Notícias
Armadilha com garrafa pet descobre abelhas sem ferrão
Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) identificaram uma nova espécie de abelha-sem-ferrão, nomeada “Scaptotrigona hylaeana“. O animal foi descoberto após a equipe do Grupo de Pesquisas em Abelhas (GPA/Inpa) instalar armadilhas-isca próximas ao meliponário científico do Inpa, numa das quais as abelhas fizeram uma colmeia e ao serem verificadas, foi constatado que se tratava de uma nova espécie.
|
Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:
De acordo com a pesquisadora do Inpa e líder do GPA, Gislene Zilse, a espécie tem características morfológicas próprias, semelhantes às abelhas-sem-ferrão do grupo não-meliponas, caracterizadas por colmeias populosas, cuja entrada é feita de cerume maleável a partir de cera misturada com própolis. Essas abelhas tem menor tamanho e asas que ultrapassam o comprimento do abdome.Nova espécie de louva-a-deus é encontrada na Amazônia
Inicialmente, as armadilhas foram instaladas para testar se as abelhas eram atraídas pelo cheiro de extrato de geoprópolis. Ao verificar a isca, a equipe encontrou um enxame de abelhas com características diferentes das encontradas no Bosque do Inpa. Após análises taxonômicas, confirmou-se que era uma nova espécie.
|
Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:
As armadilhas são feitas com garrafas pet revestidas com jornal e colocadas dentro de sacos pretos para bloquear a luz solar. Dentro das garrafas e no orifício de entrada é pulverizado extrato de geoprópolis moída, proporcionando aderência para evitar que as abelhas escorreguem no pet de plástico, além de odorizar a armadilha para atrair as abelhas.Foz do Amazonas: Ibama reavalia pedido de Petrobras
No estado do Amazonas, podemos encontrar cerca de 120 espécies de abelhas-sem-ferrão, da tribo Meliponini. Entre as espécies criadas estão a uruçu-boca-de-renda ou jandaíra e a jupará, que são encontradas no Bosque da Ciência.
Um artigo sobre a descoberta, foi publicado no Two new species of Scaptotrigona Moure, 1942 from the Amazon forest (Hymenoptera: Apidae: Meliponini) que apresenta a descrição e os detalhes morfológicos acerca das espécies descobertas pelo Inpa.
Outra publicação realizada foi o artigo Efficiency of trap nests in attracting stingless bees in the central Brazilian Amazon que destaca o uso de ninhos-armadilha na atração de abelhas sem ferrão na Amazônia central brasileira.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias
-
Destaque9 meses atrás
Prefeitura de Belém instala Sala de Situação do Controle e Combate à Dengue
-
Destaque9 meses atrás
Hospital Regional em Marabá promove ações de conscientização sobre câncer de intestino
-
Saúde4 semanas atrás
Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde
-
Destaque8 meses atrás
Após 6 meses de guerra, Hamas pede desculpas aos palestinos
-
Destaque6 meses atrás
Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago
-
Destaque8 meses atrás
Ação sustentável no Hospital Regional em Marabá estimula o consumo consciente de papel
-
Cultura7 meses atrás
Barcarena promove Escuta Cultural para implementação da Política Nacional Aldir Blanc
-
Notícias7 meses atrás
Confissão de Suspeito Impulsiona Investigação e Pode Desmantelar Grupo Criminoso em Ananindeua