Conecte-se conosco

Notícias

Cidades firma convênio com a Universidade de Lisboa

Publicado

O Ministério das Cidades firmou, nesta segunda-feira (26), Convênio de Colaboração com o Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICJP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. O instrumento tem como objetivo  estabelecer a cooperação técnico-científica e cultural e o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, visando formação, aperfeiçoamento e  especialização técnica de servidores e colaboradores, bem como o desenvolvimento institucional. Presente na capital portuguesa para uma série de compromissos, o ministro das Cidades, Jader Filho, comentou o que considerou um avanço na área jurídica para as duas instituições:
“Esse convênio permite que tenhamos a melhores práticas jurídicas no Ministério das Cidades”, afirmou o ministro Jader Filho ao destacar os avanços que são esperados a partir da assinatura do acordo.Jader Filho destaca o desenvolvimento na Amazônia em reuniãoO ministro Jader Filho também teve encontros bilaterais com representantes do governo português. Esteve com Duarte Cordeiro, titular do Ministério de Ambiente e Ação Climática de Portugal, com o qual o Ministério das Cidades possui acordo de cooperação. Ambos discutiram uma ampla pauta que incluiu mobilidade urbana, saneamento ambiental e o tratamento de resíduos sólidos. Futuramente haverá uma nova agenda entre os dois países,  no Brasil, para a busca de soluções no tratamento de resíduos e de esgoto no Brasil.
Foram apresentadas iniciativas para reduzir a emissão de CO² por meio do incentivo à renovação da frota de ônibus públicos, no transporte dos centros urbanos e rodoviários e na aquisição de carros elétricos pela população, com redução de 1 a 2 porcento no custo do veículo.Na área de saneamento e resíduos sólidos, as experiências de universalização do serviço de água e esgoto e iniciativas para melhoras a gestão de resíduos foram destaque.
“Tivemos uma reunião muito produtiva com o ministro Duarte e vamos continuar trabalhando juntos”, disse.
O ministro Jader afirmou ainda que o secretário de Saneamento do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani, vai continuar participando de agendas no tema de saneamento para conhecer as experiências de Portugal e como elas podem contribuir para melhorar o saneamento nas cidades brasileiras. O ministro Cordeiro salientou a liderança brasileira no combate às mudanças climáticas e na agenda pró-clima no cenário internacional e garantiu que o país vai dar todo o apoio aos esforços do Brasil em sediar a COP 30.
O ministro das cidades, Jader Filho, encontrou-se ainda com o ministro português da Economia e do Mar, António Costa Silva. Os dois debateram  questões climáticas e trocaram  experiências em estratégias para Cidades Inteligentes e digitalização da economia. O ministro português foi convidado a participar, em 2025, da COP 30, que acontece na cidadecde Belém (PA).
 “Essa experiência vai nos servir para desenharmos novas oportunidades de intercâmbio e traçar novos caminhos para a cooperação no futuro”, destacou.
Em sua agenda de reuniões, o ministro das Cidades ainda se encontrou com a ministra de Habitação de Portugal, Marina Gonçalves, para conhecer as políticas públicas portuguesas para a habitação, com foco nas práticas de Retrofit, e apresentar o programa Minha Casa, Minha Vida.
“Hoje foi um dia muito produtivo,” destacou o ministro. “Nos reunimos com diversos ministro e estamos trocando experiências para que o Ministério das Cidades possa melhorar cada vez mais ao levar as políticas públicas ao povo brasileiro, como determinou nosso presidente.”
Mais cedo, o ministro das Cidades participou da abertura do XI Fórum Jurídico de Lisboa, onde participa na quarta-feira (28) de um painel com o tema “Desenvolvimento e Responsabilidade Socioambiental na Economia Globalizada”.
A comitiva do ministério das Cidades também inclui os secretários de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani, e de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Roberto Queiroz Tomé Junior.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias2 semanas atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação3 semanas atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias3 semanas atrás

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo3 semanas atrás

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios1 mês atrás

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios1 mês atrás

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde1 mês atrás

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque