia verde. Neste momento, estamos fazendo a apresentação do balanço, do envolvimento da sociedade, da quantidade de recursos, operações e oportunidades que puderam ser incrementados a partir dessa iniciativa”, considerou.
“Isso é fundamental. Valorizar a floresta, valorizar a biodiversidade e é isso que nós estamos apresentando, aqui, hoje lançando. Este balanço para que a sociedade possa conhecer os avanços. Mas ainda temos muita jornada, afinal, é algo muito novo. Precisa aquecer cada vez mais para que se consolide como uma nova vocação do Estado”. 

 
AGENDA
Seguindo com a agenda oficial da COP28, o Governador Helder Barbalho ainda participou, nesta quarta-feira (06), de um painel com o setor empresarial da indústria em que pode discutir a atuação do segmento empresarial para uma economia de baixo carbono, rumo à COP30. Em diálogo com a sociedade civil, o governador também recebeu representantes da juventude do Estado do Pará, que entregaram uma carta em que apresentam propostas e medidas voltadas para o estabelecimento de um caminho que leve ao desenvolvimento sustentável, mas que também seja inclusivo para a juventude, a partir da cooperação entre a sociedade civil e o Governo do Estado.
“A agenda do dia de hoje (ontem) no diálogo com a sociedade, com a juventude, com os povos indígenas e também com a produção industrial do Estado do Pará e a produção industrial do Brasil e a convocação de que empresários, aqueles que queiram investir na floresta, possam estar junto com a gente na construção de uma floresta cada vez mais forte com o oportunidades que gerem empregos verdes para que nós consigamos conciliar o desafio ambiental com o desafio social e o desafio econômico”.
PRÉ-COP
Durante o diálogo com a juventude, ocorrido na sala do Consórcio da Amazônia na COP28, o Governador do Pará anunciou que pretende realizar uma “pré-COP”, em 2024. A ideia é fazer um evento voltado à juventude e aos movimentos sociais para que se possa debater os temas relacionados ao meio ambiente um ano antes da COP 30.
Cofundadora e diretora executiva do Instituto Cojovem, Karla Braga comemorou o fato de ter conseguido entregar a carta da juventude ao governador do Estado. “A gente vem de um processo de dois anos de acúmulo de desenvolvimento de pesquisa, análise de políticas públicas e entendimento do cenário para a juventude na perspectiva climática no Estado do Pará e o que a gente percebeu é que a gente tem um estado de fragilidade. Então, em reunião com o governador a gente estava traçando planos e estratégias para que a gente possa virar essa maré a favor das juventudes, claro, em cooperação entre a sociedade civil e o governo do estado”, considera. “Falar de juventudes e falar de floresta de pé é, sobretudo, falar de cidades resilientes e sustentáveis, e de juventude de pé, que possam estar fortalecidas com suas políticas públicas e construindo um legado de verdade não só rumo à COP30, mas que possa deixar um legado para as próximas gerações”. (A repórter viajou a convite do Instituto Clima e Sociedade – ICS). 
  

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Esportes1 mês atrás

“Muito mídia, pouco jogo”: Neymar retorna ao Santos, mas enfrenta desconfiança

O retorno de Neymar ao Santos, oficializado em janeiro de 2025, foi cercado de grande expectativa por parte da torcida...

Notícias2 meses atrás

Dia Internacional da Mulher: Celebrando Conquistas e Reafirmando Compromissos

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, prestamos homenagem a todas as mulheres que, com sua força,...

Notícias2 meses atrás

Erro de digitação da Liesa nas notas da Grande Rio gera polêmica no Carnaval 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou nesta quinta-feira (6) o mapa oficial das notas do Carnaval 2025,...

Notícias3 meses atrás

Belém celebra 409 anos com programação especial

A cidade de Belém completa 409 anos neste domingo (12), com uma programação repleta de atividades que vão desde celebrações...

Notícias4 meses atrás

Adolescente morre em Moju após ser atingido por disparo acidental de arma caseira

Um trágico incidente resultou na morte do adolescente Arthur Maia de Souza, de 14 anos, na zona rural de Moju,...

Entretenimento4 meses atrás

Justiça Mantém Suspensão de Show de Joelma em Santa Bárbara do Tugúrio

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou, nesta semana, o pedido da Prefeitura de Santa Bárbara do Tugúrio...

Segurança Pública5 meses atrás

Pará Avança em Segurança Pública: Conheça as Cidades Mais Seguras do Estado em 2024

O estado do Pará tem registrado avanços significativos em segurança pública, refletidos em recentes rankings nacionais. De acordo com o...

Destaque