Conecte-se conosco

Notícias

App: Motorista pode cobrar taxa para uso do ar-condicionado?

Publicado

Passageiros têm reclamado no X, antigo Twitter, sobre a falta do uso do ar-condicionado em aplicativos de transporte de passageiro nas modalidades mais baratas.
Com uma nova onda de calor a partir desta quinta (14), o assunto entrou em alta após a advogada Karina Bruno se deparar com um informe durante uma viagem pelo aplicativo da Uber em que o motorista comunicava a cobrança de taxa extra para o uso do ar-condicionado por quilômetro rodado, sendo o mínimo de R$ 5.
Procuradas, Uber e 99 afirmam que o uso do aparelho deve ser combinado entre motorista e passageiro para que “a viagem ocorra confortavelmente para ambos”.
A cobrança extra pelo conforto térmico também ocorreu com produtor audiovisual Guilherme Ayres, que durante uma corrida de 35 minutos na Uber se deparou com o aviso informando haver uma taxa para o uso do ar-condicionado nas viagens mais baratas.
Na Uber, a escolha de preferência pela climatização do carro só está disponível a partir da categoria Comfort, que fornece opções de personalização da viagem. A opção Uber X, a mais acessível das condições, não possui opções de personalização.
Em nota, a Uber afirma que não existe obrigatoriedade nem proibição do uso do ar-condicionado por parte da empresa, independentemente da modalidade. A temperatura faz parte das preferências de viagem que podem ser combinadas mutuamente entre o motorista parceiro e o usuário, diz a plataforma.
A 99 diz que o bom senso e o respeito são fundamentais durante as viagens pelo aplicativo, e há incentivo para que passageiros e motoristas avaliem suas corridas, registrando eventuais ocorrências que não sigam o Guia da Comunidade 99.
A Uber diz ainda que as cobranças adicionais realizadas fora da plataforma não devem ser aceitas por usuários, por violar o código da comunidade da empresa, e podem levar à desativação da conta do motorista envolvido.
A empresa também nega que orienta qualquer proibição de uso de ar-condicionado em viagens de qualquer modalidade e que o ar-condicionado é um dos requisitos para o cadastro de automóveis na plataforma.
O motorista ou passageiro pode cancelar a viagem e reportar a situação caso não se sinta confortável.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Esportes1 mês atrás

“Muito mídia, pouco jogo”: Neymar retorna ao Santos, mas enfrenta desconfiança

O retorno de Neymar ao Santos, oficializado em janeiro de 2025, foi cercado de grande expectativa por parte da torcida...

Notícias2 meses atrás

Dia Internacional da Mulher: Celebrando Conquistas e Reafirmando Compromissos

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, prestamos homenagem a todas as mulheres que, com sua força,...

Notícias2 meses atrás

Erro de digitação da Liesa nas notas da Grande Rio gera polêmica no Carnaval 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou nesta quinta-feira (6) o mapa oficial das notas do Carnaval 2025,...

Notícias3 meses atrás

Belém celebra 409 anos com programação especial

A cidade de Belém completa 409 anos neste domingo (12), com uma programação repleta de atividades que vão desde celebrações...

Notícias4 meses atrás

Adolescente morre em Moju após ser atingido por disparo acidental de arma caseira

Um trágico incidente resultou na morte do adolescente Arthur Maia de Souza, de 14 anos, na zona rural de Moju,...

Entretenimento4 meses atrás

Justiça Mantém Suspensão de Show de Joelma em Santa Bárbara do Tugúrio

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou, nesta semana, o pedido da Prefeitura de Santa Bárbara do Tugúrio...

Segurança Pública5 meses atrás

Pará Avança em Segurança Pública: Conheça as Cidades Mais Seguras do Estado em 2024

O estado do Pará tem registrado avanços significativos em segurança pública, refletidos em recentes rankings nacionais. De acordo com o...

Destaque