Conecte-se conosco

Notícias

Auto do Círio celebra vozes da Amazônia

Publicado

Nossa Senhora de Todas as Vozes da Amazônia” é o tema do Auto do Círio 2023, que completa 30 anos, e foi lançado na manhã deste domingo (3), no Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA), na Praça da República, com um pequeno cortejo pelo local.
“Em um momento em que devemos discutir sobre sustentabilidade e as questões climáticas, o Programa Auto do Círio quer fomentar, por meio da arte, o debate sobre mais respeito pelas populações que vivem na Amazônia, como forma de garantir a cultura como um direito humano fundamental. O futuro da Amazônia é o futuro do Brasil e do planeta”, falou a professora Inês Ribeiro, coordenadora do Auto do Círio 2023.
O lançamento aconteceu com a participação de grupos populares da cultura paraense, potencializando as expressões artísticas culturais tradicionais, no sentido da cultura paraense na sua divulgação. “A ideia é recuperar a proposta inicial do Auto do Círio, de forma atualizada: expressões da cultura popular paraense. Homenagear as origens, chamar atenção para as questões amazônicas: sociais, econômicas, políticas, ambientais e estéticos-culturais”, disse Inês, que também lembra que as inscrições já estão abertas para quem desejar participar do cortejo, e os ensaios iniciam no próximo dia 18 de setembro.
A proposta é integrar ainda mais os grupos de brega, carimbó, bois de máscara, pássaros juninos e cordões de bichos, assim como representações populares da Paixão de Cristo, como a do bairro de Canudos, e reuni-los em uma grande festa paraense que articule as intervenções artísticas durante o cortejo. Também com a participação dos devotos-artistas já envolvidos e os artistas da cultura popular, os professores artistas dos projetos de extensão das escolas de Teatro e Dança e de Música da UFPA, assim como os grupos de artistas de Belém, todos em defesa da cultura popular da Amazônia, pelas bênçãos de Nossa Senhora de Nazaré.
“A ideia é divulgar para a população paraense e para aqueles que vêm na época do Círio, a arte do Pará. Inclusive em um momento em que Belém está se preparando para sediar a COP-30. Descolonizar o olhar de que ‘só o que vem de fora é melhor’. Teremos muitas homenagens para nossa Nazinha”, declarou a coordenadora.
A base narrativa do tema deste ano está ancorada em três conceitos: o mundo amazônico, negritude e transformação. “Mundo amazônico com base no nosso poeta-professor Paes Loureiro (UFPA); a negritude com base na professora doutora. Zélia Amador de Deus (UFPA); e no conceito de transformação, baseado na tese da professora doutora Josebel Fares (UEPA). Ainda, na luta dos mártires da Amazônia pela terra: Irmã Dorothy, Chico Mendes, entre outros e outras”, contou a coordenadora.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Esportes4 semanas atrás

“Muito mídia, pouco jogo”: Neymar retorna ao Santos, mas enfrenta desconfiança

O retorno de Neymar ao Santos, oficializado em janeiro de 2025, foi cercado de grande expectativa por parte da torcida...

Notícias1 mês atrás

Dia Internacional da Mulher: Celebrando Conquistas e Reafirmando Compromissos

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, prestamos homenagem a todas as mulheres que, com sua força,...

Notícias1 mês atrás

Erro de digitação da Liesa nas notas da Grande Rio gera polêmica no Carnaval 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou nesta quinta-feira (6) o mapa oficial das notas do Carnaval 2025,...

Notícias3 meses atrás

Belém celebra 409 anos com programação especial

A cidade de Belém completa 409 anos neste domingo (12), com uma programação repleta de atividades que vão desde celebrações...

Notícias3 meses atrás

Adolescente morre em Moju após ser atingido por disparo acidental de arma caseira

Um trágico incidente resultou na morte do adolescente Arthur Maia de Souza, de 14 anos, na zona rural de Moju,...

Entretenimento4 meses atrás

Justiça Mantém Suspensão de Show de Joelma em Santa Bárbara do Tugúrio

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou, nesta semana, o pedido da Prefeitura de Santa Bárbara do Tugúrio...

Segurança Pública4 meses atrás

Pará Avança em Segurança Pública: Conheça as Cidades Mais Seguras do Estado em 2024

O estado do Pará tem registrado avanços significativos em segurança pública, refletidos em recentes rankings nacionais. De acordo com o...

Destaque