Conecte-se conosco

Notícias

Joelho de porco defumado pode ser opção para ceia de Natal

Publicado

O Natal é uma das datas mais deliciosas do ano devido aos diversos pratos tradicionais, entre eles o bacalhau e o Peru. No entanto, em Belém, o restaurante Engenho Dedé aposta em um prato diferenciado que faz sucesso no estabelecimento e, também, todos os anos, é muito pedido pelos clientes para as ceias de Natal e Ano Novo: o joelho de porco. A receita foi criada há mais de 20 anos pelo chef Dedé Parente, proprietário do local e vencedor do prêmio Dólmã, reconhecimento máximo da gastronomia brasileira. 
De acordo com Mateus Ribeiro, gerente do Engenho, o prato é um carro-chefe do estabelecimento, podendo ser consumido no local durante todo o ano. Porém, em dezembro, as vendas do joelho de porco chegam a triplicar por conta das festas de final do ano, o que mostra que a receita faz parte da tradição de muitas famílias em Belém. 
“Em Belém, somos uma das poucas casas, senão a única, especializada em joelho de porco. Então, os clientes nos enxergam como referência na receita. Como ele é um prato farto, que serve tranquilamente 4 pessoas, muitas famílias encomendam com antecedência o joelho já pensando no preparo  para a ceia das festas de final de ano”, comenta Mateus.
Vale destacar que o cliente pode comprar o joelho como prato para degustar no restaurante ou até mesmo comprar a peça inteira pra fazer em casa. Além disso, nessa época do ano, o restaurante aceita encomendas para as ceias e faz o preparo no próprio estabelecimento para que o cliente retire já pronto tanto no dia 24 quanto no dia 31 de dezembro.
“Sabemos que muitas famílias não têm tempo de preparar todos os pratos no dia do Natal ou Ano Novo por conta da correria das datas, então pensamos nesse método para facilitar a vida do cliente e entregar o joelho já pronto pra ser servido”, afirma Mateus.
A receita
A receita do joelho de porco do Engenho Dedé é simples. O restaurante vende a peça inteira e defumada. Para preparar é necessário levar ao forno por 2 horas a 180ºC, e, para finalizar, é necessário fritar até chegar ao ponto de pururucar. E pronto, o prato pode ser servido com os acompanhamentos.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Esportes1 mês atrás

“Muito mídia, pouco jogo”: Neymar retorna ao Santos, mas enfrenta desconfiança

O retorno de Neymar ao Santos, oficializado em janeiro de 2025, foi cercado de grande expectativa por parte da torcida...

Notícias2 meses atrás

Dia Internacional da Mulher: Celebrando Conquistas e Reafirmando Compromissos

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, prestamos homenagem a todas as mulheres que, com sua força,...

Notícias2 meses atrás

Erro de digitação da Liesa nas notas da Grande Rio gera polêmica no Carnaval 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou nesta quinta-feira (6) o mapa oficial das notas do Carnaval 2025,...

Notícias3 meses atrás

Belém celebra 409 anos com programação especial

A cidade de Belém completa 409 anos neste domingo (12), com uma programação repleta de atividades que vão desde celebrações...

Notícias4 meses atrás

Adolescente morre em Moju após ser atingido por disparo acidental de arma caseira

Um trágico incidente resultou na morte do adolescente Arthur Maia de Souza, de 14 anos, na zona rural de Moju,...

Entretenimento4 meses atrás

Justiça Mantém Suspensão de Show de Joelma em Santa Bárbara do Tugúrio

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou, nesta semana, o pedido da Prefeitura de Santa Bárbara do Tugúrio...

Segurança Pública5 meses atrás

Pará Avança em Segurança Pública: Conheça as Cidades Mais Seguras do Estado em 2024

O estado do Pará tem registrado avanços significativos em segurança pública, refletidos em recentes rankings nacionais. De acordo com o...

Destaque