Conecte-se conosco

Educação

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Publicado

Reprodução

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação e segurança para crianças e adolescentes, resultado de esforços conjuntos com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) através do Selo Unicef. Essa certificação, voltada para o fortalecimento de políticas públicas nas regiões mais vulneráveis do país, é concedida a cidades que alcançam metas estabelecidas em prol da infância e adolescência.

Entre as principais conquistas dos municípios participantes, destacam-se o aumento da matrícula escolar, investimentos na saúde física e mental de crianças e adolescentes, e melhorias no acesso a água potável e à promoção de hábitos de higiene. A iniciativa também avaliou os esforços municipais para a proteção infantil, especialmente no combate à violência, e para a assistência social de famílias vulneráveis, incluindo populações de povos e comunidades tradicionais.

Mário Volpi, coordenador nacional do Selo Unicef, enfatiza a importância do compromisso dos municípios com a prevenção da violência e a manutenção de políticas públicas voltadas para a juventude. “Ao aderir ao Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade”, ressalta Volpi, destacando o papel essencial dessas ações para transformar as condições de vida nas comunidades locais.

Os resultados refletem avanços superiores à média nacional em diferentes indicadores. Por exemplo, as coberturas de vacinação de vacinas como a Tríplice Viral cresceram significativamente entre os municípios participantes. De 2020 a 2023, a cobertura nacional da vacina aumentou em 2,6%, enquanto nas cidades certificadas pelo Selo Unicef, o crescimento foi de quase 18%. Na educação, o índice de abandono escolar teve queda mais acentuada entre esses municípios. De 2019 a 2023, a evasão escolar no Brasil caiu 38%, enquanto nos municípios certificados, a redução foi de 47%.

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Esses dados indicam um progresso concreto e sustentável na qualidade de vida e na proteção dos direitos de crianças e adolescentes em áreas historicamente carentes. O impacto do Selo Unicef nas políticas públicas locais exemplifica como iniciativas colaborativas podem reduzir desigualdades e promover o desenvolvimento social.

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias3 semanas atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação4 semanas atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias4 semanas atrás

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo1 mês atrás

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios1 mês atrás

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios1 mês atrás

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde1 mês atrás

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque