Conecte-se conosco

Esportes

Copa na madrugada: veja dicas de como acompanhar o Mundial Feminino sem prejuízo às horas de sono

Publicado

A Oceania, continente que vai receber a Copa do Mundo Feminina a partir desta quinta-feira (20), está cerca de 13 horas à frente do horário de Brasília. Isso significa que as partidas do Mundial vão ocorrer nas noites, madrugadas e manhãs do Brasil. Ficar acordado para assistir o maior evento do futebol para mulheres pode ser um desafio para quem gosta de esporte, mas que pode ser superado com a orientação certa.

Para ajudar quem vai “madrugar” acompanhando o Brasil na Copa, assim como outras das maiores seleções do mundo, o Núcleo de Esportes de O Liberal conversou com a médica Maria Claudia Oliveira, especialista em Medicina do Sono, que deu dicas para os fãs do esporte. Segundo ela, é possível conciliar o sono com a Copa, mas devem ser tomados alguns cuidados.

Maria Cláudia Oliveira vice-presidente da Associação Brasileira do Sono Regional Pará aponta os principais problemas relacionados ao sono. (Cristino Martins / O Liberal)

Quero ver um jogo pontual pela madrugada, o que fazer?

Segundo a especialista, o grande truque para não prejudicar a saúde nesses casos é desregular o ciclo de sono o mínimo possível. Ela recomenda que o torcedor acorde minutos antes da partida e, após o jogo, tente manter a rotina de atividades normais. Ela explica que, tomando essa medida, o corpo voltará ao ritmo normal no dia seguinte.

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
Inglaterra, uma das favoritas ao título, vai estrear na Copa de madrugada (ADRIAN DENNIS/AFP)

“Eu sugiro que, no dia seguinte, o torcedor mantenha os horários normais das atividades. Vale também dar algumas dicas, como evitar telas à noite, não abusar da cafeína e, se houver a oportunidade, fazer uma atividade aeróbica leve, como meia hora de bicicleta ou caminhada. Também é recomendado um cochilo durante a tarde, mas que não deve passar de 40 minutos. À noite a pessoa deve dormir no horário habitual, para não quebrar o ritmo do corpo”, explicou.

Como acordar cedo para ver os jogos do Brasil?

A Seleção Brasileira teve uma tabela mais “fácil” para quem mora no Brasil. Ao contrário de outras seleções, a Canarinha jogará por volta das 7h (horário de Brasília) na primeira fase da competição. Perguntada sobre dicas para quem quer acordar mais cedo e acompanhar a Seleção, a especialista disse que o ideal seria a realização de uma preparação com dias de antecedência.

Brasil estreia pela manhã, contra o Panamá (Sam Robles / CBF)

“O ideal é que você vá, nas noites anteriores, antecipando o seu horário de dormir, em cerca de 20 ou 30 minutos, e acordando mais cedo. Assim você vai adaptando seu relógio biológico para dormir mais cedo e acordar mais cedo. Quando tentamos antecipar isso de forma abrupta você deita na cama e não consegue dormir. Essa é a condição ideal pra que você possa acordar mais cedo e desempenhar suas atividades de forma adequada”, disse.

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Fãs estão ansiosos com o início do torneio

Com a proximidade do torneio, vários fãs de futebol já estão reprogramando suas rotinas para acompanhar o Brasil nos jogos do Mundial. Quem está apreensiva para o início da Copa é a jovem Paula Silva, de 17 anos. Ela, que também é jogadora de futebol, disse que vai se esforçar para acordar mais cedo e acompanhar as comandadas da técnica Pia Sundhage.

[instagram=CrrlZAFNu-B]

“Irei fazer esforço para acompanhar todos os jogos. Eu gosto muito de acompanhar o futebol feminino. Sei que será muito difícil acompanhar as partidas sem bater o sono, mas vou fazer um esforço. A saída vai ser dormir mais cedo, pra acordar cedo e acompanhar as meninas”, contou.

Assim como as jogadoras do Brasil, Paula também disputará um Mundial este ano. Neste mês, ela e outras meninas de um colégio particular de Belém, viajam para Marrocos onde vão representar o Brasil na Copa do Mundo escolar de futebol feminino. As expectativas da jovem para o torneio são boas, assim como as da Seleção na Oceania.

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

[instagram=CuklHq2p3q0]

“As minhas expectativas são grandes. Venho treinando e me esforçando para que eu possa ajudar a minha equipe, representar bem o Brasil e, quem sabe, trazer uma medalha para casa. Com as meninas da Seleção, a minha expectativa também é grande. Espero uma boa campanha do Brasil, pois temos um ótimo time feminino e temos tudo para conseguir um bom resultado na Copa do Mundo”, disse.

Fonte: Esporte – OLiberal.com 

Deixe seu comentário
Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias2 semanas atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação3 semanas atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias3 semanas atrás

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo3 semanas atrás

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios4 semanas atrás

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios4 semanas atrás

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde4 semanas atrás

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque