Conecte-se conosco

Notícias

Aluna cega é inspiração de paraense em título internacional

Publicado

O paraense Netto Barros, de 26 anos, tornou-se campeão sul-americano de jiu-jitsu 2023 na categoria adulto – meio pesado – até 88.300 KG. A disputa aconteceu no último domingo (2), no Ginásio Abacatão, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, e teve a organização da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) em parceria com a Federação Paraense de Jiu-Jitsu Internacional (FPJJI)
Professor de educação física e morador do bairro da Marambaia, na capital paraense, o jovem é atleta da Academia Cícero Costha, em Belém, e teve como mentor o mestre Elton Ataíde, o Boca. Netto venceu Simão Oliveira Quintela por pontos. Ele bateu um papo com o DOL e destacou alguns pontos importantes da trajetória e do jiu-jitsu.Confira a entrevista:
– Qual foi o momento mais desafiador durante o campeonato e como você o superou?
“A grande final foi o momento mais desafiador. Mas precisamente os últimos 24 segundos. Eu estava vencendo a luta 3×0. O combate dura 5 minutos ou se algum dos atletas for finalizador e bater pra desistir a luta também encerra. Nos últimos 24 segundos eu estava dominando meu adversário e fui tentar aumentar minha pontuação e no movimento ele pegou meu braço direito no golpe chamado de “Armlock”. Neste momento olhei para o relógio é só restavam 24 segundos para acabar a luta,  o meu Mestre Elton Ataíde, também conhecido com Boca e todos que estavam na torcida começaram a gritar “não bate! não bate!” logo em seguida contaram o tempo de forma regressiva isso me motivou pra não ceder e não bater pois eu estava vencendo a luta por pontos e era só esperar o juiz encerrar. Nesses 24 segundos passou na minha cabeça todo processo de preparação e renúncias para chegar até aquele momento, o fator psicólogo foi fundamental”.

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 – Quais foram suas principais fontes de inspiração e motivação durante a sua jornada no jiu-jitsu?
“Eu sou professor de educação física e atuo como personal. Eu tinha uma aluna, que atualmente mora em São Paulo. Ela se chama Lorena Oliveira e é uma atleta de Judô e Jiu-jítsu. A Lorena possuí deficiência visual. Durante as sessões de treinamento eu conversava muito com ela sobre a vivência dela no jiu-jítsu e ela me contava o quanto o esporte mudou a vida dela. Eu comentei que tinha vontade de fazer. Até que um dia ela me deu um quimono de presente e foi fator determinante para que eu pudesse iniciar”.

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 – Quais são seus planos e objetivos futuros no jiu-jitsu? Há algum título específico que você almeja conquistar?
“Meus planos futuros com jiu-jítsu é poder chegar em uma faixa que possa ministrar aula e repassar todo conhecimento e experiência adquirida ao longo da jornada que estou trilhando, para crianças, jovens e adultos, podendo deste modo dar continuidade no legado dos meus professores e mestres que hoje têm esse papel importantíssimo de transformação social. Falando de título, sem dúvidas minha maior meta é um dia ser campeão mundial na minha categoria”.
– Quais são os principais benefícios que o jiu-jitsu trouxe para a sua vida além do sucesso competitivo?
“O Jiu-Jitsu me ensinou a ter mais disciplina, respeito, senso de humanidade e a humildade. Muitos valores são aplicados nos treinamentos, como ter resiliência, saber pensar sob pressão e ter a capacidade de se superar diversas adversidades”.
– Que conselhos você daria para iniciantes que desejam se tornar campeões de jiu-jitsu?
“As pessoas que estão iniciando no mundo do jiu-jitsu devem ter a ciência que sua vida nunca mais será a mesma. A arte ‘suave' tem o poder de mudar a vida de muitas pessoas, além de proporcionar saúde, longevidade, interação com outros alunos, novas amizades, fundamental para socialização. Sem contar que existem aqueles que tratam o esporte como profissão e fazem dele sua vida profissional. Não é uma jornada fácil, você precisará ter muita força de vontade para ter continuidade e suportar o processo. Porém, já adianto que os benefícios são gratificantes demais. Vale todo esforço e por fim recomendo que, se for possível, todos devem fazer a musculação paralela ao jiu-jítsu. Esse é um fator determinante para melhorar a performance para competir em alto nível nos campeonatos”.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Pará1 mês ago

Milhares de Fiéis Participam da Marcha Para Jesus em Ananindeua

Neste sábado (24), a cidade de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, foi palco da Marcha Para Jesus, considerada o...

Esportes2 meses ago

Motocross, Música e Emoção: O Julho Memorável de Portel no Marajó

Portel, no Marajó, viveu um julho inesquecível com uma programação cultural e esportiva intensa, atraindo milhares de pessoas. O ponto...

Notícias4 meses ago

Hospital Regional de Marabá Oferece Atendimento Especializado para Gestantes de Alto Risco

Deiglaine Gomes Vieira, de 28 anos, residente em Nova Ipixuna, está grávida de oito meses e, devido à hipertensão e...

Destaque4 meses ago

Governo do Pará Declara Utilidade Pública para Desapropriação em Belém

O Governo do Estado do Pará anunciou a declaração de utilidade pública para fins de desapropriação de imóveis localizados na...

Destaque4 meses ago

Governador do Pará e Líderes Judiciais Firmam Acordo para Combater Violência contra Mulheres no Marajó

Em uma sessão histórica realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o governador do Pará, Helder Barbalho, uniu forças com...

Destaque4 meses ago

Pará Registra Queda de 29% nos Alertas de Desmatamento em Maio e Obtém Maior Redução da Amazônia Legal

O estado do Pará continua a avançar de maneira significativa na luta contra o desmatamento. Em maio de 2024, o...

Destaque4 meses ago

Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago

Na noite da última terça-feira, 14, a polícia prendeu uma dupla de assaltantes no início da avenida Augusto Montenegro, próximo...

Destaque